Como voltar a correr depois de um tempo parado?

Em tempos de pandemia muitos não voltaram a correr, talvez pelo receio de sair na rua ou por não conseguir ter aquela motivação necessária para sair do sofá e dar o play.

Em tempos de pandemia muitos não voltaram a correr, talvez pelo receio de sair na rua ou por não conseguir ter aquela motivação necessária para sair do sofá e dar o play.

Entendo que há diversos motivos, como por exemplo, a rotina de trabalho que foi intensificada durante a pandemia e acaba sendo um dos responsáveis pelo afastamento dos treinos.

Algumas perguntas ficam na cabeça, como por exemplo: Vou perder todo o meu condicionamento? Será que vou me lesionar? Quais cuidados preciso tomar? Bom, é isso que vamos esclarecer aqui.

Quando você simplesmente interrompe completamente os treinos, o seu sistema fisiológico começa a sofrer alguns ajustes. Esses ajustes são decorrentes do DESTREINAMENTO, que são adaptações cardiovasculares e metabólicas, provocando um enorme prejuízo para o desempenho. 

O que acontece dentro do seu corpo quando você para de treinar?

Em média, cerca de quatro a cinco semanas, o atleta sente as severas perdas de resistência muscular (devido à perda de massa muscular) e cardiorrespiratória (com a redução do VO2max), reduzindo a capacidade de sustentar um exercício por um tempo mais prolongado.

É claro que isso varia de pessoa para pessoa, pois o histórico de atividade física vai favorecer quem treina intenso e há mais tempo.

Se esse for o seu caso, há uma luz no fim do túnel e você poderá se beneficiar pela famosa “memória muscular”.

Explico melhor!

Na memória muscular, as pessoas que treinaram e estão sedentárias, conseguem ganhar músculos mais rápido em relação às pessoas que nunca treinaram. E claro, isso impacta diretamente no treinamento de corrida.

Ou seja, invista hoje e treine de forma constante, que lá na frente as perdas por uma inevitável parada nos treinos, serão bem menores!

E agora vou falar com você que parou por algum motivo, mas pensa em retomar com cuidado.

É de extrema importância a aplicação do exercício de fortalecimento como um dos fatores principais para a retomada de atividades e para evitar o que todo corredor teme: LESÃO.

Após um período de interrupção, podendo ser os exemplos citados no início do texto ou até mesmo por lesão, algumas estruturas do corpo como tendões, ligamentos e cartilagens, também sofrem com essa parada e se enfraquecem.

Para você ter ideia, o impacto que o seu corpo recebe na corrida pode chegar a três vezes o peso do seu corpo. Se você não focar em fortalecer essas estruturas, há grandes chances de sofrer uma lesão.

Outra dica importante: faça trabalhos de coordenação motora. Isso vai ajudar a melhorar a biomecânica da sua corrida, melhorando o gesto motor e favorecendo num melhor desempenho.

A última dica, é sobre aspectos emocionais, que vale para atletas amadores ou profissionais.

É muito comum o desânimo em lembrar dos bons tempos e pensar “nossa, eu conseguia correr 10km num pace espetacular”. Isso é normal, mas nesse momento não vai te ajudar.

Vou deixar cinco passos que vão te ajudar:

  1. Volte aos poucos e coloque pequenas metas.
  2. Não se cobre tanto ao que você era no passado. 
  3. Faça uma corrida curta e não se preocupe com o pace.
  4. Faça os treinos serem prazerosos.
  5. Tenha constância nos treinos.

Ao seguir esses passos, visualize-se numa prova se superando e alcançando os resultados pelo qual se planejou. Traga para consciência as emoções de viver esse momento, os motivos que não te deixaram desistir e não até ele se tornar real.

“Traga somente a memória o que pode te dar esperança!”

Espero que esse texto seja um incentivo para você resgatar sua energia, força e foco seja para intensificar seus treinos ou retomar com saúde e entusiasmo, sempre acreditando em você!

Não esqueça de celebrar suas conquistas! Toda maratona de mil metros começa com os primeiros passos. Construa hoje seus resultados de amanhã! 

Até a próxima.

Rafael Alves