4 PASSOS PARA AUMENTAR DISTÂNCIAS NA CORRIDA

Quer aumentar o volume de treinos sem perder desempenho? Confira os 4 passos que o treinador Ojanio dos Santos passou para evoluir nas distâncias!

Quer aumentar o volume de treinos sem perder desempenho? Confira os 4 passos que o treinador Ojanio dos Santos passou para evoluir nas distâncias!

Muitos atletas, no caminho pelos seus objetivos, passam pela fase de aumentar volume de treinos que, geralmente, se dá no momento em que o atleta já supera com facilidade seu maior percurso e quer então passar para a próxima fase de sua evolução.

As perguntas mais frequentes são: vou perder desempenho aumentando o volume? será que consigo aumentar distâncias sem baixar o Pace? Será que vou me lesionar ou sobrecarregar demais meu corpo?

Inspirados nessa fase de treinos e, com a motivação de sanar essas dúvidas que ficam perambulando por nossa cabeça, criamos um conteúdo com dicas técnicas, de profissional especializado da área, para te ajudar a superar mais uma fase em busca de seu objetivo.

Acompanhe abaixo as dicas do Ojanio dos Santos, atleta e educador físico especializado em corrida, para te ajudar a aumentar o volume de treinos:

  1. Diminuir intensidade temporariamente.
    Em toda fase de ganho de volume de treinos, é necessário diminuir a intensidade, o que significa baixar o Pace, por tempo determinado de acordo com sua necessidade.
  2. Aumentar distâncias gradativamente para ganhar resistência.
    Ao passo que a intensidade diminuir, o volume em distância aumentará, essa estratégia lhe dará mais condicionamento para efetivamente aguentar o novo percurso.
  3. Descanso de um dia entre treinos de corrida.
    Na fase de aumento de volume de treinos, o descanso é EXTREMAMENTE importante para o cumprimento da planilha e a prevenção de lesões ou mal estar.
  4. Aumentar a velocidade com treinos de tiro.
    Uma vez que o atleta consegue correr o volume desejado, é hora de aumentar a velocidade para ganhar mais ritmo. Nesse momento adicionamos treinos de tiro que podem variar de acordo com a resistência de cada atleta.

Esperamos que estas dicas tenham te ajudado, porém é importante lembrar que as dicas não substituem orientação e acompanhamento profissional!

Adriana Marquez
Marketing \ Corre Brasil

Curadoria:
Ojanio Santos
Treinador de corrida