Livros que inspiram na caminhada e na vida

Apresentamos alguns livros que com certeza vão inspirar sua jornada nas corridas e no esporte.


Correr – o exercício, a cidade e o desafio da maratona
Drauzio Varella | Companhia das Letras
Autor de diversos livros, entre eles “Estação Carandiru”, Drauzio conta nessa obra como e por que passou a investir na corrida há mais de 20 anos. Também conta como o esporte lhe dá o equilíbrio necessário na vida. ‘Correr’ ainda traz um panorama da história das corridas desde a Grécia Antiga e como foi para o médico superar o desafio de sua primeira maratona.


Quebrando os Limites
Carol Barcellos | Editora Planeta
O livro mostra os bastidores das conquistas esportivas da jornalista Carol Barcellos.  Determinada, ela pega pesado na corrida e na musculação para encarar provas no deserto, na floresta amazônica, no gelo, além de escalar árvores de mais de 100m de altura ou mergulhar em cavernas secretas na China. “Há sofrimento, dedicação e determinação no livro, mostrando que não há caminho fácil. Apesar de todas as minhas tarefas, tento sempre superar o medo e ultrapassar os meus limites”, disse Carol à Runner’s World na época do lançamento.


Do Que Eu Falo Quando Eu Falo de Corrida
Haruki Murakami | Alfaguara
A corrida entrou na vida de Haruki Murakami ao mesmo tempo em que o japonês decidiu se dedicar à escrita em 1982. Um ano depois, ele já correu o trajeto entre Atenas e a cidade de Maratona, na Grécia, e o esporte não saiu mais de seu caminho. No livro, o maratonista e triatleta reflete sobre a influência que o esporte teve em sua vida e, sobretudo, em seu texto.


Operação Portuga – cinco homens e um recorde a ser batido
Sérgio Xavier Filho | Arquipélago Editorial
“Este não é um livro sobre corrida, embora se passe entre treinos e competições. É sobre gente”, diz a descrição de ‘Operação Portuga’. A obra escrita pelo jornalista e maratonista Sérgio Xavier Filho conta a trajetória de Marcelo Apovian (o Lelo), José Augusto Urquiza (o Guto) e Tomás Awad – e depois Felipe Wright – para tentar bater a marca de 2h43min50 de Amílcar Lopes Jr., o Portuga, na Maratona de Chicago. Para quem busca motivação, esse livro é pedida certa.


Nascido Para Correr
Christopher McDougall | Globo Livros
McDougall, fã de corridas ao ar livre, sofria com constantes problemas ao se exercitar. Quando procurou um grande especialista, ouviu o diagnóstico definitivo: “O corpo humano não foi projetado para esse tipo de exagero”. Por isso que o jornalista decidiu investigar e contar a história dos índios Tarahumara, que vivem na região de encostas e cânions da fronteira mexicana com os Estados Unidos. Eles são os melhores corredores do mundo. Correm normalmente sem sapatos ou com uma sandália rústica nos piores terrenos e condições.


Fórmula de Corrida de Daniels (ebook)
Jack Daniels | Artmed
O livro é uma oportunidade para conhecer mais sobre a base da corrida e a fórmula do conhecido treinador de corrida Jack Daniels, que busca tornar o corredor mais rápido e forte. Cada programa – para competições ou recuperação do condicionamento – incorpora a combinação certa de treinamento, ajudando no desenvolvimento de resistência, força e velocidade. Além disso, o treinamento pode ser customizado para seu nível de condicionamento e para o número de semanas que você tem disponível para treinar.


Vidas Corridas – o que grandes executivos viveram em suas maratonas
Sérgio Xavier Filho | Edições de Janeiro
Mais um livro do jornalista e corredor Sérgio Xavier Filho. O que alguns dos grandes executivos brasileiros têm em comum? A corrida. Justamente por isso, no livro, Sérgio conta a história de nove profissionais bem-sucedidos que decidiram buscar na maratona lições importantes.


Forrest Gump
Winston Groom
‘Forrest Gump’ foi publicado pela primeira vez em 1986 e apresenta a história original de Forrest, o inocente e sincero protagonista que sempre tenta fazer o que é certo e acaba se envolvendo em diversas aventuras. Foi da obra de Winston Groom que saíram as principais situações em que o personagem (que encontra na corrida uma paixão e uma fuga) enfrenta no filme de mesmo nome: da sua dificuldade com as palavras até a viagem à China comunista.


Invencível
Laura Hillenbrand | Editora Objetiva
O livro narra a história real do tenente Louie Zamperini, sobrevivente de uma queda de avião na Segunda Guerra Mundial. Durante a infância, Zamperini foi uma criança difícil e rebelde e foi a corrida que o ajudou a superar isso. Seu talento o levou aos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. Entretanto, a guerra atrapalhou seus planos. A história ainda virou filme em 2014.


Correr ou Morrer
Kilian Jornet | Lua de Papel
Inspirador, o livro é quase que um diário de Kilian Jornet. Antes dos 20 anos, ele se tornou campeão mundial de corrida de montanha. Então, nascia no universo da alta performance, um fora de série. O atleta catalão subiu e desceu o Kilimanjaro mais rapidamente do que qualquer outro ser humano. Além disso, pulverizou recordes em diversas provas, do Ultra-Trail de Mont-Blanc (163 quilômetros de corrida de altitude), à Transpirenaica.


BOA LEITURA!