Giovani dos Santos vence etapa BH do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA

Na prova feminina, a queniana Delvine Relin Meringor levou a melhor.

O Brasil voltou ao topo do pódio na Praça da Pampulha, em Belo Horizonte, neste domingo (25). Medalha de bronze nos 10.000 m do Pan-Americano de Guadalajara/2011, Giovani dos Santos venceu a quarta etapa do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, repetindo o feito da prova de Uberlândia (3/5), e deixou para trás dois fortes africanos, Paul Kimutai e Hillary Kibet.

Foto: Luiz Doro / adorofoto

Na prova feminina, a queniana Delvine Relin Meringor levou a melhor. Mas Fabiana Cristine da Silva também brilhou, como vice-campeã e melhor brasileira na disputa, à frente da favorita Adriana Aparecida da Silva, campeã pan-americana de maratona.

Na capital mineira, Giovani dos Santos viveu uma experiência diferente: ao invés de perseguir os atletas africanos, que costumam largar na dianteira, foi perseguido por eles e pelos outros brasileiros do pelotão de elite durante toda a corrida. “Fiquei um pouco cansado no final, até pelo ritmo de competições em sequência, mas foi uma prova muito legal. Ganhar novamente o Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA é o resultado do bom trabalho de treinamento que venho fazendo na Pé de Vento, com o Henrique Viana (treinador da equipe carioca de Petrópolis com mais oito fundistas para a disputa)“, destacou Giovani, que vibrou muito na chegada. “Daqui vou para Campos do Jordão, fazer treinos em altitude, visando a Maratona do Rio de Janeiro. Quero fazer o melhor tempo da competição”.

Entre as mulheres, a queniana Delvine Relin Meringor se destacou do pelotão principal logo no início da prova e não viu mais as adversárias. Cruzou a linha de chegada dois minutos à frente das brasileiras. “Ela saiu forte para bater o recorde da prova(quem corresse abaixo dos 33min17 da também africana Filomena Cheych Daniel ganharia um prêmio extra de R$ 1.500,00). Só não conseguiu porque ficou muito distante das outras corredoras e não tinha quem ditasse o ritmo”, contou o treinador Luiz Antônio dos Santos.

Melhor brasileira na disputa, Fabiana Cristine da Silva também comemorou muito o resultado. “Não tentei alcançar a Delvine, porque venho de uma sequência de provas muito forte. Acabei de disputar os 10 km da Tribuna de Santos e estou cansada. Foquei em ser a melhor brasileira, chegar entre as três primeiras. Disputei a prova com a Adriana, a partir dos 5 km, até passar à frente dela”, destacou a recifense radicada em Taubaté, que vive uma grande temporada, com pódio em todas as provas disputadas até agora.

Ação social – A etapa de Belo Horizonte do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA também mostrou o lado mais solidário do esporte. Centenas de mineiros levaram pares de tênis usados à arena montada na Praça da Pampulha. Os calçados foram destinados à Casa do Corredor, equipe de corrida que auxilia atletas carentes de todas as idades. A ação integra a campanha de doação de tênis iniciada nesta temporada pela HT Sports & Marketing, organizadora do evento, e que se estenderá a todas as etapas do circuito, visando estimular a prática do atletismo entre corredores de baixa renda, sob o slogan “Todos merecem correr, ajude alguém a ir mais longe.”

Resultados:

Masculino
1. Giovani dos Santos (Pé de Vento/CAIXA) – 29min30
2. Paul Koech Kimutai (Luasa Sport/CAIXA) – 30min01
3. Hillary Kipgetich Kimei (Luasa Sport/CAIXA) – 30min22
4. Valdir Oliveira (Mizuno/CAIXA) – 30min29
5. Ivanildo Pereira dos Anjos “Gomes” (CAIXA/Três Corações) – 30min32

Feminino
1. Delvine Relin Meringor (Luasa Sport/CAIXA) – 33min57
2. Fabiana Cristine da Silva (Luasa Sport/CAIXA) – 35min54
3. Adriana Aparecida da Silva (EC Pinheiros) – 36min04
4. Kleidiane Barbosa Jardim (Gran Cursos/CAIXA) – 36min32
5. Fernanda Raimunda Soares (Luasa Sport/CAIXA) – 36min57

Os resultados completos estão disponíveis no site www.circuitocaixa.com.br