Dicas para a Meia Maratona de Montevidéu

Dicas sobre percurso, clima e do que ver em Montevidéu durante a Meia que acontece 14/08!

Apesar de um sistema de inscrições que passou longe da internet, a segunda edição da Meia Maratona e 7km de Montevidéu acontece no dia 14 de agosto e terá a presença de corredores brasileiros.

Quando publicamos as informações gerais da prova, lá no mês de fevereiro, já imaginávamos a burocracia que seria a inscrição para a corrida: sem a facilidade de inscrição pela internet, os corredores teriam que fazer o pagamento por um agente financeiro para depois preencher um formulário no site da prova e então receber a confirmação.

crédito foto: Half Marathon Montevideo

Em nossa página do evento no Facebook, recebemos relatos da dificuldade da inscrição, além de dúvidas sobre o processo, em meio a confirmações de compra de passagens, reserva de hoteis para o evento.

Se a inscrição fosse facilitada a prova poderia contar com maior participação brasileira? É possível. Montevidéu é uma cidade próxima ao Brasil, é segura, com preços acessíveis, oferta gastronômica sensacional e é uma ótima oportunidade para se ter a experiência de correr fora do Brasil.

Aguardaremos os comentários de corredores sobre a organização e o clima da prova – até lá, organizamos dicas sobre o percurso e a cidade, um destino super bacana da América do Sul:

NÚMERO DE PARTICIPANTES

No início do mês de agosto, a prova contava com cerca de 750 inscritos; além de brasileiros e uruguaios, outros países representados são Argentina, Bélgica, Chile, Espanha e Paraguai.

O PERCURSO E O CLIMA

O percurso da prova é todo ele realizado pelas Ramblas de Montevidéu, o que garante uma rota plana, cheia de beleza, mas também expectativa de mais frio, uma vez que os corredores estarão ao lado do gelado Rio da Prata. As Ramblas são avenidas muito amplas e bem asfaltadas.

A vantagem é o bom horário de início para o inverno – a prova começa às 10h. Não deixe de abrigar-se bem para a corrida, pois as médias de temperaturas na cidade para o mês de agosto ficam entre 6ºC e 15ºC (podendo chegar a menos de 6ºC com grande facilidade). Portanto, um bom aquecimento e roupas adequadas para o frio são fundamentais.

Veja o mapa interativo do percurso neste link.

O QUE VER NO PERCURSO

As Ramblas são um dos principais cartões postais de Montevidéu. Quem chega de carro na cidade, vindo do aeroporto ou do sul do país normalmente passa por aqui. O local está sempre repleto de corredores, caminhantes, ciclistas ou mesmo locais tomando o seu chimarrão no início do dia ou no final da tarde.

Percurso da prova com o Rio da Prata ao fundo (crédito foto: Half Marathon Montevideo)

Confira algumas das principais atrações ao longo da prova:

Largada e chegada – a prova inicia e termina no Club de Golf Punta Carretas, no Parque Rodó. O parque é um dos lugares preferidos dos locais para um passeio nos domingos pela manhã (quando recebe uma feirinha de artesanato).

Largada da edição de 2010 da Meia, no Parque Rodó (crédito foto: Half Marathon Montevideo)

Kms 1,5 e 9,6 – Passagem pelo edifício que é sede do Mercosul, grandioso, em frente ao Rio.

Corredores passando pelo Edifício Mercosur (crédito foto: Half Marathon Montevideo)

Km 5,5 – na Rambla Francia, os corredores passarão próximo ao Porto da cidade e provavelmente encontrarão alguns pescadores também. Neste ponto acontece o retorno da prova, voltando pelas Ramblas.

km 15 – na Rambla Charles de Gaulle, os corredores fazem o retorno para os últimos kms da prova. Ali estarão na Praia de Pocitos e poderão avistar o Yacht Club do Uruguai.

O QUE VER NA CIDADE

Para quem tem pouco tempo em Montevidéu, sugerimos um roteiro de uma manhã, que começa na Avenida 18 de Julio, indo em direção ao rio, e passando pela Praça Independência, onde estão o Palácio Salvo, que já foi a torre mais alta da América do Sul, e o Mausoléu de José Artigas, heroi nacional, que lutou pela independência do país.

Passe pela Puerta de la Ciudadela, contruído pouco depois de 1700, com o objetivo de servir como fortificação contra ataques e siga em direção ao Teatro Solís, que tem mais de 100 anos e foi recentemente renovado. Seguindo em direção ao Rio, você passará pela Catedral da cidade, pelo Museu Nacional, chegando, logo depois, a um dos pontos imperdíveis de uma viagem a Montevidéu: um almoço no Mercado del Puerto.

Veja esta nossa dica de roteiro detalhado pela Ciudad Vieja no mapa abaixo:

Sugestão de roteiro pela Ciudad Vieja

Para a tarde / início da noite, a dica é o Bairro de Punta Carretas, um dos mais sofisticados de Montevidéu, com uma ampla oferta de restaurantes, cafés e bons hoteis.

Leia também:

Nosso post com dicas de Montevidéu

PARA QUEM TIVER MAIS TEMPO NA REGIÃO

Para quem tiver mais tempo em Montevidéu e quiser fazer um passeio diferente, temos duas recomendações:

– Ida a Punta del Este

São cerca de 130km de distância entre uma cidade e outra, e, mesmo no inverno, quando a cidade fica praticamente vazia, Punta mantém seu charme.

Para mais informações, leia nosso post sobre Punta del Este.

– Ida a Buenos Aires

Separadas pelo Rio da Prata, Montevidéu e Buenos Aires estão distantes por uma viagem de pouco mais de 3h pelo Buquebus. Esta dica fica para quem puder passar uma noite em Buenos Aires – são apenas dois horários diários com buques diretos entre as cidades, com horários muito próximos. A tarifa mais econômica que encontramos em uma simulação (saindo no dia 15/08 e retornando 16/08) foi de cerca de R$150 para ida e volta. O Buquebus é super confortável e oferece restaurante e bar.

Para mais informações, leia nossa post sobre Buenos Aires.