Montevidéu

Às margens do Rio da Prata encontra-se uma das capitais mais queridas da América do Sul. Com seu jeito pacato, quase tímido, Montevidéu conquista seus visitantes com seu charme único.

O povo de Montevidéu é um caso todo à parte. Acolhedor, simpático e atencioso, os uruguaios estão sempre dispostos a ajudar, ou estão disponíveis para mesmo uma boa conversa. Eles, que não trocam um bom mate por nada, sabem aproveitar sua cidade, seja nos parques, nas Ramblas, ou no próprio centro. Montevidéu é uma cidade muito tranqüila e segura. Seu centro é bem movimentado e seu coração é na Avenida 18 de Julio, que concentra grande parte do comércio.

Há alguns pontos obrigatórios para o turista na cidade. Entre eles, está o Mercado Del Puerto. Seja a primeira ou a décima vez na capital uruguaia, vale a pena aproveitar os inúmeros restaurantes do Mercado. A tradicional parrilla é servida na maioria dos restaurantes, mas também é possível saborear massas e peixes. Os restaurantes ao redor do Mercado são particularmente agradáveis nos dias de sol, principalmente na primavera ou verão.

Aqui, a parrillada é obrigatória

(crédito: Ministério do Turismo do Uruguai)

Depois do farto almoço, aproveite e siga caminhando até a Plaza Independencia, uma das praças mais representativas da cidade por ter em seu entorno o Palácio Salvo, que já foi a construção mais alta da América do Sul, com 105 metros de altura e ponto obrigatório de visita para o turista; o Monumento e mausoléu do General Artigas, herói nacional e considerado o pai da independência do país e também, por fim, a Puerta de La Ciudadela, o que sobrou de uma construção feita a partir de 1742 para proteger a cidade dos ataques de portugueses.

Palácio Salvo é o destaque no centro de Montevidéu

(crédito: Mike)

Da Plaza Independencia, alguns passos mais em direção ao Rio, na Rua Reconquista, está o Teatro Solís, inaugurado em 1856 e recentemente restaurado. O teatro é impecável; confira a programação do teatro ou participe de uma das diversas visitas guiadas que o local oferece ao longo da semana.

Teatro Solís: totalmente restaurado

(crédito: prijordao)

Interior do Teatro Solís: um espetáculo

(crédito: Correr pelo Mundo)

As Ramblas são outro caso de amor entre os moradores (e turistas!) e a cidade. Elas iniciam no bairro de Carrasco e terminam próximo ao porto da cidade. É uma das partes de Montevidéu preferida pelos locais para uma corrida, caminhada, ou mesmo para apreciar o pôr-do-sol. Leve sua roupa de corrida e aproveite a vista da capital.

As Ramblas de Montevidéu: não deixe de correr por aqui!

(crédito: Todo tiempo pasado fue mejor)

Quem chega a Montevidéu, seja pelo aeroporto, seja de carro (vindo de Punta del Este), tem como primeira visão o bairro de Carrasco, que também dá nome ao aeroporto. O bairro é um dos mais sofisticados dali, com lindos casarões. Chegando na cidade, prefira chegar ao seu destino pelas Ramblas, tendo uma bela imagem da cidade.

Crédito fotos:

Av. 18 de Julio – JohnSeb