Buenos Aires

Buenos Aires está logo ali. E sempre é hora de conhecer a capital porteña, principalmente com a valorização do real ante o peso argentino, por nos dar um gostinho de Europa, por nos permitir caminhar com tranqüilidade à noite pelas ruas e por nos brindar refeições tão saborosas!

Para quem ainda não conhece a cidade, alguns passeios tornam-se obrigatórios para conhecer a um pouco mais da essência do lugar. Um city tour facilita caso você tenha pouco tempo e ajuda também a se localizar na cidade, porém, não é fundamental, uma vez que em Buenos Aires o táxi é extremamente barato e assim, você pode dedicar um pouco mais de tempo às atrações de seu interesse.

A região da Plaza de Mayo é uma das mais marcantes da cidade. É lá onde as Mães de Maio realizam seus protestos por seus filhos e netos desaparecidos durante a ditadura no pais; é lá também onde fica a Casa Rosada, a Catedral e o Cabildo, este último construído em 1609, representando o poder civil da comunidade. Na Avenida de Mayo também se encontra o centenário Café Tortoni, que, fundado em 1858, já teve seus dias de glória ao receber figuras como Gardel e Borges. Sempre lotado todas as noites, é caro e o serviço é lento, mas é uma instituição de Buenos Aires.

Plaza de Mayo: imperdível para o turista de primeira viagem

(crédito: Mark Scott Johnson)

Na região mais central da cidade, é impossível deixar de passar pela Calle Florida, a rua mais comercial da cidade. Lojas de artigos esportivos não faltam nesta rua, e os preços são extremamente convidativos se compararmos com os preços praticados no Brasil. Da Florida, vá na direção à Avenida Corrientes, e de lá, em direção a Avenida 9 de Julio, chamada, pelos locais, de “la avenida más grande del mundo”, com 140 metros de largura e com motoristas fazendo loucuras no trânsito. É na 9 de Julio com a Corrientes que fica um dos principais cartões-postais de Buenos Aires, o Obelisco, construído em 1936 e que comemora os 400 anos de fundação da cidade, com seus 68 metros de altura.

Para os leitores, não deixe de visitar as livrarias da cidade. Enormes e com preços muito acessíveis, são um passeio agradável e garantem alguns títulos em conta para a leitura em espanhol. Visite a El Ateneo Grand Splendid; localizada em um antigo teatro construído em 1919, é considerada uma das livrarias mais lindas do mundo. Nela, você pode tomar um café no antigo palco enquanto folheia um livro.

El Ateneo Grand Splendid: para quem gosta de ler ou apenas tomar um café

(crédito: Rodrigo Carmi – http://www.tematika.com)

La Boca é um dos bairros mais tradicionais e emblemáticos da capital argentina. Comece na calle Caminito, com suas casas feitas de chapas de zinco multicoloridas, exposições de artistas locais e lojinhas de artesanato (é impossível não entrar em alguma e se encantar com a variedade de lembranças). No bairro do tango, depois de visitar a Caminito, pegue a rua Garibaldi para conhecer La Bombonera, o estádio do Boca Juniors, o time mais amado e popular da Argentina. São oferecidos vários tours pelo estádio durante o dia para que ninguém tenha que esperar muito. Esta é a única forma de conhecer o estádio, mas é um passeio muito agradável. Recomendamos que você ande por La Boca somente durante o dia e com algum cuidado, pois não é tão seguro quanto outras regiões da cidade.

Caminito: outro ponto imperdível para quem viaja a Buenos Aires pela primeira vez

(crédito: Tabetabe)

Reserve um tempo para conhecer o bairro da Recoleta. Com suas inúmeras praças, avenidas arborizadas e casarões do início do século, tem charmosos cafés. Na Plaza Alvear você encontrará uma grande feira de artesanato e jovens aproveitando os dias de sol deitados sobre a grama. Outro bairro elegante, arborizado e tranqüilo é Palermo, onde ficam o Jardim Zoológico (um divertido passeio!), o Jardim Botânico e o Jardim Japonês. Já em Palermo Viejo, você encontrará grande concentração (com qualidade!) de bares, restaurantes, galerias e hotéis butique de Buenos Aires.

Praça na Recoleta

(crédito: Wikimedia)

Estes simpáticos roedores estão por todas as partes do Zoológico de Buenos Aires

(crédito: Correr pelo Mundo)

E temos, também, Puerto Madero. Iniciativa de revitalização da área portuária (com muito sucesso em inúmeras outras cidades), esta região abrange diversos restaurantes, hotéis, um cassino flutuante e permite um passeio agradabilíssimo para as noites de calor.

Puerto Madero

(crédito: Fernando Pascullo)

E as refeições saborosas das quais falamos? Recomendamos os tradicionais asados e massas, especialidades dos argentinos. Não esquecendo, é claro, da sobremesa: sorvete de doce de leite, alfajor de doce de leite, medialunas de doce de leite…

A região de Palermo é uma das mais ricas para os corredores que gostam de fazer seus treinos em parques. São mais de 80 hectares de área verde e dois lagos artificiais. As possibilidades de percurso são inúmeras. Veja na imagem abaixo do Google Maps a região de Palermo, extremamente arborizada em meio aos prédios da capital argentina:

Já a região de Puerto Madero apresenta cerca de 2km de extensão, e é ideal para quem quer fazer um treino mais curto, em circuito plano.

Confira também a dica do nosso leitor @dogecwb, o Urban Running Tours na capital da Argentina. São passeios guiados por guias profissionais de turismo, e os passeios são feitos correndo. Ótima oportunidade para não deixar o treino de lado e ainda conhecer a cidade de uma forma diferente! O serviço inclui descrição e explicação dos lugares turísticos, camiseta da Urban Running Tours e fotos, que são tiradas durante o passeio e que são enviadas ao e-mail do cliente posteriormente.

Crédito fotos:

Obelisco: Sking

[ad#Autoria Post]