Roma em 48 horas – Parte 1

É é possível sim, passar 48h de qualidade na capital italiana. Veja o nosso relato de 48 horas em Roma!

Roma em 48 horas. Mas Roma não merece 48 horas! Merece dias, semanas para descobrir cada cantinho da capital italiana.

Mas encaramos este desafio de passar 48 horas na cidade durante o mês de maio. Facilitou, claro, o fato de já termos estado anteriormente em Roma, mas, sinceramente, não prejudicou em nenhum momento a nossa programação o pouco tempo na cidade. O que não existe é uma quantidade ideal de dias em um destino. Tudo depende muito de sua disponibilidade, suas preferências, orçamento… Gostaríamos de ter passado mais dias em Roma? Sim. Mas o que queremos mostrar neste post é que é possível sim, passar 48h de qualidade na capital italiana.

Neste post, contaremos como foi o nosso primeiro dia na cidade. Depois, não deixe de ler a segunda parte!

Em plena primavera, o calor já dava as caras, com temperaturas beirando os 30°C, mostrando o que os viajantes devem esperar para o verão de 2011 na Itália.

Chegamos cedinho da manhã. Do aeroporto de Fiumicino até o centro de Roma, você tem algumas possibilidades de transporte: o táxi, que custa 40€ (preço fechado), ou então você pode tomar um dos ônibus que fazem o trajeto em cerca de 1h15. A nossa escolha foi o Sit Bus Shuttle, que tem duas paradas: uma na Praça Cavour (próximo ao Vaticano, região de nosso hotel), e outra na Estação Central, a Termini. O valor do ônibus é de 8€ por pessoa.

Da Praça Cavour, é caminhar um pouquinho é já dar de cara com o Castelo de Santo Ângelo, que já foi desde fortaleza até prisão na época da reunificação italiana.

O Castelo de Santo Ângelo (crédito foto: Correr pelo Mundo)

A ponte Sant’Angelo e o rio Tibre (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Dada a entrada no hotel, seguimos nosso caminho por Roma. Olhando no mapa abaixo, parece que é muito, mas caminhar por Roma é tão bom, que quando percebemos, já estamos longe…

Nosso percurso no mapa: Campo di Fiori, Piazza Navona, Pantheon, Praça de Espanha, Piazza del Popolo e Fontana di Trevi

A Praça Campo di Fiori, durante o dia, fica repleta de bancas, um verdadeiro mercado à céu aberto; no final do dia, se transforma, e os restaurantes e bares colocam suas mesinhas na rua.

Feirinha na Praça Campo di Fiori (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Da Campo di Fiori até a Praça Navona se chega em um piscar de olhos. É uma das praças mais famosas da cidade, com monumentos e fontes como a Fontana di Nettuno. Não se surpreenda ao ver uma bandeira do Brasil por lá: é na Piazza Navona que fica a Embaixada do Brasil na Itália.

O ambiente da Piazza Navona (crédito foto: Correr pelo Mundo)

A Fontana di Nettuno (crédito foto: Correr pelo Mundo)

O dia seria de passeio pelas principais praças da cidade. E a próxima seria a Praça de Espanha, outro cartão postal romano. Em dias de calor, não deixe de passar por uma das milhares de sorveterias espalhadas por Roma, com sabores deliciosos e bem variados.

Nossa dica para chegar à Praça de Espanha é pela Via Condotti, uma das ruas de comércio mais sofisticado de Roma. Afinal, olhar não custa nada!

A Praça de Espanha: para ver o movimento saboreando um sorvete (crédito foto: Correr pelo Mundo)

O movimento na Praça é enorme. E a praça continua charmosa, mesmo com as dezenas de vendedores de tralhas que vão desde apitinhos até rosas e outras bugigangas mais. Aproveite o passeio, mas fique atento por aqui!

Corredores na Piazza della Trinità dei Monti, rua da igreja vista da Praça de Espanha (crédito foto: Correr pelo Mundo)

O próximo destino foi a Fontana di Trevi. Não é preciso dizer que estava lotada, mas com paciência é possível chegar pertinho da fonte e jogar a tradicional moedinha para voltar à Roma.

Todos querem ver a Fontana di Trevi (crédito foto: Correr pelo Mundo)

A Fontana di Trevi (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Depois da Fontana di Trevi, voltamos para o hotel para um bom descanso. E como estávamos hospedados na região do Vaticano, nossa opção para a noite foi de jantar no Trastevere, que, na nossa opinião, é um dos lugares mais bacanas para sair à noite: é repleto de bares e restaurantes, cada um com seu charme, em ruas estreitas, de paralelepípedos. Escolha o seu local e aproveite a noite e a gastronomia italiana!

Antes de chegar ao Trastevere, um passeio na Piazza Farnese (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Mesinhas na Praça da igreja Santa Maria in Trastevere (crédito foto: Correr pelo Mundo)

(crédito fotos: Correr pelo Mundo)

Leia também:

Roma em 48 horas – Parte 2