Correndo em BUENOS AIRES

Para muitos brasileiros o destino internacional favorito. Os argentinos não são tão intolerantes como muitos dizem e, por conta do turismo ser uma das grandes fontes de renda do país, estão cada vez mais simpáticos e cordiais.

Para muitos brasileiros o destino internacional favorito. Os argentinos não são tão intolerantes como muitos dizem e, por conta do turismo ser uma das grandes fontes de renda do país, estão cada vez mais simpáticos e cordiais.

A Maratona de Buenos Aires tem sido escolhida, por muitos de nós maratonistas, como a prova inicial, boa organização, altimetria ideal pra quem vai correr sua primeira grande prova, além de ter um excelente apelo turístico (para os casados uma boa desculpa para uma viagem em família).

São 42,195 km planos e é uma prova circular, ou seja, ela começa e termina no mesmo lugar, no número 7.000 da Av. Figueroa Alcorta, em Belgrano.

Após a largada, o circuito segue rumo a Palermo, passando pelo Parque 3 de Febrero, e, no km 5, ele entra na Recoleta, onde os corredores seguem por mais alguns quilômetros até chegar no início da Avenida 9 de Julho, uma das principais avenidas da cidade. Ali os participantes passam ao lado do Obelisco e fazem um desvio para passar em frente à Casa Rosada no km 10.

A seguir, o percurso retorna para a Av. 9 de Julho, que, depois de atravessar a Av. 25 de Mayo, se torna a Av. Presidente Arturo Frondizi. Já no km 15, os competidores começam a fazer a volta para o centro, passando pelo Estádio La Bombonera. Cinco quilômetros depois, eles entram em Puerto Madero, percorrendo toda a extensão do bairro até chegar no Retiro. Ali, todos pegam a avenida que segue às margens do Rio de La Plata, passando pelo Aeroparque Jorge Newbery e o parque Tierra Santa. Na altura do Estádio Monumental de Nuñez, no km 40, os corredores fazem a volta para os metros finais e chegada na Av. Presidente Alcorta.

A prova é praticamente um city tour, passando pelos principais pontos turísticos da cidade.

Agora, para quem está apenas de passagem, sem uma prova programada e quer algumas dicas de lugares para correr, apresentamos abaixo 4 lugares imperdíveis.

CIRCUITO DE PUERTO MADERO
Atravessando a Avenida Alicia Moreau de Justo, você se sente como se houvesse entrado em outro mundo: o trânsito quase não se escuta, as pessoas caminham mais relaxadas, os restaurantes de moda e as torres dos prédios fornecem um ar cosmopolita ao bairro e o rio reflete o céu que se abre, imenso, liberado, por fim, das ruas estreitas do micro centro. Puerto Madero, sobretudo nos seus cais 3 e 4, é um refúgio privilegiado para os corredores, não só por causa da segurança que há durante as 24 horas de todos os dias da semana, fornecida pela Gendarmaria, mas, principalmente, pela possibilidade de treinar ao lado do sossego das águas. Porém, ainda tem mais: se você se dirigir para as ruas internas do bairro, encontrará praças bem iluminadas e pendentes que fazem com que os circuitos sejam mais divertidos, como o Parque Mulheres Argentinas, cujo perímetro é de 1.100 metros. Depois da hora do pique da tarde, quando as pessoas já saíram dos escritórios, a densidade de pedestres e a circulação de carros diminuem e você poderá sentir-se como se o bairro fosse seu. Você quer se refrescar depois do esforço? Não tem nada melhor do que beber um drinque, olhando para o rio com a Ponte da Mulher no horizonte.

CIRCUITO DO BELAS-ARTES
Localizado na Praça Capitán General Justo José de Urquiza, um pulmão verde do bairro de Recoleta, delimitado pela Avenida Figueroa Alcorta, a Rua Austria, a Avenida Del Libertador e a Avenida Pueyrredón. Nesse circuito, de 1.279 metros, você não precisará atravessar nenhuma rua, portanto, é ideal para fazer voltas rápidas e é muito frequentado por corredores jovens e personal trainers em companhia de seus seguidores. Trata-se do mais aristocrático e artístico dos circuitos, não só porque o parque é precedido do Museu Nacional de Belas-Artes, mas porque também conta com esculturas ao ar livre. E, além do mais, atravessando a Avenida Figueroa Alcorta se encontra a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, um esplêndido edifício neoclássico – e um excelente desafio aeróbico para quem se atrever a subir e descer sua imponente escadaria. A frequência de corredores é alta durante o ano inteiro e, no verão, há atividades até quase a meia-noite.

CIRCUITO DA RESERVA ECOLÓGICA
O único que pode dar a você aquilo que os corredores tanto desejam: um trajeto 100% livre de asfalto, além do mais, você respirará um ar mais puro, rodeado de fauna silvestre e paisagens naturais, sem o incômodo dos semáforos, esquinas ou carros. Dispense as paradas obrigatórias: a reserva oferece a você quatro circuitos non stop diferentes, com 2,2 km até 8 km de extensão. Uma observação importante, ele só abre das 8h às 18h (de novembro a março, o horário se estende até às 19h) e, obviamente, é conveniente evitar o circuito quando chove.

CIRCUITO DOS BOSQUES DE PALERMO
Um clássico dos clássicos para corredores, ciclistas, patinadores e skaters. Por causa de seus trajetos rodeados de árvores, seus pitorescos lagos e suas pontes, continua sendo o escolhido pela maioria dos esportistas e é um espaço muito utilizado para maratonas e corridas durante o ano inteiro. Tão rápido eles correm, que poucos percebem as duas reproduções de esculturas do artista francês Auguste Cain, um dos mais importantes do século XX: “Leão da Líbia” e “Leoa com seus filhotes”, cujos originais estão em Paris, nos jardins de Luxemburgo e nas Tuilleries. Voltando para o exercício, o circuito ao redor do lago da Praça Holanda (também conhecida como Parque das Roseiras – El Rosedal), de 1.600 metros.

Espero que as informações e dicas tenham ajudado na sua escolha por correr em Buenos Aires.

Boa Viagem!


ALGUMAS PROVAS DO CALENDÁRIO DE BUENOS AIRES

NEW BALANCE RACE SERIES
É um programa de excelência em corridas que possui o maior, mais completo e mais convincente calendário de corridas da Argentina. 
Informações no site oficial da prova:
https://raceseries.newbalance.com.ar/2020/


9K CARRERA DE LA INDEPENDENCIA
Sentir o orgulho de correr com as cores da nossa bandeira na Corrida da Independencia. Viva a pátria!
Informações no site oficial da prova:
http://sportsfacilities.com.ar/carrera/9k-independencia-2020/#


MEIA MARATONA DE BUENOS AIRES
21 K Buenos Aires é organizado pela Associação de Corridas e Maratonas Ñandú, supervisionada pela Federação Atlética Metropolitana e A Confederação Argentina de Atletismo inclui o Campeonato Nacional de Meia Maratona.
Informações no site oficial da prova:
https://www.maratondebuenosaires.com/en-21k.html


MARATONA DE BUENOS AIRES
A Maratona Internacional da Cidade de Buenos Aires é organizado pela Associação de Corridas e Maratonas Ñandú, supervisionado pela Federação Atlética Metropolitana e pela Confederação Argentina de Atletismo, e faz parte do calendário oficial da Associação Internacional de Maratonas ( AIMS).

Informações no site oficial da prova:
https://www.maratondebuenosaires.com/en-42k.html


SAN SILVESTRE
É a última corrida do ano, um clássico de Buenos Aires, San Silvestre Buenos Aires acontece no dia 31 de dezembro no centro da Cidade de Buenos Aires.
Informações no site oficial da prova:
http://sportsfacilities.com.ar/carrera/san-silvestre-2020/