Mais uma semana rumo a Buenos Aires

Tobias Barbosa conta mais um pouco sobre sua preparação ruma a Maratona de Buenos Aires.

Fala meus queridos .. tudo bem com vocês? 

Lá vamos nós pra mais uma semana de treinos e dessa vez um volume bem alto foi atingido. Chegamos ao ápice dos nossos treinos rumo a mais um grande desafio e, claro, sempre visando também Buenos Aires.

Vamos lá… essas duas últimas semanas foram bem intensas, muito mesmo. Mais um vez concluímos o que podemos dizer de o auge da pirâmide. É meus amigos, você lá no início dos treinos faz uma boa base, uma base sólida, conclui bem seus treinamentos iniciais para que possa então partir para a fase intermediária, onde o volume começa a surgir de uma maneira mais drástica e aí chegar ao tão “temido” auge da planilha! 

Não é uma coisa fácil se tratando de uma maratona. Agora pense bem em termos de volume, você tendo que fazer 21km no sábado e em menos de 24h depois, 42km… é , não é molesa! E não foi de verdade! No primeiro final de semana desses dois que relato aqui pra vocês eu tinha o tão sonhado pico de volume de treinos, onde no sábado eu tinha 16km pra comprir e no domingo 34km. Claro, estamos falando aqui dos treinos de maiores distâncias. Isso não quer dizer que eu não tenha feito os treinos bases do restante da semana ok? Pois bem… lá fomos nós, confiantes, era o treino mais importante, simulado da prova e fui! 16km de sábado já havia sido meio pesado, lembrando que esse final de semana que treinei esse volume choveu muito e fez muito frio, um treino anterior a esse eu fiz 12km numa chuva e num frio de lascar. Talvez tenha me comprometido, mas fui! Lá estava eu rumo aos meus 16km e não foi muito confortável pra mim. Mas enfim, o longão e a continuação chegou, lá vamos nós acordar às 4h , deixar o corpo despertar, alimentar, seguir as regras e partir.

Lá fui eu novamente, tive compahia até o km 15, e até aí, eu estava muito bem, a confiança foi nas alturas mas no km 26 me veio uma pontada na barriga e comecei a vomitar, 3 vezes, e lá se foi meu treino. Pela primeira vez tive que abortar um treino e logo o mais importante. Começava ali um dia ruim com incertezas e com muitas tristezas. Não sabia mais se eu seria capaz, não sabia mais se continuaria, mas chegou o segundo final de semana.

Lá fomos nós com mais um volume alto, claro e óbvio, não tanto quanto o que passou, mas sim, bem considerável. Parti mais uma vez, treinos bases durante a semana e no final de semana teria que cumprir 21km sábado e 26km domingo. Cabeça estava a mil. Só pensava no que tinha dado de ruim na semana anterior , foi uma briga mais mental do que com as pernas. Sábado, de tanto brigar comigo mesmo, de tanto brigar com minha cabeça, quando dei por mim o relógio vibrou no pulso e fim de treino. E estranho momento apareceu e eu falei: “Ué, o que foi?”. Olhei e o treino tinha acabado , o sorriso logo apareceu e pensei: “Caraca nem vi passar”. Era o que eu precisava para o dia seguinte.

Precisava de estímulos para o próximo e mais importante dia. Domingo chegou e eu tinha que fazer bem feito. 18km feitos perfeitamente até o corpo começar a cansar. Aí voltei a mente e comecei a conversar comigo mesmo, a pensar em tudo , no desafio , em Buenos Aires. Eu estava ali por um propósito, eu estava ali pois tinha que conseguir. Eu estava ali porque pessoas acreditam em mim e eu tinha que vencer por todos. Mais uma vez acertei em meus pensamentos e passou. Cheguei no km23 e resolvi subir um morro , eu tava devendo da semana seguinte um gás a mais e subi (oooo morro meu deus). Fechei bem meu treino e feliz!

Venci mais duas semanas de treinos pesados. Venci um ciclo. Consegui chegar no auge de uma planilha difícil mais uma vez. Agora é só manter o foco e a vontade para dar tudo certo mais uma vez. 

Todo treino e toda preparação feita até aqui já há um novo propósito. Não só mais uma maratona. Agora são duas: serão os 63km do desafio agora e 2 meses depois 42km na Argentina e tudo que eu penso agora é fechar um ciclo. Fechar esse ciclo bem e sólido para que nos outros 2 meses manter e poder chegar muito, mas muito bem em Buenos Aires, não só pra fazer uma prova confortável mas sim pra trazer o melhor conteúdo pra todos vocês.

Mas até lá, termos a Meia Maratona de Juiz de Fora em Minas Gerais como treino de luxo para esses desafios , você acompanha tudo lá no canal
Essa caminhada já começou e você vem junto com a gente! Lembrando que você também pode ver todo meu dia-a-adia rumo a Buenos Aires lá no canal Correndo Mais, onde to postando vídeos específicos e especiais sobre essa nossa nova jornada , toda semana tem o “Partiu Buenos Aires”. 
E aí … Vamos juntos??? 

A gente se ve na próxima. Irei te contar essas duas ultimas semanas de preparação pro Desafio do Rio e como foi a Meia Maratona de Juiz de fora. 

Tobias Barbosa, colunista do Correr Pelo Mundo


Um grande Beijo , um grande Abraço e até a próxima meus queridos
#PartiuBuenosAires