15 curiosidades sobre a Maratona do Rio

Por dentro da prova! A organização da Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro selecionou as principais curiosidades da história da corrida mais desejada do Brasil.

Neste ano, a Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro celebra 15 anos como uma das corridas mais queridas do Brasil, um evento admirado pela sua tradição e excelência, e com um dos percursos mais lindos do mundo. Para comemorar esta edição especial, confira uma lista com 15 curiosidades sobre a prova. Conhece todas elas?

Foto: Thiago Diz

1. Inspiração para o começo: o carioca João Traven, um dos organizadores da Maratona do Rio, decidiu encarar a Maratona de Nova York no fim dos anos 80, como um desafio pessoal. Enquanto percorria as ruas e avenidas de Manhattan, só pensava na incrível aglomeração de atletas e em quanto seria incrível organizar um evento desse no Rio de Janeiro. Desde então, a ideia de fazer algo semelhante no Brasil não lhe saia da cabeça.

2. Ao longo desses 15 anos, a prova cresceu consideravelmente. Em 2003, ano de estreia da Maratona do Rio, a corrida Rio contou com 3 mil corredores. Este ano, serão 33 mil pessoas.

3. Estima-se que atualmente o evento movimente quase R$ 200 milhões na economia do Rio.

4. O único bicampeão da prova é Willy Kangogo Kimutai, Ele venceu a prova em 2012 e 2015. Em sua última vitória, bateu o recorde da prova de 42km da Maratona do Rio com o tempo de 2h14min56.

5. O esforço logístico da prova é gigantesco, requer um longo planejamento e envolve números grandiosos, como a distribuição de mais de 500 mil copos de água, 7.500 grades e 4 mil cones ao longo do percurso. A cada edição, são distribuídos mais de 200 mil frutas e 100 mil sachês de Gatorade.

6. O processo de fabricação das medalhas distribuídas a todos os participantes, feito por uma fábrica de Caxias do Sul (RS), leva seis meses e inclui catorze etapas de produção. É uma verdadeira maratona para que elas fiquem prontas para o pescoço dos corredores!

7. A primeira camisa é feita cinco meses antes do evento. Mais de 22 toneladas de tecidos são utilizados na confecção das blusas e outros materiais. Essa quantidade equivale ao peso de quase 6 elefantes!

8. A idade predominante dos corredores da Maratona do Rio é de 35 a 44 anos. Eles representam 42% nas três provas (6km, 21km e 42km).

9. Entre os corredores mais velhos da Maratona, temos participantes nascidos em 1931 e 1935. Isso mesmo, são pessoas de 86 e 82 anos, respectivamente.

10. Os participantes mais novos inscritos para 2017 nasceram em 2001 e têm apenas 16 anos de idade. Eles correrão a Family Run (6km). Na primeira edição da prova tinham apenas 2 aninhos!

11. 65% dos corredores são de fora do Rio de Janeiro. Depois do Rio, os paulistas lideram o ranking, seguidos pelos mineiros.

12. Depois do Brasil (claro!), a Argentina é o país que mais traz corredores ao evento. Eles representam aproximadamente 40% do total de estrangeiros na Maratona, 59% da Meia e 44% da Family Run.

13. A participação das mulheres tem crescido a cada ano. No ano passado, na Meia Maratona 53% dos participantes eram mulheres; na Family Run esse número foi de 70%. Girl Power!

14. Todos os anos a Maratona do Rio abraça causas sociais. No ato da inscrição, cada corredor pode escolher uma instituição para doar parte do valor. Em 2016, mais de R$ 100 mil reais foram doados.

15. Mais de 90% dos corredores que participam da prova planejam participar em alguma das modalidades da Maratona do Rio no ano seguinte.

 Outras informações sobre a Maratona do Rio no site oficial do evento: maratonadorio.com.br