Maratona de São Paulo reunirá corredores de todo Brasil neste domingo

Milhares de atletas participarão de uma das mais importantes provas do calendário nacional, divididos nas provas da maratona, de 15 milhas e 5 milhas, além de uma caminhada de 2 milhas.

Domingo é dia de 22ª Maratona Internacional de São Paulo. Milhares de atletas participarão de uma das mais importantes provas do calendário nacional, divididos nas provas da maratona, de 15 milhas e 5 milhas, além de uma caminhada de 2 milhas.

Foto: Sergio Shibuya

O cronograma oficial da prova no domingo é o seguinte: 6h50, Elite feminino; 7h15, Cadeirante, 7h30, Elite masculino, Pelotão Premium, Atleta com Deficiência e Geral.

Destaque para a briga pelo topo do pódio, entre alguns do melhores nomes do país e destaques do exterior. A expectativa é de muito calor e a organização pede que os participantes fiquem atentos à hidratação.

As largadas e chegadas serão na Avenida Pedro Álvares Cabral – Ibirapuera – “Monumento Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista da Revolução de 1932 e Monumento ao Arquiteto Ramos de Azevedo”, conforme percursos detalhados e divulgados no site oficial do evento, www.maratonadesaopaulo.com.br. Somente a prova de 15 milhas terá local distinto para chegada, marcada para a Avenida Escola Politécnica ao Lado da USP. Os atletas desta categoria contarão com ônibus gratuito de retorno ao Ibirapuera.

A programação oficial prevê para este sábado o último dia da Expo Atleta Maratona de São Paulo e da retirada de kit, juntamente com o chip, no Ginásio Mauro Pinheiro situado na Rua Abílio Soares, 1300 – São Paulo. O período será das 9h às 17h. Não haverá entrega de kits no dia da prova, nem mesmo após ela.

Em sua 22ª edição, a Maratona Internacional de São Paulo reúne milhares de corredores e caminhantes, que percorrem as ruas e avenidas da capital paulista em diferentes distâncias, numa grande festa do esporte.

Com oito títulos no masculino e 12 no feminino, o Brasil quer voltar a vencer. No masculino, além de Giovani dos Santos, um dos melhores fundistas do país, estarão o vice do ano passado, Vagner Noronha, e o quarto colocado, Giomar Pereira da Silva. Destaque também para nomes como Gilmar Silvestre Lopes, José Marcio Leão, Gilberto Silvestre Lopes, entre outros.

Entre as mulheres, as atrações são a bicampeã Marizete Moreira, vencedora em 2009 e 2010, e quinta colocada no ano passado; Conceição de Carvalho Oliveira, vencedora do Ranking Caixa em 2015; Maria Zeferina Baldaia, também bicampeã da Maratona de São Paulo e campeã da Corrida Internacional de São Silvestre.

Estrangeiros

Dono de 18 títulos, sendo 12 no masculino e seis no feminino, o Quênia tem sido umas das forças na Maratona Internacional de São Paulo, e, para esta edição, serão seis atletas competindo pela vitória. No masculino, as atrações serão Paulo Kimutai, vice-campeão da Volta Internacional da Pampulha no ano passado; Dickson Cheruiyot, terceiro na Volta Internacional da Pampulha no anos passado, além de um excelente sexto lugar na Corrida Internacional de São Silvestre, e Robert Kipchumba, que fez 2h08min07 na Maratona de Xiamen.

No feminino, os destaques também não faltarão. São eles Carolyne Komen, atual campeã da Maratona de São Paulo; Jane Seurey, vice na Maratona Internacional de São Paulo 2014 e terceira no ano passado; e Alice Kibor, campeã neste ano da Maratona Kilimanjaro, na Tanzânia, vice-campeã na Maratona de Berlim em 2014 e terceira na mesma prova em 2013

Infraestrutura

No dia da corrida, uma equipe de staffs com cerca de 2.000 pessoas estará trabalhando para que os corredores tenham todo a tranqüilidade e segurança incluindo uma infraestrutura completa com mais várias tendas de apoio, música no percurso, 3000 grades, 400.000 copos de água, 50.000 garrafas de água de coco e isotônicos, 300 sanitários, 45 ônibus de traslados, bem como guarda-volumes, posto médico entre outros. A organização pede que os participantes estejam atentos ao calor, que promete ser muito forte no domingo.

Ao longo do percurso, 21 postos de apoio serão montados, com água, apoio médico e sanitários, mais dois postos com água de coco, uma das novidades deste ano, um posto com isotônico, um posto com gel e um com batata cozida, totalizando 25 postos no percurso. Cerca de 200 profissionais da área médica estarão envolvidos no evento, que contará com 25 ambulâncias UTIs oferecendo o suporte necessário. Ao final do evento, os participantes ainda receberão o lanche pós prova que inclui frutas, barras de cereais entre outros, terão água e água de coco, além da retirada da medalha de participação.