A 40 dias da Maratona do Rio, especialista dá dicas para quem vai correr os 42km

Com a aproximação da prova, estreantes aprimoram seus treinamentos visando fazer bonito no evento que acontece dia 26 de julho

Com a Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro cada vez mais próxima, veteranos e novatos intensificam seus treinos para atingirem seus objetivos em uma das provas mais bonita do mundo. O evento que irá reunir 26 mil pessoas na orla carioca no dia 26 de julho é considerado um dos mais democráticos do calendário de provas do Brasil, já que conta com disputas de 6km, 21km e 42km, reunindo desde atletas de elite até iniciantes, além de milhares de corredores de outros estados e países.

Foto: Thiago Diz

Pensando em quem vai correr os 42km, o treinador Márcio Puga, uma das maiores referências no mundo das corridas, dá algumas dicas para quem quer aprimorar os seus treinos nessa reta final de preparação e conseguir um bom resultado na Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro.

“Com os meus alunos, estamos a fase dos últimos treinos longos. Nos fins de semana entre 45 dias e 1 mês para a prova, fazemos um treino de 34km como o mais longo. Durante a semana, para quem faz quatro treinos, um meio longo, geralmente de 16 a 18km, um de velocidade com alternância de ritmo, um de ritmo constante e um de trote leve. Para quem faz mais treinos, recomendo um ou dois trotes de 8 a 12km”, explica o treinador.

Mas a preparação para uma maratona não é feita só de treino no asfalto. Por isso, Márcio Puga deixa mais algumas dicas muito importantes, que são fundamentais para quem espera um bom desempenho na prova.

“Os atletas devem manter sempre seu reforço muscular, seja fazendo musculação, pilates, treino funcional, andando de bike, etc. Além disso, alimentação balanceada e descanso são fundamentais”, finaliza Márcio Puga.

Um dos estreantes na prova, Ygor Barros, de 32 anos e morador do Engenho de Dentro, entrou no mundo das corridas em 2013, quando resolveu deixar o sedentarismo de lado e se livrar de parte dos seus 98kg na época. Ele tentou musculação, spinning e muay thai antes de começar a correr por conta própria na rua. Desde então ele se juntou a uma equipe de corrida e evoluiu muito, a ponto de se sentir pronto para fazer os 42km pela primeira vez.

“Consegui evoluir ao longo do tempo e em 2014 corri minha primeira meia. Com o objetivo alcançado, coloquei como meta correr minha primeira maratona em 2015. A cada dia que passa estou mais ansioso e focado nos treinos. Os desafios que o esporte proporciona me faz querer cada dia mais, seja aumentando a distância, dificuldade ou quebra de tempo. Sou uma pessoa extremamente competitiva e quero sempre ser o melhor no que faço. Aos poucos estou superando meus limites. A minha meta para a maratona é terminar abaixo de 4 horas”, conta Ygor.

Percursos

A prova de 42km terá largada na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, passando pelas praias do Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e chegando ao Aterro do Flamengo. A largada da Meia Maratona (21km), será na Praia do Pepê, Barra da Tijuca, e a da Olympikus Family Run (6km) no Aterro do Flamengo, em um evento que reunirá famílias e iniciantes.

A Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro 2015 é realizada e organizada pela Spiridon Promoções & Eventos e pela Dream Factory, com patrocínio master CAIXA E Governo Federal, patrocínio Olympikus, Gatorade, Piraquê, Light, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Rio de Janeiro,  apoio Minalba e Prefeitura do Rio de Janeiro.

Mais informações: www.maratonadorio.com.br / facebook.com/maratonadorio