Quenianos mantém a hegemonia no 30º 10 KM Tribuna FM-Unilus

A prova reuniu 21 mil corredores em Santos.

Os quenianos ampliaram a hegemonia nos 10 KM Tribuna FM-Unilus, com nova dobradinha, a quarta seguida, neste domingo (17), em Santos. A maior corrida de rua do País na distância comemorou a histórica trigésima edição com 21 mil atletas e um novo domínio africano nos lugares mais altos do pódio.

Foto: Douglas Aby Saber – FMA Noticias

Entre os homens, Edwin Kipsang Rotich garantiu o bicampeonato (também venceu em 2013), cruzando a linha de chegada em 28 minutos e 20 segundos. Na feminina, Nancy Jepkosgei Kiprop comemorou o tricampeonato seguido, vencendo com 32min28s.

A supremacia africana garantiu os cinco primeiros lugares masculinos, com o tanzaniano Joseph Tiophil Panga, em segundo, o também queniano Joseph Aperumoi (campeão no ano passado), em terceiro, o etíope Yohannes Bogale Meless, em quarto, e Edwin Kibet, mais um atleta do Quênia, em quinto. O melhor brasileiro foi o paulista Luis Paulo da Silva Antunes, em sétimo lugar, atrás do colombiano José Maurício Gonzales.

Na prova das mulheres, foram três quenianas na frente, com Delvine Meringor repetindo o segundo lugar de 2014, e Maurine Kipchumba (vice em 2013), em terceiro. A paranaense Joziane da Silva Cardoso quebrou a sequência africana, ficando quarto lugar, à frente da tanzaniana Natalia Sulle. Pelas vitórias, Edwin e Nancy receberam, cada um, R$ 30 mil, de um total de R$ 131,4 mil em premiação, distribuída aos 20 mais rápidos do masculino e do feminino.

No masculino, Luis Paulo Antunes saiu forte, chegou a correr isolado até o quilômetro dois, quando o esquadrão africano chegou e tomou a frente. Edwin que voltou à prova com o claro objetivo de superar o recorde de 27min45s, estabelecido por ele em 2013, correu na ponta, sempre com Joseph Panga em sua “cola”. Apesar de não conseguir melhorar a marca, o bicampeão ficou satisfeito.

“Treinei para o recorde, mas senti que não seria o momento como desejava e corri para fazer o meu melhor”, afirmou o atleta de 25 anos, já confirmando que tentará o tri em 2016. “É uma prova ótima, um percurso muito bom, o clima ajuda. Hoje só estava um pouco úmido, mas ano que vem estarei aqui para um novo recorde”, garantiu.

Já Luis Paulo, que tentou acompanhar os líderes até o quilômetro sete, vibrou com o resultado como uma vitória. “Valeu mais do que um título, pela dificuldade que foi essa prova. Lutei até o fim”, contou. “Estou sem patrocínio e treinador há quatro anos e esse resultado me dará muita motivação”, complementou o corredor de 34 anos.

Na prova feminina, Nancy correu com mais folga, líder isolada desde o quilômetro seis, e só lamentou não ter melhorado a sua marca (a melhor foi no ano passado 32min13s). “A prova é fantástica, o percurso é maravilhoso. Eu me preparei muito para vencer e consegui”, relatou a atleta de 36 anos, que espera voltar a Santos para o tetra. “Só me convidar”, anunciou.

Em grande fase, Joziane Cardoso festejou seu grande resultado. “Essa é uma prova doída. As quenianas são fortíssimas e tentei ir com elas até onde as pernas reagiam. Quando a Nancy saiu no quilômetro seis, fui com a Maurine e ainda tentei o terceiro na raça. Pensei, vou pegar, mas faltou pouco no final”, comentou Joziane, que está com 29 anos.

Vale destacar que com as duas vitórias nesta edição, os quenianos somam 16 conquistas, nove na feminina e sete na masculina, sendo oito com dobradinhas nos quatro últimos anos. No total, dos 60 títulos disputados até hoje, 23 foram de estrangeiros. Neste ano, a prova reuniu competidores de nove países, incluindo participantes amadores.

Já entre os cadeirantes, Kelisson Andrew (Fupes) de 20 anos foi o primeiro a cruzar a linha de chegada em sua segunda participação na disputa santista.

ÍDOLOS – Mais do que uma prova de altíssimo nível, o que se viu foi uma grande festa esportiva, sobretudo pela tradição do evento de contar com os “pelotões”, grupos uniformizados formados por empresas, associações e academias. Para reforçar esse espírito festivo, a organização incluiu três atrações musicais no trajeto. Outros destaques ficaram para o público presente e motivando os atletas, sobretudo nos quilômetros finais, na praia, e para o percurso, totalmente plano, ao nível do mar, com poucas curvas (apenas seis), propício a marcas pessoais.

Se na frente, feras conhecidas travaram duelos emocionantes, lá atrás, ícones do esporte abrilhantaram o evento, como os pugilistas campeões mundiais, Popó Freitas e Miguel de Oliveira, que vieram correndo no grupo da Memorial, ao lado do bicampeão mundial de ultramaratona Valmir Nunes, “abençoados” pelo Frei Rozântimo. Na linha de chegada, foram recepcionados por outro ídolo do boxe, Eder Jofre, todos convidados pelo empresário Pepe Altstut, responsável por formar a primeira equipe na prova.

O diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, era o diretor da Tri FM na criação da prova e comemorou o sucesso nessas 30 edições realizadas, sempre contando com grandes nomes e evolução. “Há 30 anos essa prática, esse prazer, que é correr, não era assíduo. Hoje em dia a nossa prova mostra o envolvimento das pessoas, a busca pela qualidade de vida, saúde. A Tribuna fica muito feliz de participar desse crescimento”, disse Santini, confessando que não imaginava que a prova iniciada em 1986 iria alcançar esse patamar.

“Ninguém imaginava. Depois da primeira edição vi o potencial e entramos com tudo e a corrida foi ganhando força, se superando. Ficamos muito felizes de proporcionar essa manhã de lazer e esporte. Essa corrida é um filho da nossa família. É uma festa completa para todos”, disse.

22 MIL – O diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, também diretor geral do evento, ficou feliz com a participação popular e já anunciou um novo crescimento para 2016. “Essa é uma grande festa e ano que vem vamos para 22 mil atletas. Sempre aumentamos diante do que avaliamos. E vamos conversar com a Prefeitura, com a CET, para ver se conseguimos a quarta largada, para ficar um pouco mais tranquilo para os atletas”, afirmou. “Tivemos um novo sucesso, muita gente durante o percurso incentivando, temperatura maravilhosa. Só a umidade estava um pouco alta, mas tivemos condições ideais”, acrescentou.

Os resultados completos do 30º 10 KM Tribuna FM-Unilus serão divulgados no site www.triesportes.com.br.

ATENDIMENTO MÉDICO – A organização do evento divulgou que a equipe de atendimento médico prestou assistência a um corredor de 56 anos vítima de um ataque cardíaco. Ele estava próximo ao quilômetro oito quando desmaiou, possivelmente por causa de uma arritmia cardíaca. Logo atrás vinham dois médicos do SAMU e uma enfermeira do PA Unimed que fizeram massagem cardíaca para reanima-lo. Em seguida, chegaram a equipe médica da prova, o SAMU e o Resgate dos Bombeiros.

“Iniciaram as manobras, desfibrilaram, reverteram a parada cardíaca. O atleta foi para o PS da Zona Leste, onde sofreu nova parada cardíaca, novamente revertida”, disse o médico André Andriolo, da Medical Line, especialista em atendimentos médicos em eventos esportivos. “Ele está estabilizado e vamos aguardar como o organismo reagirá”, explicou.