Três provas selvagens para correr no Quênia

Veja nossas dicas de três provas para curtir o interior e o visual do Quênia.

Uma das principais atrações do Quênia são suas reservas de preservação de espécies, onde em muitas delas podemos encontrar os Big Five – os cinco grandes mamíferos selvagens.

Crédito foto: Amazing Maasai Marathon & Paul Ark

O que muita gente não sabe é que é possível participar de provas em algumas destas reservas pelo interior do país, unindo o turismo em meio à natureza com a corrida em cenários inesquecíveis.

Confira a nossa sugestão de três provas pelo interior do Quênia:

SAFARICOM MARATHON – LEWA

http://www.lewa.org/support-lewa/safaricom-marathon/

Foto: @alisonmango – reprodução Instagram

Foto: @chibale_seven – reprodução Instagram

No dia 28 de junho de 2014 aconteceu a 15ª edição da Safaricom Marathon. Com a participação de 1.000 corredores de 20 países, a prova é, segundo a organização, uma das mais difíceis do mundo – porém, a recompensa vem com o cenário africano de tirar o fôlego.

A prova acontece dentro da Lewa Wildlife Conservancy, uma das principais reservas do Quênia, com excelente estrutura de hospedagem e safáris.

O evento oferece duas distâncias: a maratona e a meia maratona – sendo que os 21k são em equipe – podem ser realizados em times de 5 a 10 participantes. O percurso passa por terrenos de chão batido ao longo da reserva, pela savana, por margens de rios e por uma floresta de acácias antes de completar a prova no prédio central de Lewa.

A prova arrecada fundos para a preservação da vida selvagem. Ainda não há data definida para 2015.

Confira o vídeo da edição de 2014, feito pelo corredor Marco Morelli:

 

 .

AMAZING MAASAI MARATHON

http://amazingmaasaimarathon.com/

Crédito foto: Amazing Maasai Marathon

No dia 30 de agosto de 2014 acontecerá a Amazing Maasai Marathon, com duas opções de percurso: 42k ou 21k. A prova não acontece em uma reserva, mas na pequena cidade Maasai de Kimanjo – uma área remota, aos pés do Monte Quênia. Os Maasai são uma tribo que seguem preservando muitas de suas tradições e costumes no Quênia.

No trajeto, a prova conta com pontos de apoio a cada 5k/8k, com água e comida, mas a organização recomenda que os corredores levem também hidratação extra para os trechos sem apoio, além de outros alimentos como gel. Haverá o acompanhamento dos corredores com carros e motos, além de patrulha de equipe preparada para identificar os movimentos dos animais para garantir a segurança dos atletas.

Parte do valor arrecadado com as inscrições é destinado à educação de meninas da tribo Maasai.

Crédito foto: Amazing Maasai Marathon & Paul Ark

 

KENYA WILDLIFE MARATHON & HALF-MARATHON

http://www.kenyawildlifemarathon.com/

Em meio a uma área gigantesca de savanas, montanhas e lagos encontra-se o Taita Hills Wildlife Sanctuary, que recebe a Kenya Wildlife Marathon & Half Marathon, no dia 11 de outubro de 2014. A reserva conta com zebras, leões, elefantes entre outros grandes animais africanos, e fica localizada a uma altitude de 1.200m acima do nível do mar.

Com tempo limite de 8 horas, a prova disponibiliza pontos de apoio a cada 2,5km no percurso.