Aumento do IOF: dicas para quem vai correr no exterior

Uma notícia chegou de surpresa para quem vai viajar para o exterior: o aumento significativo do IOF para cartões pré-pagos, saques no exterior e cheques de viagem.

Na dia 27 de dezembro de 2013 uma notícia chegou de surpresa para quem vai viajar para o exterior: o aumento significativo do IOF para cartões pré-pagos, saques no exterior e cheques de viagem.

Até o dia 27/12, somente as compras no cartão de crédito tinham uma alíquota de 6,38% para compras internacionais. Agora, cartões pré-pagos (como o Visa Travel Money, por exemplo), saques no exterior e travelers cheques – que até então tinham IOF de apenas 0,38% – passaram também a ter tributação e 6,38%.

Ou seja, o que antes eram ótimas opções de compra de moeda estrangeira, agora não são tão boas assim. O IOF de 0,38% permanece apenas sobre a compra de moeda em espécie.

Qual forma escolher para viajar?

A gente recomenda levar sempre alguma quantidade em espécie para gastos que não podem ser feitos com cartão – porém, não recomendamos levar em sua viagem internacional grande quantidade de moeda em espécie, até porque não é a forma mais segura.

Entre o cartão pré-pago e o cartão de crédito, escolha o que for mais confortável para você: com o cartão pré-pago, você não precisa se preocupar com a cotação futura da moeda estrangeira, uma vez que ao carregar seu cartão pré-pago, você já sabe a cotação da moeda. Já compras com cartão de crédito no exterior podem valer a pena se você participa de algum programa de milhagens; porém, fica a preocupação com o fechamento da fatura, pois suas compras serão convertidas em reais de acordo com a cotação do dólar no dia do fechamento.

Mais informações no site do Ministério da Fazenda (http://www.fazenda.gov.br/)