Queniano vence a 7ª Meia das Cataratas e bate recorde da prova

A festa foi dos quenianos na 7ª Meia Maratona das Cataratas, neste domingo (26), dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

Foz do Iguaçu (PR)  – A festa foi dos quenianos na 7ª Meia Maratona das Cataratas, neste domingo (26), dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Mark Korir, que fez sua estreia na prova mais fascinante do calendário nacional, garantiu a vitória e ainda pode comemorar o novo recorde da corrida.


O atleta do Quênia completou a disputa em 1h01min21s. Ele foi seguido por seu conterrâneo Edwin Kipsang, em segundo (1h01min27s). Giovani dos Santos repetiu o feito de 2012 e novamente foi o melhor brasileiro na prova. Desta vez ele cruzou a linha de chegada em terceiro, mas baixou a própria marca e fez o percurso em 1h01min40s.

Entre as mulheres, o pelotão africano mostrou a que veio e não deu chance às atletas do Brasil. Nancy Jepkosgei Kipron, do Quênia, também estreante na Meia das Cataratas, foi a vencedora com 1h11min40s. Ela foi seguida pela tanzaniana Sara Ramadhani Makera (1h12min08s) e pela compatriota Leah Jeropitch (1h13min09s).

Confira os resultados completos da prova no site oficial

www.meiamaratonadascataratas.com.br/

A prova – Na manhã deste domingo, mais de 2.700 atletas coloriram o Parque Nacional do Iguaçu e puderam participar deste desafio fascinante de 21 km que une natureza e superação. A 7ª Meia Maratona das Cataratas teve novo horário de largada e alteração de data (de julho para maio). Desta forma os competidores puderam contar com um clima mais ameno e uma temperatura agradável durante todo o percurso. Os atletas tiveram de ficar com um olho na paisagem e outro nos concorrentes.

Foto: divulgação

O que se viu foi uma bela disputa entre Brasil e Quênia no pelotão de elite masculino. O brasileiro Giovani dos Santos impôs ritmo forte e andou boa parte da prova lado a lado com o grupo de africanos. O atleta de Minas Gerais até chegou a liderar a disputa, mas nos metros finais viu o estreante Mark Korir abrir uma distância pequena e vencer, com direito a quebra de recorde. Giovani administrou as passadas para cruzar em terceiro. O brasileiro Franck Caldeira, que voltou à prova depois de ficar fora em 2012, completou o pódio masculino com o quinto lugar (1h03min17s).

Mark Korir registrou seu nome na história da competição, superando marca de Ben Kiplimo Mutai (1h2min3s) registrada no ano passado. Mesmo tímido, comemorou a vitória. “Foi muito bom. Esta é minha primeira vez aqui e estou feliz por vencer, eu não esperava obter o recorde, o que me deixa muito feliz. Eu senti um pouco de dificuldade no percurso, com muito sobe e desce, mas gostei bastante da prova”, disse o queniano.

Foto: divulgação

Giovani dos Santos, melhor brasileiro na disputa, também ficou feliz, mesmo não conseguindo a vitória. “Não deu para vencer, o que foi uma pena. Mesmo assim estou muito feliz pelo resultado. Consegui baixar minha marca, que era meu objetivo, e fiz uma boa prova, andando sempre muito perto dos estrangeiros, e estou de novo no pódio. Tenho que continuar trabalhando, e uma hora a vitória virá”, contou o mineiro, que no dia 6 de junho participará do Troféu Brasil em São Paulo.

Mulheres – No pelotão feminino a história foi um pouco diferente. As africanas mostraram a que vieram e não deram chance para as brasileiras. As estrangeiras lideraram a prova de ponta a ponta, e as atletas do Brasil não conseguiram acompanhar o ritmo imposto pelo grupo africano.

O pódio da sétima edição do “Desafio mais Fascinante” foi tomado pelas representantes da África. A vitória em Foz do Iguaçu ficou com uma estreante na Meia Maratona, a queniana Nancy Kipron. Roselaine de Souza Silva foi a atleta do Brasil melhor colocada, em sexto lugar, com o tempo de 1h16min59s.

Foto: divulgação

Nancy elogiou a organização e disse que gostou muito do visual da prova. “Foi minha primeira vez na Meia Maratona das Cataratas. Achei lindo o lugar. Bem legal a prova e a organização. O clima estava muito bom, e foi uma grande corrida. Mas tive dificuldade em alguns momentos, especialmente nos trechos de subida e descida”, considerou a vencedora.

Chateada por ter ficado fora do pódio, Roselaine contou como foi o desafio da edição 2013 da prova. “Meu objetivo era subir no pódio e ser a melhor brasileira, porém senti as subidas. Tive certo desgaste porque esta é minha terceira competição seguida. Mas estou muito feliz por ser a melhor brasileira desta prova linda, com um cenário único”, afirmou.

Resultado 7ª Meia Maratona das Cataratas (5 primeiros)

Masculino:

1)    Mark Korir (Quênia), 1h01min21s
2)    Edwin Kipsang Rotich (Quênia), 1h01min27s
3)    Giovani dos Santos (Brasil), 1h01min40s
4)    Ismail Juma Gallet (Tanzânia), 1h02min44s
5)    Franck Caldeira (Brasil), 1h03min17s

Feminino:
1)    Nancy Jepkosgei Kipron (Quênia), 1h11min40s
2)    Sara Ramadhani Makera (Tanzânia), 1h12min08s
3)    Leah Jerotich (Quênia), 1h13min09s
4)    Maurine Kipchumba (Quênia), 1h15min29s
5)    Meseret Legese Biratu (Etiopia), 1h15min41s