Monte de Ombúes: reserva natural recebe etapa do Circuito Correr pelo Mundo

O Uruguai recebe a primeira etapa do Circuito Correr pelo Mundo 2013 – conheça os detalhes!

No caminho para o litoral do Uruguai, em direção a Punta del Este, uma placa chama a atenção: “Monte de los Ombúes”.

Entre Cabo Polonio e Aguas Dulces, no Departamento de Rocha, a aventura começa no km 270 da Ruta 10. Dali, você toma o barco pelo Arroio Valizas, um passeio de cerca de 30 minutos que já dá uma ideia das belezas do lugar.

É neste lugar tão lindo que o Circuito Correr pelo Mundo realiza sua primeira etapa internacional, para somente 150 corredores que poderão desfrutar de um circuito junto à natureza no Uruguai, em um país conhecido por suas belezas e povo hospitaleiro. A prova acontece no sábado de Páscoa, no dia 30 de março de 2013: perfeito para você unir duas paixões: corrida e viagem.

Em breve, divulgaremos informações sobre inscrições e percursos – fique ligado!

O passeio de barco para chegar na reserva…

…e a chegada no Rincón de los Olivera.

Ao chegar, junto à Laguna de Castillos, a área de 20km de extensão impressiona. A grande atração são os umbus, que dão o nome ao lugar – muitos têm mais de 500 anos. Normalmente, os umbus são árvores solitárias; mas ali é um dos poucos lugares no mundo onde os umbus ficam em pares, como se estivessem abraçados, e, entre eles, com espaços ocos enormes. Não deixe de entrar em seus troncos para ver como é a árvore por dentro.

    

Foto dentro de um umbú; ao lado, pássaro da região

As árvores que dão o nome ao local

A área, propriedade privada, pertence à família Olivera desde 1793 e os cuidados e atenção com o local são notáveis. Vale a visita para quem quer fugir do agito das praias uruguaias e curtir um dia entre a natureza. O espaço faz parte da área chamada Bañados del Este, considerada reserva da biosfera pela UNESCO.

No verão, as visitas guiadas são diárias; já no inverno, acontecem no final de semana ou mediante agendamento prévio.

Em breve, mais informações sobre a prova no site www.circuitocorrerpelomundo.com.br

Mais informações sobre o Monte de Ombúes no site do Rincón de los Olivera: http://www.montedeombues.com