Veja como foi a São Silvestre 2012

Novamente o Quênia dominou a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre. Veja os resultados!

São Paulo (SP) – Novamente o Quênia dominou a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre. Na 88ª edição, disputada na manhã desta segunda-feira (31), a vitória foi de Edwin Kipsang (44min04s), entre os homens, e no feminino de Maurine Kipchumba com 51min42s, garantiu o primeiro lugar.

Foto: Crédito: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação

Dos representantes brasileiros, Giovani dos Santos levou a melhor. Ele conquistou o quarto lugar e encerrou o ano esportivo de 2012 com uma vaga no pódio. No feminino, as competidoras do Continente Africano lideraram, garantindo as cinco posições no pódio. A melhor brasileira foi Tatiele de Carvalho, em sexto, que completou a prova em 54min10s.

Uma prova tradicional com uma novidade no horário contribuiu para a festa queniana nas ruas e avenidas da capital paulista. O clima mais ameno, na casa dos 23º com umidade relativa do ar em 76%, possibilitou uma disputa tranquila e bonita. Os mais de 25 mil corredores coloriram as ruas de São Paulo, em uma verdadeira consagração do esporte, que reuniu atletas de 30 países. Entre os homens, os brasileiros partiram para a dianteira no primeiro quilômetro da prova, mas em pouco tempo o grupo de africanos neutralizou qualquer reação dos corredores donos da casa. O ritmo forte foi mantido do começo ao fim, puxado principalmente por Mark Korir, Joseph Aperumoi e o próprio Edwin Kipsang.

Mais informações no site www.saosilvestre.com.br

Para o queniano, vencedor da prova, Edwin Kipsang, a vitória foi uma surpresa. Mas claro, ele ficou feliz com o resultado e com o prêmio de 50 mil reais. “Foi um percurso muito difícil, com muitas subidas o que não é meu forte. Mas eu tinha um bom ritmo e consegui vir forte, abrindo um pouco no final da prova. Estou muito feliz”, comemorou o vencedor da 88ª edição da São Silvestre. Kipsang, de 24 anos, já havia sido campeão da Corrida Eu Atleta 10k Rio, da etapa de Curitiba do Circuito Caixa e foi segundo na Meia Maratona do Paraguai.

Giovani dos Santos, mesmo com o quarto lugar, estava bastante contente. E comemorou por ter conseguido encerrar o ano com um lugar no pódio da mais tradicional corrida de rua do país. “Foi uma prova muito boa. O que dizer da São Silvestre, que é a corrida mais bonita do Brasil? Estou muito feliz com esse resultado. O quarto lugar entre 25 mil é muito bom. Esperava que a temperatura estivesse mais quente, e talvez isso me permitisse um melhor resultado. Mas estou feliz e agora é comemorar e já voltar a trabalhar para no ano que vem buscar a vitória”, considerou o mineiro, natural de Anatércia.

Na largada, as brasileiras até impuseram bom ritmo. Marily dos Santos e Larissa Quintão puxaram o pelotão. Mas perto dos 4 km o grupo formado pelas africanas encostou e ditou as passadas da competição. A partir daí, a liderança da prova ficou o tempo todo com as estrangeiras. Na subida da Brigadeiro Luiz Antônio, Maurine que já liderava, diminuiu o ritmo, mas isso não foi suficiente para lhe tirar a vitória.

A jovem de 24 anos foi responsável por completar a festa do Quênia. Maurine Kipchumba venceu a disputa, sua primeira conquista na mais tradicional corrida de rua do país. A atleta não esperava pela vitória, mas disse que o clima e o novo horário, ajudaram a subir no lugar mais alto do pódio.

“Achei que a prova foi muito boa. Estou feliz e não esperava vencer. O percurso foi bacana e o clima, a temperatura estavam agradáveis e tudo isso contribuiu para o resultado. Não achava que iria vencer, mas percebi logo no começo que estava me sentindo bem e fiz meu ritmo”, disse a campeã, que nesta temporada também venceu a Volta da Pampulha, prova do Circuito Caixa etapa Goiânia.

Tatiele de Carvalho ficou muito feliz por ser a melhor brasileira na 88ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre. Ela contou que esse era um de seus objetivos. “Hoje o dia é para comemorar. Minha meta, desde a largada era ser a primeira brasileira na disputa. Fico feliz por ter conseguido isso. Queria ter chegado no pódio, que pena que não deu, mas posso realmente comemorar. É uma emoção especial. Estou há quatro anos tentando isso (ser a melhor brasileira) e esse ano o resultado veio. Não é para qualquer uma chegar à frente de outras atletas fortes, como a Marily e a Maria Zeferina”, comentou emocionada a atleta de 23 anos, a representante da nova geração do atletismo brasileiro.Tatiele de Carvalho é campeã sul-americana e foi a segunda colocada na 10k Brasil nesta temporada, em São Paulo. Ela também foi a representante do país no Ibero Americano na Venezuela, onde venceu a disputa na distância de 10 mil km.

Resultados da 88ª São Silvestre:

Masculino
1) Edwin Kipsang (QUE), 44min05min
2) Joseph Aperumoi (QUE), 44min14seg
3) Mark Korir (QUE), 44min21seg
4) Giovani dos Santos (BRA), 44min51seg
5) Hafid Chani (MAR), 45min55seg
6) Najim El Qady (MAR), 46min34seg
7) Alphonce Simbu (TAN), 46min37seg
8 ) Ubiratan dos Santos (BRA),46min38seg
9) Ahmed Baday (MAR), 46min40seg
10) Paulo Roberto de Almeida Paula (BRA), 46min49seg

Feminino
1) Maurine Kipchumba (QUE), 51min42seg
2) Jackline Sakilu (TAN), 52min11seg
3) Rumokol Chepkanan ((QUE), 52min50seg
4) Fekede Negede (QUE), 53min36seg
5) Anastazia Ghamaa (TAN), 53min42seg
6) Tatiele de Carvalho (BRA), 54min10seg
7) Sueli Pereira da Silva (BRA), 54min19seg
8 ) Nancy Kipron (QUE), 54min41seg
9) Roselaine Silva (BRA), 55min09seg
10) Marizete dos Santos (BRA), 55min34seg

Cadeirante

Masculino

1) Jaciel Paulino (BRA), 46min01seg
2) Fernando Aranha Rocha (BRA), 50min21seg
3) Carlos Neves (BRA), 55min25seg

Feminino

1) Aline Rocha (BRA), 1g21min09seg
2) Gevelyn Almeida (BRA), 1h29min53seg
3) Angelina da Silva (BRA), 1h40min04seg

MBraga Comunicação