Preparativos para a Maratona e Meia de Amsterdã

Dicas de Amsterdã para quem vai participar da Maratona e da Meia Maratona da cidade, no dia 16 de outubro de 2011.

No próximo dia 16 de outubro acontece a Maratona e Meia Maratona de Amsterdã. Além das duas distâncias, ainda haverá prova de 8k.

A prova passa por locais fantásticos da cidade, como o Estádio Olímpico, o Vondelpark, o Rijksmuseum e o rio Amstel.

Em 2011, segundo o site oficial da prova, são 499 brasileiros inscritos no evento, um número muito significativo.

E, como sempre fazemos, compilamos uma série de dicas de Amsterdã e dicas em geral da prova aos participantes e algumas informações, confira:

PARTICIPANTES

Em 2011, serão 35.000 corredores de 81 países diferentes. Serão quase 500 brasileiros correndo pelas ruas de Amsterdã. Não vai correr em 2011? Com esse vídeo, vai ficar fácil convencê-lo a participar em 2012:

PREVISÃO DO TEMPO

Prepare-se para o frio no início da prova. A previsão do tempo para 16/10, vista em 13/10 é de dia ensolarado, com mínima de 3°C e máxima de 15°C.

Confira a previsão do tempo atualizada para Amsterdã no Canal do Tempo.

APP PARA IPHONE E ANDROID

Os corredores que tiverem iPhone ou aparelho com sistema Android poderão baixar um aplicativo com informações da prova e informações de corredores. Para baixar, é só fazer o download pelos links abaixo:

iPhone

Android

Já quem tem iPhone poderá baixar, gratuitamente, um app com dicas de viagem da cidade, facilitado pelo Turismo de Amsterdã. O app é em inglês – faça o download neste link.

AMSTERDÃ NO CELULAR

Para quem não tiver iPhone mas quiser saber o que está acontecendo em Amsterdã, acesse a versão mobile do site de turismo da cidade: http://m.iamsterdam.com/

MARATONA DE AMSTERDÃ NO FACEBOOK

A prova também está no Facebook: fica a dica para quem está na rede social e quer saber as últimas da prova: http://www.facebook.com/MarathonAmsterdam

EXPO

A expo acontecerá no Sporthallen Zuid (Burgerweeshuispad 54, 1076 EP Amsterdam). O local é um pouco afastado do centro da cidade (o local fica a cerca de 40min a pé do Museu Van Gogh, por exemplo), e fica próximo ao Estádio Olímpico. Veja no mapa (ponto azul), com o Vondelpark como referência:

Horários:

14 de outubro de 2011 – das 10h às 20h

15 de outubro de 2011 – das 9h às 19h

16 de outubro de 2011 – das 8h às 14h (segundo a organização, é possível retirar o kit da prova no dia do evento – se possível, evite essa alternativa!)

CHEGANDO PARA A PROVA

No dia da prova, haverá alteração de trânsito na cidade, o que significa alteração das rotas do transporte. Se precisar de transporte público para chegar ao local da largada, programe-se consultando o site da GVB (empresa de transporte público de Amsterdã).

PERCURSO

Neste link você encontrará um mapa bem completo, com todos os percursos. Para visualizar os mapas por distância, mas em menor escala, veja os links abaixo:

maratona

meia maratona

8k

CONHECENDO AMSTERDÃ

Leia as nossas dicas da cidade aqui no Correr pelo Mundo. Veja também o site oficial de turismo da cidade, com a programação de eventos e outras dicas bacanas.

PASSEIOS GUIADOS EM AMSTERDÃ

Para os corredores que curtem visitas guiadas, vale a pena participar das walking tours organizadas pela Amsterdam Tourism & Convention Board. Com duração média de 3,5h e com opção de idioma em inglês, são várias as opções de passeios pela cidade, por apenas €3 por pessoa! Você pode comprar seus tickets e conferir a programação em um dos escritórios de turismo da cidade.