Leipzig

Conheça Leipzig, a cidade que foi a primeira em organizar uma maratona na Alemanha.

Leipzig, no leste da Alemanha, foi a nossa terceira parada no circuito que fizemos entre a Alemanha, República Tcheca e França, no início do mês de agosto de 2011.

A cidade tem mais de 500 mil habitantes, com muitas ciclovias e área verde, excelente para a prática de esportes.

E logo ao chegar em Leipzig já se percebe como a prática esportiva é forte na cidade: é impressionante a quantidade de ciclistas pelas ruas (e por consequência redução no número de veículos). Além disso, a cidade foi a primeira na Alemanha a organizar uma maratona, em 5 de setembro de 1897.

A parte turística da cidade e o centro, ficam dentro de um “ring” (marcado no mapa acima), como em Viena.

Em poucas horas podemos passar por todas as agradáveis ruas do Zentrum e apreciar suas feirinhas de rua, lojas típicas e barzinhos, repletos de gente aproveitando o verão europeu.

Os mercados de rua, aliás, são sempre nossas recomendações aos corredores viajantes. Sempre com produtos fresquinhos, ainda contam com a gastronomia mais tradicional de cada lugar. Em Leipzig, eram várias as bancas que vendiam verdadeiras delícias e muita variedade de pães e bolos.

E chegamos lá bem no início do Classic Open, que, desde 1995, organiza concertos a céu aberto durante vários dias do verão na cidade. A estrutura estava montada na Marktplatz, e além dos concertos (que iam do clássico ao rock), ainda havia várias banquinhas de restaurantes e bares.

O Classic Open esperando para começar (crédito foto: Correr pelo Mundo)


Mercado a céu aberto (crédito foto: Correr pelo Mundo)

A cidade tem um calçadão, que inicia bem pertinho da Ópera da cidade, na Grimmaische Str., com muitas galerias, cafés, restaurantes e lojas. E dali é um bom ponto de partida para todas as atrações de Leizpig, como a Nikolaikirche, a prefeitura e a Thomaskirche (igreja onde Johann Sebastian Bach trabalhou como cantor).

Início do calçadão de Leipzig (crédito foto: Correr pelo Mundo)

A Thomaskirche (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Leipzig também foi palco de uma das principais manifestações populares para a reunificação alemã. 09 de outubro de 1989 ficou conhecido como o Dia da Revolução Pacífica — 70.000 pessoas foram às ruas da cidade, em paz, como forma de manifestação contra a violência do regime comunista. Dali, outras manifestações começaram pelo país — dias depois, 500.000 pessoas foram às ruas de Berlim.

Nos principais pontos relacionados à Revolução Pacífica existem placas explicando o que aconteceu em cada lugar, como o da foto abaixo, na praça em frente à Thomaskirche:

E à esquerda do Zentrum temos o Parque Clara Zetkin. Muito central, o parque tem, no total, 125 hectares, e é formado por quatro outros parques menores. É ali onde fica a Red Bull Arena, do time local e que serviu de sede para alguns jogos da Copa do Mundo de 2006. O Clara Zetkin é um parque muito bem cuidado e excelente para a prática de corrida, caminhada e bicicleta.

INFORMAÇÕES BÁSICAS

A parte central é de fácil acesso e localização para o viajante. E em Leipzig, utilizamos tanto o trem quanto o avião para chegar e sair da cidade.

De trem

Chegando da Estação Central de trens (Hauptbanhof), em quinze minutos de caminhada estamos no ring. Sugerimos ficar em algum hotel dentro desta área pela grande oferta hoteleira e atrações ao viajante.

A Estação Central de Leipzig é a maior da Europa; é bem organizada e tem um verdadeiro mundo lá dentro, com dezenas de lojas, restaurantes e até supermercados.

A Estação Central de Leipzig (crédito fotos: Correr pelo Mundo)

De avião

O aeroporto — Leipzig Halle — é muito organizado e bonito, com entrada de luz solar pelas laterais, como na foto abaixo, mas é um aeroporto pequeno. Achamos o atendimento em geral extremamente simpático, especialmente na área de segurança.

Aeroporto de Leipzig (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Para se chegar/sair do aeroporto, o meio mais fácil, em conta e rápido é o trem. A viagem leva apenas 14 minutos (com origem/destino na Estação Central), e o bilhete custa 3,80€ (em agosto/2011). As saídas são a cada hora – único ponto negativo.

.

Nossos especiais agradecimentos à AirBerlin e ao Escritório de Turismo de Leipzig, que tornaram essa viagem possível!