Dicas para a Meia de Buenos Aires

Vai correr a Meia Maratona de Buenos Aires? Então não perca nossas dicas!

Centenas de brasileiros tomarão as ruas de Buenos Aires para participar da meia maratona da cidade, que acontece no próximo dia 11 de setembro — a expectativa é de ter mais de 12.000 participantes.

Além dos 21k, recentemente foi divulgado que uma prova de 10k terá largada em conjunto com a meia.

Preparamos uma série de dicas para você aproveitar a prova e a cidade da melhor forma durante sua estadia na capital porteña.

E vamos ao que interessa!

A PROVA

As informações gerais da meia você encontra na página dedicada à prova, aqui no Correr pelo Mundo. Porém, nunca é demais lembrar alguns detalhes importantes:

Kit

O kit deverá ser retirado nos dias 9 (das 10h às 20h) e 10 (das 10h às 18h) de setembro de 2011, no Centro Municipal de Exposiciones de la Ciudad de Buenos Aires (J. E. Couture 2231 entre Vaz Ferreira e Av. Libres del Sur). Como referência, o corredor deve ir em direção ao cruzamento das avenidas Figueroa Alcorta e Pueyrredon.

Para chegar:

De metrô: descer na Estação Retiro (linha C)

De ônibus:

17 Facultad de Derecho-Microcentro-Constitución-Wilde.

67 Facultad de Derecho-Plaza Italia-Belgrano-Villa Martelli.

61 Constitución-Once-Retiro-Microcentro.

92 Retiro-Plaza Flores-Mataderos-Tapiales-9 de Abril.

62 Constitución-Microcentro-Retiro-Once-Constitución.

93 Avellaneda-Retiro-Plaza Italia-Chacarita-Munro.

130 Dársena Sur-Retiro-Pte. Saavedra-Munro-Boulogne.

124 Facultad de Derecho-Villa del Parque-Villa Rafo-Ciudadela.

110 Facultad de Derecho-Villa del Parque-Saavedra-Villa Martelli.

Para que o corredor viajante tenha uma noção de distância e referência, no mapa abaixo, o ponto vermelho é o local de largada da prova; o ponto azul é o local de entrega dos kits.

Previsão do tempo

Setembro é um mês com temperaturas muito agradáveis em Buenos Aires e com pouca chuva. A média das temperaturas para o mês costumam ficar nos 14°C — mas não deixe de conferir a previsão do tempo atualizada!

Chegando para a largada

Haverá cortes de trânsito em diversas ruas na cidade – por isso, fique atento na hora de se deslocar para a largada da meia. O cronograma de cortes de trânsito pode ser visto neste link.

Percurso

Em 2011, a prova está com novo percurso, que passará pelos pontos mais bonitos da cidade, que incluem os bairros de Palermo e Recoleta, com suas grandes áreas verdes, planetário e a Flor de Buenos Aires, e a região do centro, que passa pelo Teatro Colón, Obelisco e a Av. 9 de Julio e a Plaza de Mayo.

Para ver o mapa com o novo percurso para 2011, clique aqui.

Interação

Uma novidade da prova é a possibilidade de compartilhar seus resultados via redes sociais. Você pode compartilhar dados como performance (tempo, calorias, comparativo com alguma prova anterior), fazer dedicatórias de trechos da prova a pessoas queridas, ou mesmo desafiar outros corredores. Todas estas informações serão publicadas nas redes sociais que você escolher!

Esse envio de informações será possível pois cada corredor terá uma tag de identificação por radiofrequência descartável. O circuito terá sensores, que estarão conectados a um data center e que, por sua vez, transmitirão estes dados ao vivo.

O cadastro é fácil e pode ser realizado pelo site http://www.21kclaro.com.ar/

PÓS e PRÉ PROVA

Checklist

Imprima o checklist do Corredor Viajante, disponível aqui no Correr pelo Mundo. O checklist lhe ajudará a não esquecer de nada em sua mala. Afinal, você não quer chegar no dia da prova e se dar conta que esqueceu o relógio, ou outro item importante, não?

Chegando em Buenos Aires

Do Brasil, há voos que vão para os dois aeroportos de Buenos Aires: Ezeiza (mais distante) e Aeroparque (em Palermo). O Ricardo Freire, no site Viaje na Viagem, postou dicas de como chegar em Buenos Aires por estes dois aeroportos, com relação ao transfer e câmbio:

Chegando por Ezeiza: câmbio e transfer

Chegando pelo Aeroparque: câmbio e táxi

Gastronomia

Uma das coisas imperdíveis em Buenos Aires é a gastronomia. E é quase um pecado não desfrutá-la. Porém, alguns cuidados são necessários: afinal, você correrá uma meia maratona no domingo! Evite exageros e comer o que você não está habituado antes da prova.

Aqui, seguem uma série de dicas de bons restaurantes em Buenos Aires do nosso site preferido de gastronomia na cidade, o PlanetaJoy. Quem sabe o restaurante do seu jantar de massas — e o do almoço pós-prova — não está aqui?

– Os 10 melhores restaurantes em Buenos Aires

– 10 restaurantes simples, mas com ótima comida

– 10 pizzarias gourmet recomendadas (novas combinações de sabores, com massa fina)

– 11 bons restaurantes para comer massas

– Parrillas clássicas: 10 opções em Buenos Aires

– Os restaurantes italianos mais moderninhos de Buenos Aires

Abaixo seguem também algumas outras delícias para provar em Buenos Aires, também dicas do site PlanetaJoy:

– 5 lugares onde provar os Cake Pops, o novo objeto de desejo depois dos macarons e cupcakes

– As melhores sobremesas de chocolate de Buenos Aires e onde encontrá-las

E para quem quer aproveitar para levar produtos gourmet para casa, o site PlanetaJoy preparou uma lista de 17 produtos gourmet que podem ser encontrados a menos de 20 pesos argentinos nos supermercados.

Compras

Com o câmbio favorável, Buenos Aires ainda é uma excelente opção para compras, especialmente de material esportivo. Confira onde encontrar as lojas das principais marcas na cidade:

Nike (a rede ainda tem locais exclusivos para o público feminino, identificado como NW no mapa do link)

Adidas (com lojas de Adidas Originals e Adidas Performance)

Puma (incluindo Puma Outlet)

New Balance (aqui não inclui nenhuma loja exclusiva da marca, mas sim redes que possuem o produto)

Fila (aqui não inclui nenhuma loja exclusiva da marca, mas sim redes que possuem o produto)

Avia (endereços de locais próprios e venda em outras redes)

Outras lojas:

Dash Deportes (multi-marcas)

Sportline (multi-marcas)

Conhecendo a cidade

Além de conhecer Buenos Aires correndo, ainda dá pra conhecer de outras formas: de bicicleta (com passeios durante o dia e noturnos), de helicóptero e até de balão.

E para quem quiser fazer visitas guiadas gratuitas a pé na cidade, há a BA Free Tour. Por ser gratuito, eles recebem por gorjetas. Há visitas de segunda a sábado, às 11h, e o ponto de encontro é entre a Av. Rivadavia e rua Rodriguez Peña – os guias estarão com camisetas verdes. A visita passa por pontos como Obelisco, Plaza de Mayo, Casa Rosada, Av. Corrientes, Calle Florida, Catedral e Teatro Colón.

Leia também: o que ver em Buenos Aires