Viena – Diário de Viagem – Dia 3 – Maratona e Meia de Viena

Hoje foi o tão esperado dia da Maratona e da Meia de Viena. Os mais de 30.000 inscritos e os torcedores pelas ruas de Viena tinham muito a comemorar: a prova aconteceu com um lindo céu azul.

DIA 3 – 17 de abril de 2011

Hoje foi o tão esperado dia da Maratona e da Meia de Viena. Os mais de 30.000 inscritos e os milhares de torcedores pelas ruas de Viena tinham muito a comemorar: a prova aconteceu com um lindo céu azul, não havia vento e as temperaturas estavam agradáveis.

Aquecimento para a Maratona e Meia de Viena (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Antes da largada geral, às 8h58 largaram os corredores de elite para o desafio “Catch me if you can”, ou “Alcance me se for capaz”. O desafiado era nada mais nada menos que Haile Gebrselassie, que largou pontualmente às 9h, tendo dois minutos de desvantagem com relação aos seus competidores. Haile participou da meia maratona.

Chegada de Haile para a largada (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Haile, antes da largada (crédito vídeo: Correr pelo Mundo)

Detalhe da camiseta de Haile com o tempo do seu recorde: 2:03:59. Sensacional! (crédito foto: Correr pelo Mundo)

A largada geral foi tranquila e ocorreu segundos após a saída de Haile – o destaque ficou para as músicas da saída da prova, todas clássicas, justificando a temática da corrida, “Run Vienna, enjoy classic”.

Houve postos de hidratação a cada 5km — havia também postos com isotônico e frutas. A organização merece ser mencionada: havia pessoal da prova em todo o percurso, sendo que a grande maioria falava inglês, o que facilitava muito ao pedir alguma informação.

A presença do público torcedor foi massiva pelas ruas da cidade, distribuindo muito apoio aos corredores e deixando o evento ainda mais bonito. O bacana também é que se via no rosto dos corredores a alegria de participar do evento: muitos corriam com um enorme sorriso no rosto!

Corredores passando pelo Edifício da Secessão de Viena, entre os kms 11 e 12 (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Pelotão de elite, e, logo depois, Haile, por volta do km 10 da prova (crédito vídeo: Correr pelo Mundo)

O percurso da prova passou por lindos lugares da cidade, como o Prater, Karlplatz, Museumsquartier… em todo o percurso, se notava a grande presença de verde, o que reduziu a sensação de calor, já que não havia uma nuvem no céu. E a chegada foi na fantástica Praça dos Herois, com direito a tapete vermelho para os corredores!

Corredores chegando na Praça dos Herois (crédito foto: Correr pelo Mundo)

Vídeo da chegada (crédito vídeo: Correr pelo Mundo)

Depois da chegada, houve uma super estrutura com muito espaço para os corredores em um lugar fantástico ao lado da Heldenplatz – depois da prova, todos receberam uma sacola com bebidas e lanche.

Sobre o desafio, Haile venceu a meia maratona com o tempo de 60:18. Já a Maratona masculina teve John Kiprotich, do Quênia, como vencedor, com o tempo de 2:08:29, e no feminino a vencedora foi a etíope Fate Tola, com o tempo de 2:26:21.

Em resumo, uma prova fascinante, com organização impecável e vistas perfeitas para o corredor viajante. Vale muito a viagem para a próxima edição da prova!

LEIA TAMBÉM:

Diário de Viagem – Viena – Dia 1

Diário de Viagem – Viena – Dia 2