Em junho deste ano, corremos a Nike We Run Buenos Aires 21k – uma das provas mais espetaculares do calendário da América do Sul e, para ela, a Nike nos enviou alguns produtos para teste, incluindo o Nike Pegasus 31.
O modelo foi escolhido justamente pelo seu perfil para médias e longas distâncias, pois o objetivo era utilizá-lo na meia maratona. Esta foi a primeira vez que utilizamos o Nike Pegasus – não conhecíamos as versões anteriores.
Para corredores de pisada neutra e supinada, o Pegasus, em sua 31ª versão, contou com a ajuda de nada menos que Mo Farah para fazer com que o calçado fosse mais rápido.
Utilizamos o modelo em diversas situações, por cerca de 120k no total, até o momento: treinos de velocidade, rodagens curtas e longões, e além disso, corremos com ele em duas provas: uma de 5k e a We Run Buenos Aires 21k. Em todas as situações, o tênis se mostrou extremamente confortável – um de seus destaques – além de sua leveza e ótima resposta no amortecimento.
Quanto ao conforto, o modelo veste perfeitamente o pé e fica ajustado, sem ser apertado – como de costume, sempre utilizamos tênis de corrida com um número maior do que costumamos utilizar. O acabamento interno também é de ótima qualidade – não se percebem costuras ou tecidos que causam atrito; a sensação é de calçar meias mesmo, e os pés ficam muito bem acomodados, com uma sensação de acolchoamento.
O cabedal é ventilado, e segundo a Nike, foi criado com menos camadas também para auxiliar na leveza do calçado. O modelo feminino (tamanho 37) pesa 243 gramas, enquanto que o masculino (tamanho 40) pesa 312 gramas. O design, por conta do cabedal, também é diferenciado, oferecendo um visual bacana ao modelo, que sempre conta com muita variedade nas cores.
O amortecimento é Nike Zoom Air, sob o calcanhar. Segundo a marca, o Zoom Air foi concebido para responder de forma eficiente e sair rapidamente do chão. Essa reação inigualável decorre do uso de fibras elásticas firmemente esticadas e tecidas dentro de cada unidade Nike Air pressurizada. Na hora do impacto, as fibras elásticas do Zoom Air liberam sua tensão, e então voltam rapidamente ao seu estado original, gerando uma propulsão rápida e reativa.
O solado waffle, feito em borracha, garante a tração nos diversos terrenos – o modelo foi testado em terreno de terra batida, grama e asfalto, e ofereceu segurança na corrida.
Durante a meia maratona, o amortecimento do modelo se mostrou extremamente eficaz – e fez seu trabalho muito bem combinado à leveza do Pegasus 31, garantindo uma ótima resposta a cada passada – diferentemente de outros modelos que se tornam pesadíssimos justamente por causa do amortecimento. O Nike Pegasus definitivamente entrou na lista de nossos modelos preferidos!
O preço sugerido do modelo é de R$449,00. Mas como a Nike já lançou a versão 32 do Pegasus, é possível encontrar o modelo por até R$299,00 no site da Nike – uma ótima oportunidade de aproveitar a redução de preço nesta versão que testamos.