A meia maratona brasileira do vinho tem a sua sommelier. Ana Gorini da Veiga, vencedora das três edições anteriores da CAIXA Wine Run no Vale dos Vinhedos, conquistou o tetracampeonato neste sábado (23). A gaúcha cruzou a linha de chegada com 15 minutos de vantagem sobre a segunda colocada. Na prova masculina, o “predestinado” Jones Daniel Porsche foi o campeão.
Foto: Gilmar Mendes
A prova teve um novo percurso este ano, com largada às 9 horas no grupo Suvalan Suco de Uva, na Via Trento, passando pela Rota das Cantinas Históricas e o Vale Aurora, revelando aos competidores um lado mais rústico da região vinícola na Serra Gaúcha. “Foi o percurso mais desafiador de todos os anos, mas também o mais deslumbrante”, ressaltou Ana Gorini da Veiga, que conta com o patrocínio da Rio Sol.
A quarta vitória da professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) teve um sabor de superação. Ana sofreu uma lesão nas panturrilhas uma semana antes da prova, durante um treino, e não teve o desempenho que esperava. “Foi uma competição dura. Corri mal, mas corri com garra e fiz o que pude. E a organização da prova foi impecável.”
Predestinado – O gaúcho Jones Daniel Porsche fez jus ao sobrenome e dominou a CAIXA Wine Run no Vale dos Vinhedos, na prova masculina. “O percurso foi sofrido. Uma legítima prova de montanha, com 700 metros de ganho de elevação”, definiu Jones. Largamos na faixa dos 450 m de altitude, tivemos uma descida de 4,5 km e depois 4 km de subidas fortes. O restante da prova foi de ondulações até a chegada, que foi a 540 m de altitude. Consegui abrir uma boa distância do segundo colocado até o km 13 e apenas administrei até o final”.
A cerimônia de premiação deste ano contou com um toque a mais de beleza e tradição. Os vencedores receberam seus prêmios das mãos da rainha e das princesas do Vale dos Vinhedos, eleitas para a corte 2015/2016 na região.
Consagração – Com um formato inspirado em competições na Espanha, República Checa, Argentina e Estados Unidos, a CAIXA Wine Run chegou à sua quarta edição no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, com um número recorde de 1.500 participantes, de 17 Estados brasileiros e também da Argentina, Uruguai e Chile.
“Mais uma vez São Pedro ajudou e o dia foi incrível em Bento Gonçalves, enquanto chovia no resto do Rio Grande do Sul”, comemorou Christian Burgos, da Revista Adega, organizadora da prova ao lado da Zenith Marketing. “Os comentários são muito positivos com relação à organização e à fartura do evento. Dizem que não tem nenhum pós-corrida melhor que este no Brasil.” Os competidores que cruzavam a linha de chegada eram recepcionados com um buffet de água, frutas, massas quentes, cookies, suco de uva e espumante à vontade, para confraternizar com familiares e amigos.
Foto: Christian Burgos/Revista Adega
Foto: Christian Burgos/Revista Adega
Celebração da cultura do vinho – Além da prova de 21 km, a CAIXA Wine Run oferece várias atrações que promovem uma completa imersão na cultura do vinho, tudo com uma pitada de tradição gaúcha. Na sexta-feira (22), os atletas participaram de um jantar de massas regado a música e dança típicas do Sul do País. Visitas guiadas às vinícolas e até um passeio de Maria Fumaça pelas belas paisagens do Vale dos Vinhedos também fizeram parte da programação.
Neste ano, a CAIXA Wine Run também integra o calendário do Dia do Vinho, comemorado todo primeiro domingo de junho, levando os conceitos de saúde e bem-estar do esporte à celebração da cultura vitivinícola. O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS).
Resultados – 21 km individual
Masculino:
1. Jones Daniel Porsche – 1h36min54
2. João Carlos de Almeida – 1h39min04
3. Jorge Inar Damascena Paim – 1h40min15
Feminino:
1. Ana Gorini da Veira (Rio Sol) – 1h45min51
2. Priscila Moraes – 2h00min00
3. Ivani Peterle – 2h03min42
Mais informações no site oficial, www.winerun.com.br, e na fanpage da CAIXA Wine Run