Cerca de 3.700 atletas participaram da terceira edição da Golden Four ASICS na Capital Federal, que aconteceu neste domingo, com largada às 7h da Praça do Buriti. A etapa serviu para coroar os campeões de 2013, já que a prova de Brasília é sempre a última do ano.
Foto: divulgação ASICS
O percurso, que passou pelos principais cartões postais da cidade, mais uma vez agradou e ajudou grande parte dos corredores a saírem de lá com recorde pessoal nos 21k.
Mas o destaque do dia ficou mesmo por conta da quebra de recorde na elite feminina, com 1h11min28s, da queniana Jackline Juma Sakilu, que cravou o melhor tempo na história da Golden Four ASICS entre as mulheres.
“Entrei na prova achando que estava bem. A ideia desde o começo era tentar abrir ao máximo das adversárias, para administrar o ritmo depois. Os quilômetros foram passando e eu estava me sentindo bem, então comecei a puxar o ritmo, e deu no que deu”, falou a queniana, que abriu mais de seis minutos de diferença para a segunda colocada, a veterana Marizete Moreira dos Santos. Larissa Marcelle Moreira Quintão chegou em terceiro, seguida de perto pela também queniana Malakwen Jepkogei. Adriana Luz, a Mirim cruzou a linha de chegada na quinta colocação e completou o pódio da elite feminina.
No masculino, também deu Quênia no lugar mais alto do pódio. Jacob Kiprotich apertou no início para garantir a vitória, com 1h04min51s, em segundo lugar ficou Antonio Wilson de Sousa Lima, seguido de perto por José Roberto Pereira de Jesus. Domingos Nonato da Silva e Rafael Santos de Novais chegaram na quarta e quinta colocações e completaram o pódio.
Entre os amadores, além da já esperada quebra dos recordes pessoais, o destaque ficou para a quebra de recordes nos TOP 100, que este ano fechou perto da casa de 1h25min30s para o tempo bruto.
“Este ano fiquei de fora do TOP 100, mas saio daqui com novo recorde pessoal na distância. O nível está cada vez mais forte nesta prova. Ano que vem estarei de volta”, disse o consultor financeiro da cidade de Assis, SP Marcelo Marques, 36, que cravou 1h26min09s.
Além das longas retas largas e planas de asfalto, o percurso com as obras do arquiteto Oscar Niemeyer também encantava os participantes por onde passavam.
” O melhor desta etapa é que o percurso é desafiador, e não acontece em uma época tão quente do ano. O visual é muito bonito, fora que observar as obras do Niemeyer durante o percurso já faz valer a viagem. Outro diferencial que só vemos em Brasília, é que corremos o tempo todo em ruas largas, assim quem corre mais para o fundo, não fica sofrendo com as ultrapassagens”, disse o treinador Wanderlei Oliveira (foto), 54, que correu todas as etapas durante os três anos de vida da Golden Four ASICS, e que hoje cravou o melhor tempo do ano nos 21k, com 1h40′.
Os resultados completos da Golden Four ASICS Brasília estão disponíveis no link http://suacorrida.com.br/timefinisher/G4A/
Com a passagem desta etapa, Brasília encerrou o calendário 2013 dos 21k da ASICS, que retorna no mês de abril de 2014, com a etapa do Rio de Janeiro (datas a serem confirmadas). O anúncio das novas datas deve acontecer em dezembro. Para saber mais, acesse www.asics.com.br/golden4asics
Confira os resultados da elite masculina e feminina e dos três primeiros amadores de cada categoria:
Feminino
1 – Jakline Juma Sakilu (Quênia) 1h11min28s
2 – Marizete Moreira dos Santos 1h17min49s
3 – Larissa Marcelle Quintão 1h18min20s
4 – Malakwen Jepkogei (Quênia) 1h18min50s
5 – Adriana Luz (ASICS) 1h19min29s
Masculino
1 – Jacob Kiprotich (Quênia) 1h04min51s
2 – Antonio Wilson de Lima 1h05min22s
3 – José Roberto de Jesus 1h05min27s
4 – Domingos Nonato da Silva 1h05min41s
5 – Rafael Santos de Novais 1h06min12s
Amador feminino
1- Joice Pereira dos Santos 1h24min43s
2 – Daiane Aguiar Barros 1h27min09s
3 – Isabel Ohata 1h27min34s
Amador masculino
1 – Raimundo Nonato Aguiar 1h07min36s
2 – Cleiser Alves dos Santos 1h11min22s
3 – Gil Paulo dos Santos 1h11min54s