Veja como foi a Golden Four ASICS Brasília 2013

Cerca de 3.700 atletas participaram da terceira edição da Golden Four ASICS na Capital Federal neste domingo.

Cerca de 3.700 atletas participaram da terceira edição da Golden Four ASICS na Capital Federal, que aconteceu neste domingo, com largada às 7h da Praça do Buriti. A etapa serviu para coroar os campeões de 2013, já que a prova de Brasília é sempre a última do ano.

Foto: divulgação ASICS

O percurso, que passou pelos principais cartões postais da cidade, mais uma vez agradou e ajudou grande parte dos corredores a saírem de lá com recorde pessoal nos 21k.

Mas o destaque do dia ficou mesmo por conta da quebra de recorde na elite feminina, com 1h11min28s, da queniana Jackline Juma Sakilu, que cravou o melhor tempo na história da Golden Four ASICS entre as mulheres.

“Entrei na prova achando que estava bem. A ideia desde o começo era tentar abrir ao máximo das adversárias, para administrar o ritmo depois. Os quilômetros foram passando e eu estava me sentindo bem, então comecei a puxar o ritmo, e deu no que deu”, falou a queniana, que abriu mais de seis minutos de diferença para a segunda colocada, a veterana Marizete Moreira dos Santos. Larissa Marcelle Moreira Quintão chegou em terceiro, seguida de perto pela também queniana Malakwen Jepkogei. Adriana Luz, a Mirim cruzou a linha de chegada na quinta colocação e completou o pódio da elite feminina.

No masculino, também deu Quênia no lugar mais alto do pódio. Jacob Kiprotich apertou no início para garantir a vitória, com 1h04min51s, em segundo lugar ficou Antonio Wilson de Sousa Lima, seguido de perto por José Roberto Pereira de Jesus. Domingos Nonato da Silva e Rafael Santos de Novais chegaram na quarta e quinta colocações e completaram o pódio.

Entre os amadores, além da já esperada quebra dos recordes pessoais, o destaque ficou para a quebra de recordes nos TOP 100, que este ano fechou perto da casa de 1h25min30s para o tempo bruto.

“Este ano fiquei de fora do TOP 100, mas saio daqui com novo recorde pessoal na distância. O nível está cada vez mais forte nesta prova. Ano que vem estarei de volta”, disse o consultor financeiro da cidade de Assis, SP Marcelo Marques, 36, que cravou 1h26min09s.

Além das longas retas largas e planas de asfalto, o percurso com as obras do arquiteto Oscar Niemeyer também encantava os participantes por onde passavam.

Confira a galeria de fotos do evento neste link.

” O melhor desta etapa é que o percurso é desafiador, e não acontece em uma época tão quente do ano. O visual é muito bonito, fora que observar as obras do Niemeyer durante o percurso já faz valer a viagem. Outro diferencial que só vemos em Brasília, é que corremos o tempo todo em ruas largas, assim quem corre mais para o fundo, não fica sofrendo com as ultrapassagens”, disse o treinador Wanderlei Oliveira (foto), 54, que correu todas as etapas durante os três anos de vida da Golden Four ASICS, e que hoje cravou o melhor tempo do ano nos 21k, com 1h40′.

Os resultados completos da Golden Four ASICS Brasília estão disponíveis no link http://suacorrida.com.br/timefinisher/G4A/

Com a passagem desta etapa, Brasília encerrou o calendário 2013 dos 21k da ASICS, que retorna no mês de abril de 2014, com a etapa do Rio de Janeiro (datas a serem confirmadas). O anúncio das novas datas deve acontecer em dezembro. Para saber mais, acesse www.asics.com.br/golden4asics

Confira os resultados da elite masculina e feminina e dos três primeiros amadores de cada categoria:

Feminino

1 – Jakline Juma Sakilu (Quênia) 1h11min28s
2 – Marizete Moreira dos Santos 1h17min49s
3 – Larissa Marcelle Quintão 1h18min20s
4 – Malakwen Jepkogei (Quênia) 1h18min50s
5 – Adriana Luz (ASICS) 1h19min29s

Masculino

1 – Jacob Kiprotich (Quênia) 1h04min51s
2 – Antonio Wilson de Lima 1h05min22s
3 – José Roberto de Jesus 1h05min27s
4 – Domingos Nonato da Silva 1h05min41s
5 – Rafael Santos de Novais 1h06min12s

Amador feminino

1- Joice Pereira dos Santos 1h24min43s
2 – Daiane Aguiar Barros 1h27min09s
3 – Isabel Ohata 1h27min34s

Amador masculino

1 – Raimundo Nonato Aguiar 1h07min36s
2 – Cleiser Alves dos Santos 1h11min22s
3 – Gil Paulo dos Santos 1h11min54s