Sob a bênção do Redentor, o mineiro Giovani dos Santos, da equipe Pé de Vento/Caixa, foi o grande vencedor da segunda Corrida do Cristo, realizada neste domingo, em trajeto no Parque Nacional da Tijuca, que terminou aos pés da estátua símbolo do Brasil e uma das maravilhas do mundo moderno. No feminino a vitória ficou com Jéssica Ladeira, também da Pé de Vento/Caixa e bicampeã da prova.
Foto: Marco Antônio Teixeira / MPIX
Prevista para ser disputada com 16 km, a Corrida do Cristo teve de reduzir seu percurso para 11,5km, por causa da queda de uma árvore na altura da Cascatinha, na parte que passava por dentro da Floresta da Tijuca. A árvore caiu sobre a fiação e derrubou um poste, obrigando a mudança de última hora.
Nada que diminuísse a emoção de quem conseguiu passar pelas Paineiras no limite estabelecido para poder percorrer os últimos três quilômetros da prova, que levavam ao Cristo. Um dos nomes mais fortes das provas de rua atualmente, Giovani dos Santos nunca subira ao Cristo em toda sua vida:
“Não poderia ter melhor maneira de conhecer o Cristo. Correndo e ainda vencendo uma prova dura e doída como essa. Para mim que sou cristão, subir ao pódio aos pés da estátua do Cristo foi uma grande emoção”, disse o vencedor.
Foto: Marco Antônio Teixeira / MPIX
Jéssica, por sua vez, sentiu a mesma emoção de Giovani no ano passado, na sua primeira vitória:
“Estou muito feliz de começar minha carreira de adulto com uma vitória. Consegui um bom começo de prova e depois controlei a distância com tranqüilidade”, disse Jéssica.
No alto do pódio, os vencedores seguraram uma grande faixa dando boas-vindas ao Papa Francisco, já entrando no clima da Jornada Mundial da Juventude.
Apesar da correria por causas das mudanças de última hora, Luiz Niemeyer, organizador da prova ao lado do ex-corredor Robson Caetano, estava muito satisfeito.
Foto: Fernando Maia / MPIX
“Foi uma correria, tivemos de refazer as marcações do percurso, mudar os pontos de hidratação, mas a resposta dos corredores foi muito legal. E isso que importa para nós. Essa prova é para os corredores”, disse Niemeyer.
A prova teve um grande crescimento em relação ao ano passado. Na primeira edição, foram pouco mais de 600 corredores. Desta vez, a Corrida do Cristo contou com 1017 inscritos. Porém, nem todos tiveram o privilégio de correr até o Cristo. Por questões logísticas, apenas quem passasse pelo portal das Paineiras até 9h30m poderia encarar o desafio mais pesados da última subida. E 550 pessoas conseguiram.
Foto: Marco Antônio Teixeira / MPIX
RESULTADOS
Corrida do Cristo
Masculino
1º)Giovani dos Santos – 38min07s
2º)Altobeli Santos – 38min32s
3º)Alexandre Pereira– 43min28s
4º)Lázaro Romero de Sá – 44min53s
5º)Welinto Casius de Oliveira – 45min49s
Corrida do Cristo
Feminino
1º)Jéssica Ladeira – 49min53s
2º)Tálita Wenbling – 54min48s
3º)Francilene Araújo – 56min03s
4º)Ana Carolina Figueiredo – 59min47s
5º)Paola Odi – 1h1min18s