CUIDADOS AOS CORREDORES VIAJANTES!
por Denise Entrudo, nutricionista
Os amantes das corridas de rua estão desbravando cada vez mais o Brasil e o mundo, a fim de realizarem rústicas, meia maratonas e maratonas. Entretanto, os cuidados do corredor devem ser muitos quando estiver organizando a viagem. E aqueles referentes a alimentação não podem diminuir.
Existem regras básicas que o atleta deve saber, como selecionar bons restaurantes e saber o cardápio. Saber reconhecer a gordura nos preparos dos alimentos e é importante controlar a quantidade da porção. Abaixo coloco algumas dicas que você precisa saber ao planejar a sua viagem esportiva.
PREPARO DAS MALAS
Separe todos os itens que você vai utilizar na prova: roupas, acessórios e os suplementos. Dependendo da prova, vai ser importante ingerir o gel de carboidrato para evitar a fadiga. Procure levar o gel que você já está acostumado, a mesma marca e sabor. Em provas de aventura ou em ultramaratonas, os atletas são obrigados a apresentar um kit antes de iniciar a prova. Portanto, faça um check list para não se esquecer de nada.
AVIÃO ou CARRO
Converse com o seu nutricionista para elaborar opções de alimentos que você pode incluir na sua bagagem de mão. Em viagens de avião, procure opções de refeições com o menor teor de gorduras. E se estiver na estrada, não escolher alimentos com calorias vazias, como biscoitos recheados, refrigerantes, balas, chicletes e frituras. É necessário ter em mãos: barras de frutas, cereais, energéticas ou protéicas; saquinhos de frutas oleaginosas, como castanha de caju, castanha do pará, amêndoas, nozes e etc. ou saches de cookies integrais.
HOTEL ou RESTAURANTES
Os restaurantes que ofereçam comidas caseiras são as melhores opções. O dia que antecede o evento esportivo não é o melhor momento de inovar na refeição, pois isso pode levar a alguns problemas gastrointestinais. Isso pode acontecer pela diferença de temperos ou misturas de ingredientes.
Na hora de escolher o prato, procure preparações que contenham mais carboidratos. As melhores pedidas são as massas, risotos, batatas, purês, arroz, aipim/mandioca. É preciso evitar preparações com gorduras, portanto evite: molhos de queijos, branco e gratinado. Inclua os grãos como milho, grão de bico ou ervilha, pois eles contem boas quantidades de carboidratos também. Consumir a sucos de frutas sem açúcar ou frutas de sobremesa ou ao longo do dia.
HIDRATAÇÃO
A hidratação é um fator determinante para o bom desempenho na corrida. O atleta deve se hidratar muito bem durante a viagem e nos dias que antecedem o evento esportivo. Estude o percurso da corrida e mesmo tendo vários pontos de hidratação, leve um dinheiro no bolso do calção, caso falte água em alguns postos. Muitos acreditam que isso é difícil de acontecer, entretanto já tivemos algumas provas de nível internacional que isso ocorreu.
Pessoal, espero que tenham gostado bastante das dicas. No meu próximo artigo, colocarei mais dicas para você organizar melhor a sua viagem esportiva.
Nutricionista Denise Entrudo – CRN2 10043
Especialista em Nutrição Esportiva e Treinamento Físico – UNISINOS
Membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva