Volta Internacional da Pampulha será o próximo destaque do calendário

O desafio serão os 17,8 km em torno da Lagoa da Pampulha, um dos pontos turísticos de Belo Horizonte (MG).

A 19ª Volta Internacional da Pampulha será a principal atração do calendário nacional de corridas de rua nesta semana.

Foto: Sergio Shibuya / MBraga Comunicação

Uma das mais tradicionais e importantes provas do país, ela acontecerá no próximo domingo, dia 3 de dezembro, reunindo alguns dos melhores atletas do Brasil e destaques do exterior. O desafio serão os 17,8 km em torno da Lagoa da Pampulha, um dos pontos turísticos de Belo Horizonte (MG). Trata-se também do grande e último evento antes da Corrida Internacional de São Silvestre e, por isso mesmo, importante nesta fase final de preparação.

A programação de largadas começará a partir das 7h43, com a categoria Cadeirante, na Avenida Otacílio Negrão e Lima – Praça Iemanjá. A Elite feminino largará às 7h45, enquanto Elite masculino, Pelotão Premium, Atleta com Deficiência e Pelotão Geral começarão às 8h.

Com as inscrições para a disputa encerradas bem antes do prazo, o próximo passo será a entrega de kits, feita juntamente com a entrega do chip cortesia, que acontecerá nos dias 1º de dezembro, das 9h às 20h, e no dia 2 de dezembro, das 9h às 18h, no Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão, Av. Antônio Abrahão Caran, 1001 – bairro São José – Belo Horizonte – MG. Não haverá entrega de kit de participação no dia do evento e nem após o término do mesmo.

Alguns detalhes deverão ser observados na retirada do kit. Para o próprio atleta retirar o kit é necessário apresentar o Documento de Identidade com foto original (RG ou Carteira de Motorista). Já para terceiros, deverão ser apresentadas uma autorização do atleta inscrito no evento, que deverá conter os dados do participante, os dados do terceiro e o nome do evento e que ficará retida na retirada do kit (Modelo da Autorização está no regulamento da prova Item 14 Letra d); cópia simples do documento do atleta; e Documento de Identidade original com foto (RG ou Carteira de Habilitação) ou passaporte do terceiro.

Vale ressaltar que a prova oferecerá infraestrutura (apoio médico, acessos, hidratação, lanches etc.) para o número oficial de inscritos. Portanto, não serão disponibilizados recursos extras para atletas que não estejam inscritos oficialmente (“pipocas”).

A prova

A Volta Internacional da Pampulha é sempre uma atração para os corredores, sejam eles profissionais ou amadores. Com percurso rápido e técnico, tem reunido número significativo de participantes, todos em busca de um lugar de destaque na competição. Há ainda o prazer de participar de um evento com um percurso agradável percorrendo uma das regiões mais belas da capital mineira. Uma das atrações do traçado é a catedral projetada pelo mestre Oscar Niemayer.

O Brasil tem se destacado nos últimos anos, especialmente no masculino. O mineiro Giovani dos Santos venceu nada menos que as cinco edições realizadas recentemente e, certamente, será mais uma atração neste ano. No feminino, a paranaense Joziane Cardoso venceu em 2014, acabando com a hegemonia das estrangeiras, e foi vice no ano passado, sendo sempre uma esperança brasileira na disputa.

Mais informações no site www.voltadapampulha.com.br