Maratona do Rio: conheça os números grandiosos do evento

Este ano 29 mil pessoas, entre eles mais de mil estrangeiros, correrão em um cenário que coloca a prova no topo do ranking das mais lindas do mundo.

Dentro de dois meses, a Cidade Maravilhosa receberá uma multidão de atletas para participar da Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro. Este ano 29 mil pessoas, entre eles mais de mil estrangeiros, correrão em um cenário que coloca a prova no topo do ranking das mais lindas do mundo.

Foto: Thiago Diz

Para atender o grande número de participantes, a organização montará uma complexa operação que exemplifica a grandeza do evento e o impacto positivo na capital carioca. Em 2015, o evento movimentou cerca de 200 milhões de reais  na economia da cidade.

Outros números comprovam a magnitude da Maratona do Rio – edição 2016 são: mais de 500 mil copos de água, 210 mil frutas, 35 mil pacotes de biscoito, 2500 staffs, 230 profissionais de saúde e quase 200 ônibus para transporte dos inscritos.

“Trabalhamos o ano inteiro para organizar a Maratona do Rio. Um evento desse porte envolve diferentes esferas como Prefeitura, Governo, Secretaria de Esportes, CET Rio, etc. Temos que causar o mínimo impacto no trânsito, organizar a passagem de 29 mil pessoas pelas ruas da cidade, além de desmontar o percurso logo após o término da prova. Só para a montagem usamos mais de 7.500 grades e 4.000 cones. São diversas reuniões e uma grande equipe para definir toda a estratégia de operação e logística”, explica João Traven, Sócio-diretor da Spiridon Promoções & Eventos, organizadora da Maratona do Rio ao lado da Dream Factory.

A prova de 42 km terá largada às 7h30 na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, passando pelas praias do Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e chegando no Aterro do Flamengo. A largada da Meia Maratona – 21 km, será às 6h45 na Praia do Pepê, Barra da Tijuca, e a da Olympikus Family Run – 6 km, acontece às 8h no Aterro do Flamengo, na altura da Rua Cruz Lima. Todas as chegadas acontecem no Aterro do Flamengo, entre as Ruas Tucumã e Cruz e Lima.

“As inscrições esgotaram seis meses antes da realização do evento. É muito gratificante ver o interesse das pessoas e a escolha dos corredores em participar das provas da Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro. Acreditamos que esta procura acontece pois cuidamos de cada detalhe, dos materiais que oferecemos aos nossos atletas às parcerias que buscamos para aumentar ainda mais a sensação de dever cumprido após a prova. O nosso foco principal é a experiência do corredor”, afirma Luiz Paulo Moura, Diretor de Propriedades Esportivas da Dream Factory.

Para a organização, o crescimento de participantes no evento não vai parar em 2016. “Nos últimos anos, tivemos um crescimento de participantes que ultrapassa os 30. Saltamos de 22 mil (2013) para 29 mil corredores (2016) nas três provas que compõe a Maratona do Rio (6km, 21km e 42km). Ainda temos espaço para crescer, mas isso tem que ser feito aos poucos. Vale destacar que esse aumento segue o que nós disponibilizamos em nosso planejamento, pois o evento envolve uma grande logística e investimento”, explica Carlos Sampaio, Sócio-diretor da Spiridon Promoções & Eventos.

Estrutura da Maratona do Rio

Hidratação

·         500 mil copos d’ água

·         +150 mil sacos de isotônico Gatorade

Alimentação

·         seis toneladas de massa/macarrão – entregues com o kit dos participantes

·         35 mil pacotes de biscoito

·         + 210 mil frutas distribuídas na largada e chegada

Estrutura

·         22 toneladas de tecidos utilizados para camisas e outros materiais

·         + 7.000 m² de lonas para tendas

·         7.500 grades

·         4.000 cones

·         2.500 staffs = staffs + órgãos públicos + motoristas ônibus

·         + 230 ônibus para transporte até a largada

·         10 mil metros quadrados de área construída nas 03 arenas (Recreio, Barra e Aterro)

·         300.000 unidades de material gráfico

·         1 tonelada de plásticos (saco para guarda-volumes)

Equipe Médica

·         150 pessoas entre médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, socorristas, farmacêuticos, auxiliares e motociclistas socorristas

·         80 massoterapeutas

Largadas da Maratona do Rio

·           Domingo – 29 de maio

·           Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro – 42km – 7h30 – elite masculina e público geral

Largada na Praça Tim Maia, Pontal, Recreio

·           Meia Maratona da cidade do Rio de Janeiro – 21km – 6h45 – elite masculina e geral

Largada na Av. Lucio Costa, altura do Pepê, Praia da Barra da Tijuca

·           Olympikus Family Run – 6km – 8h

Largada no Aterro do Flamengo, altura da Rua Cruz Lima e da Praça Cuautéhmoque

·           Todas as chegadas acontecem no Aterro do Flamengo

A Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro 2016 é realizada e organizada pela Spiridon Promoções & Eventos e pela Dream Factory, com patrocínio master CAIXA e Governo Federal, patrocínio oficial Olympikus, Gatorade, Skol Ultra, Piraquê, Light, Secretaria de Esporte e Lazer e Juventude do Governo do Rio de Janeiro, e Apoio Minalba, e Prefeitura do Rio de Janeiro.

Entrega dos kits da Maratona do Rio e Expo Rio Run:

Data: 26, 27 e 28 de maio

Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro

Mais informações no site oficial do evento: www.maratonadorio.com.br