São Silvestre 2015: favoritos vencem em São Paulo

Stanley Biwott (Quênia), campeão da Maratona de Nova York neste ano, e Ymer Ayalew (Etiópia), bicampeã, venceram na manhã desta quinta.

Sem surpresas, mas muito emocionante. Dessa forma a Corrida Internacional de São Silvestre completou sua 91ª edição. Na manhã desta terça-feira, dia 31 de dezembro, a tradicional competição marcou o encerramento no ano esportivo nacional mais uma vez com vitórias estrangeiras.

Foto: Gazeta Press

No masculino, que teve uma prova bem equilibrada, o queniano Stanley Biwott, campeão de Maratona de Nova York 2015, completou os 15 km com o tempo de 44min31seg, confirmando seu favoritismo. O segundo lugar foi de Leul Aleme, da Etiópia, com 44min34seg, ficando seu compatriota, Feyisa Lilesa em terceiro, com 44min38seg. Giovani dos Santos, do Brasil, garantiu o quinto lugar, com 44min58seg, sendo o único atleta nacional entre os dez mais bem colocados.

No feminino a disputa foi também acirrada, e a etíope Ymer Ayalew cumpriu sua promessa e garantiu o tricampeonato com a marca de 54min01seg. O segundo lugar ficou com a queniana Delvine Meringor, 54min03seg, enquanto o terceiro foi da tanzaniana Failuna Matanga, com 54min11seg. O Brasil garantiu dois lugares no pódio deste ano: Sueli Pereira, com o quarto lugar, 54min15seg, e Joziane Cardoso, com o quinto, 54min22seg. Ao todo, 30 mil atletas, de 37 países, participaram do evento, o mais importante do gênero da América Latina.

A prova masculina, como era esperado, foi dominada pela estrangeiros. Stanley e os demais africanos brigaram pela ponta da prova e, faltando cerca de 1,5 km para a linha de chegada, nenhum brasileiro estava no pelotão da ponta. Stanley e Leul fizeram um duelo à parte, que terminou com a vitória do queniano, que no currículo tem nada menos que o título da Maratona Internacional de São Paulo, em 2012.

“Hoje foi uma grande vitória para mim. Foi difícil por ter competidores muito fortes, especialmente da Etiópia e do Brasil. Estou muito feliz por vencer  e agradeço a todos. Lembro que ganhei a Maratona de São Paulo e agora ganhar a São Silvestre é muito gratificante”, declarou o campeão.

Com relação ao próximo ano, ele destacou os treinos. “E em 2016 pretendo treinar bastante para as próximas provas. Já falando sobre Jogos Olímpicos, a seletiva de maratona no Quênia é muito difícil, mas vou tentar, só não sei se vou conseguir. Ficaria honrado de representar o Quênia”, finalizou.

Giovani, que chegou a cair para o sétimo lugar, recuperou-se para repetir o quinto lugar dos dois últimos anos. Foi também, mais uma vez foi o melhor brasileiro na São Silvestre. “Como sempre, foi uma prova difícil. Mas eu sou como cachorro, não largo o osso fácil”, brincou. “Fiz o que pude, sou brasileiro, sou guerreiro e não vou desistir até subir ao lugar mais alto do pódio. Estou muito feliz com meu resultado, com minha colocação. Sabemos que competimos com atletas de altos níveis, por isso estou muito feliz com meu resultado, ficamos muito feliz só de estar no pódio, trabalho muito para isso”, completou.

Sobre o próximo ano, o brasileiro destacou que a meta será os Jogos Olímpicos do Rio. “Meu grande foco para o próximo ano são as Olimpíadas. O importante agora é conseguir o índice e representar bem o Brasil nos jogos do Rio Janeiro, seja na maratona ou nos 10 mil”, finalizou.

Feminino

A vitória de Ymer Ayalew no feminino confirmou o bom momento da corredora. Mas a terceira conquista no Brasil (2008/2014/2015) não foi fácil, pois a briga pelo título apresentou uma boa briga entre as atletas. “Primeiro gostaria de agradecer a hospitalidade do Brasil e do pessoal da corrida. Eu sempre corro para ganhar, sempre dou o meu melhor”, afirmou a ganhadora, sempre esbanjando confiança.

Mas o destaque da prova, para alegria dos brasileiros, foi o bom desempenho de Sueli e Joziane, que sempre estiveram coladas nas estrangeiras. Sueli, que tem 38 anos, alcançou o quarto lugar do pódio, seguida de Joziane,  que fez tanto esforço no final da prova que, quando cruzou a linha de chegada, passou mal e teve que ser levada de maca para atendimento médico.

“Estou muito feliz. Vou comemorar também com todos da minha cidade, que sempre me assistem. Não é fácil correr com as africanas, mas consegui o quarto lugar. Sempre estou correndo com eles e é normalmente é no final que elas fazem a diferença. Agradeço muito a todos que me ajudaram”, declarou, bastante emocionada, Sueli Pereira da Silva.

“Eu e a Joziane estamos sempre tentando melhorar a cada ano que passa. Agora vou descansar e depois voltar aos treinos e correr fora do país e melhorar minha marca. Vou para a Itália, na cidade de Pádua, para tentar o índice olímpico na maratona”,  destacou.

Joziane também era só alegria na coletiva de Imprensa. “A primeira pessoa para quem liguei foi meu marido, que me acompanha nesta profissão e me dá muito apoio. Agora ele está pulando de alegria e me contou que a transmissão foi incrível, muito emocionante. O pódio é um lugar que muita gente almeja estar, sonhei minha vida toda em estar nele e agora sinto como se estivesse sonhando mesmo.  Na chegada, eu já não tinha mais força, parecia que eu estava flutuando, mas deu tudo certo, dei o meu máximo”, explicou.

A atleta comentou a estratégia deste ano. “A cada ano batalhamos mais e mais. No ano passado, tive uma estratégia que não deu muito certo. Esse ano ajustei algumas coisas e o resultado foi positivo. Estamos conseguindo brigar com as africanas em igualdade de condições. Estou muito feliz, estamos fechando o ano muito bem, com chave de ouro”, disse a quinta colocada, que tentará o índice para as Olimpíadas nas provas dos 5 e 10 mil metros.

Resultados de 2015

Masculino
1) Stanley Biwott (Quênia), 44min31seg
2) Leul Aleme (Etiópia),44min34seg
3) Feyssa Lilesa (Etiópia), 44min38seg
4) Edwin Rotich  (Quênia), 44min41seg
5) Giovani dos Santos (Brasil), 44min58seg
6) Dickson Cheruiyot (Quênia), 45min00seg
7) Fabiano Sulle (Tanzânia), 45min18seg
8 ) Dawit Admasu (Etiópia), 45min19seg
9) William Kibor (Quênia), 45min46seg
10) Joseph Panga (Tanzânia), 46min00seg

Feminino
1) Ymer Ayalew (Etiópia), 54min01seg
2) Delvine Meringor (Quênia), 54min03seg
3) Failuna Matanga (Tanzânia), 54min11seg
4) Sueli Pereira da Silva (Brasil), 54min15seg
5) Joziane Cardoso (Brasil), 54min22seg
6) Caroline Komen (Quênia), 54min23seg
7) Natalia Sulle (Tanzânia), 54min25seg
8 ) Gladys Kemboi (Quênia), 54min32seg
9) Maurine Kipchumba (Quênia), 54min40seg
10) Tatiele de Carvalho (Brasil), 54min43seg

Cadeirante

Masculino
1) Heitor Mariano dos Santos (Brasil), 50min54seg
2) Jaciel Paulino (Brasil), 53min25seg

Feminino
1) Aline Rocha (Brasil), 47min47seg

Os resultados completos estão disponíveis no site www.saosilvestre.com.br