A cidade mais alemã do país recebe o Circuito Sesc de Caminhadas e Corridas 2015

Blumenau, em Santa Catarina, é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais das raízes germânicas, presentes por todas as partes.

Que tal correr pelas ruas da mais alemã das cidades brasileiras? Blumenau, em Santa Catarina, é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais das raízes germânicas, presentes por todas as partes: na arquitetura, com os lindos casarios em estilo enxaimel e prédios coloniais que valorizam suas origens; na culinária típica; e nas festas e festivais regionais baseados na cultura dos imigrantes, como a famosa Oktoberfest, maior festa alemã das Américas, realizada tradicionalmente em outubro, no Parque Vila Germânica. A cidade, recebe no dia 19 de julho, às 8h30, a etapa temática do Circuito Sesc de Caminhadas e Corridas.

Com um percurso rural desafiante, com belas paisagens naturais, no bairro mais antigo e germânico de Blumenau, a etapa contará com corridas de 7 e 10 km e revezamento (2 x 5 km), será na Vila Itoupava (a 21 km do Centro, e com fácil acesso para quem vem de outras regiões do Estado, através da SC 470), o que promove entre os comerciários e comunidade, a prática de atividade física com diferentes níveis de dificuldades, além de promover aos atletas uma experiência inesquecível com a cultura alemã, já que a programação da arena bem-estar, traz exposição de produtos coloniais e cervejas artesanais; música e intervenções artísticas da cultura alemã durante o percurso; palco com apresentações de danças típicas alemãs; demonstração e vivência de jogos culturais germânicos; e presença da rainha e princesas da Oktoberfest.

As inscrições estão abertas até terça-feira (14/07), que antecede a etapa, somente pelo site http://www.sesc-sc.com.br/circuito.

ETAPA TEMÁTICA CIRCUITO SESC DE CAMINHADAS E CORRIDAS – BLUMENAU

Data: 19/07/2015

Local: Vila Itoupava – Blumenau (em frente Sociedade Recreativa Desportiva Serrinha: Rua Hermann Hein, 87)

Horário Largada: 8h30

Informações: (47) 3322-5261 ou (48) 3251-4843

INSCRIÇÕES
R$ 15,00 – comerciários, dependentes de comerciários e idosos com o Cartão Cliente Sesc

R$ 30,00 – comunidade (público em geral)

ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES

Data: 14/07/2015 (terça-feira)

Caso tenha interesse em conhecer ainda mais a cultura, a história e as belezas naturais do município, destacamos alguns passeios:

Centro Histórico: O roteiro inicia na Ponte Aldo Pereira de Andrade (Ponte de Ferro), passa por todos os prédios antigos e contemporâneos da Rua XV de Novembro, e termina na curva do Rio Itajaí Açu, junto ao antigo Paço Municipal e sede da administração no período colonial.

Parques ecológicos e trilhas: entre as várias opções, vale conhecer o Parque Spitzkopf, localizado a 14 km do centro da cidade, com 5 milhões de m² de Mata Atlântica, cachoeiras, chalés com acomodações e mirante de onde se avista, em dias de céu claro, até o litoral; e o Parque Ecológico Artex, maior parque particular do Brasil, com 52 milhões de m² de Mata Atlântica, trilhas e estradas, distante 21 km do centro, com belas paisagens, e rica fauna e flora.

Roteiro de Turismo Industrial: indústrias que abrem suas portas aos visitantes e mostram os processos produtivos. São visitas que contemplam a cultura e história das empresas têxteis, de cristais, de reciclagem, de cachaça, de transformadores e de iluminárias, que podem ser agendadas diretamente com as empresas, variando conforme a disponibilidade. Clique para mais informações.

Atrativos Culturais: destacam-se o Museu de Arte de Blumenau, o Kunstgarten (Jardim das Artes), a Fundação Cultural, o Museu da Família Colonial, a Cervejaria Biergarten, o Museu da Cerveja, o Museu da Água, o Monumento aos Imigrantes, o Museu do Cristal (Glass Park), entre outros. Também possui inúmeras cervejarias artesanais abertas à visitação e bares que servem o chopp da casa o ano inteiro.

Dica de evento: Neste mês, de 10 a 19/07, no Parque Vila Germânica, acontece a 22ª Festitália, festival gastronômico e cultural, no qual as maiores atrações são os pratos típicos nacionais e internacionais. Clique para mais informações.