Veja como foi a etapa Salvador do Circuito Caixa 2015

Joziane Cardoso venceu no feminino, enquanto o queniano Edwin Kibet faturou a liderança na elite masculina.

Nem a chuva forte do início da manhã impediu Joziane Cardoso de conquistar sua segunda vitória no Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, neste domingo (28), na capital baiana. A paranaense confirmou o favoritismo e cruzou a linha de chegada com 35min52, à frente da tanzaniana Failuna Matanga, com 36min15. Entre os homens, vitória do queniano Edwin Kibet, com 30min47, 12 segundos à frente do baiano José Nilson de Jesus.

Foto: Luiz Doro / adorofoto

Para a líder feminina, Joziane Cardozo, melhor do que saber que estava entre as favoritas, foi confirmar o favoritismo, visto por ela com muita responsabilidade. “A prova foi bacana porque larguei forte, consegui me destacar e, mais uma vez, pontuar na frente no ranking nacional”, declarou a paranaense. Em grande fase desde 2014, quando conquistou a Meia Maratona do Rio e a Volta da Pampulha e foi a melhor brasileira na São Silvestre, Joziane venceu também a etapa de Goiânia do Brazil Run Series/Circuito CAIXA. E defenderá o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto/2015, nos 10.000m, em julho.

Na disputa masculina, o grande destaque foi da Bahia. José Nilson de Jesus repetiu o resultado de 2013, com o vice-campeonato da etapa baiana. Mas, desta vez, o segundo lugar veio com gosto de vitória, já que ele cruzou a linha de chegada apenas 12 segundos atrás do bicampeão da São Silvestre, Edwin Kibet.

Nascido em Ribeira do Pombal, na Bahia, José Nilson de Jesus mudou-se para Sergipe ainda aos 11 anos, para trabalhar num sítio. Hoje, é orientado por Gilmário Madureira, técnico também da maratonista olímpica Marily dos Santos. “Ele correu muito, hoje e fez um grande resultado. Estou muito feliz”, comemorou Gilmário. O fundista ainda superou um ídolo local, o hexacampeão brasileiro Giomar Pereira, que ficou com o quinto lugar.

Muita chuva – Apesar das nuvens escuras e chuva intermitente, a disputa seguiu animada entre os líderes do ranking brasileiro de corrida de rua, os destaques do atletismo africano e mais de 2.000 amadores, ao longo dos percursos de 5 km e 10 km, em plena Orla Marítima, na Avenida Otávio Mangabeira. De acordo com Hélio Takai, diretor da HT Sports, agência organizadora do evento, “a competição mostrou o espírito esportivo do público baiano, que levantou cedo, compareceu e não arredou o pé da prova, apesar de muita chuva”.

O clima de satisfação também reinou entre os competidores. Durante o aquecimento, o aposentado Everaldo Pereira dos Santos esbanjava empolgação para a prova, pois já é participante de corridas desde o ano de 1972. Ostentando um chapéu de palha, no clima da festa de São Pedro que será comemorada na segunda-feira (29), Kleber Pitangueira também mostrou empolgação. Ultramaratonista com 20 anos de corrida no currículo, Kleber recupera-se de um problema no joelho, mas participou desta etapa do Circuito CAIXA, em Salvador, “para manter o hábito de competir e rever velhos amigos”.

Pegada do Bem – Os baianos também deram um show de solidariedade. Mais de 100 pares de tênis foram doados pelos participantes da prova para a campanha Pegada do Bem. Os calçados arrecadados beneficiarão o Projeto Bahia Terra da Velocidade que trabalha no treinamento e preparação atlética de 20 jovens e adolescentes carentes com idades entre 7 e 18 anos, moradores do bairro de Itapuan, na orla de Salvador.

De acordo com o coordenador da entidade, Edson Pinheiro, “a campanha é maravilhosa e chegou na hora certa”. Com as doações será possível ajudar mais jovens a começar no atletismo, pois muitos deixam de participar de provas por não ter um par de tênis. “Hoje mesmo, eu emprestei o meu tênis para que um jovem do nosso Projeto pudesse correr”, revelou Edson, emocionado.

Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney/2000 e ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro/2007, com a equipe de revezamento 4×100 m do Brasil, Vicente Lenílson foi o padrinho da etapa de Salvador do Brazil Run Series/Circuito CAIXA e acompanhou de perto as doações. Vicente também considera a campanha muito importante e útil, lembrando que, quando começou a correr, também não tinha tênis e recebeu um doado. “É muito difícil correr, imagine sem tênis”, disse ele, apelando para que mais doações sejam feitas por todo o País.

Resultados

Elite masculina
1. Edwiin Kiprop Kibet (Luasa Sports/CAIXA) – 30min47
2. Jose Nilson de Jesus (Cruzeiro EC) – 30min59
3. Saidi Juma Makula (Luasa Sports/CAIXA) – 31min01
4. Wellington Bezerra da Silva – 31min05
5. Giomar Pereira da Silva – 31min 16

Elite feminina
1. Joziane da Silva Cardozo (Pé de Vento/CAIXA) – 35min52
2. Failuna Abdi Matanga (Luasa Sports/CAIXA) – 36min15
3. Graciete Moreira Carneiro Santana – 37min46
4. Conceição de Maria Carvalho Oliveira (CAIXA/Mizuno/Oakley/Total Nutrition/Gel Gu) – 38min01
5. Maria Regina Santos Seguins (Luasa Sports/CAIXA) – 38min40

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois de Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6) e Salvador (28/6), a competição vai a Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8), Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10), Brasília (8/11), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.

A competição é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Salvador, conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, Água Mineral Indaía e Citrus, além da supervisão técnica da CBAt e Federação Baiana de Atletismo.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br