Campeões de 2014 dão dicas para encarar a Mizuno Uphill Marathon

Roberto Tadao, o Dum, e Letícia Saltori apontam as principais dificuldades de uma das provas mais desafiadoras do mundo.

Estratégia, boa alimentação e muita hidratação. São esses os três pilares que ajudaram o carioca Roberto Tadao, o Dum, e a paranaense Letícia Saltori a vencer a Mizuno Uphill Marathon em 2014. A prova, que neste ano chega à terceira edição e será disputada no dia 1º de agosto, na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, é uma das mais difíceis do mundo, terminando a 1.418 metros de altitude.

Foto: Manuel Martins

Os dois atletas devem estar presentes na edição de 2015, que terá como novidade a largada às 16h30 e chegada prevista para o período noturno, com a serra iluminada. Dum está se recuperando de uma fratura por stress no tornozelo, enquanto Letícia está conciliando sua agenda em razão de uma competição no exterior.

“Na véspera da corrida, fui checar o percurso. Quando vi a subida nos quilômetros finais, pensei: se chegar aqui cansado, não subo. Por isso, me poupei no começo da prova. Nos postos de apoio eu via que a diferença para o primeiro colocado era entre 1m30s e 2 minutos. Eu sabia que poderia tirar essa diferença. Mais do que outras, essa é uma prova de paciência, a subida é muito travada”.

Dum alerta também sobre a necessidade de se hidratar e de se alimentar corretamente durante a prova. “Eu me abasteci em todos os postos. A prova é muito estratégica, se não tiver um plano de hidratação, você paga”, alerta. Na parte de alimentação, ele consome entre 200 e 300 calorias de carboidrato em gel por hora.

Letícia, por sua vez, lembra que o fato de ter disputado um circuito de montanhas em 2014 e estar acostumada a provas de rua foi fundamental para a vitória, porque a prova acaba mesclando os dois estilos. E alerta também para a ansiedade em relação à subida: “É preciso controlar a emoção porque a maioria já larga pensando que a subida é logo no começo. Mas o percurso tem até algumas descidas nos primeiros 25 quilômetros”.

Em relação ao frio, que neste ano deve ser intenso, Letícia largou em 2014 com uma segunda pele e outra blusa por cima. Por isso, chegou a passar calor no começo da prova, já que a temperatura estava amena. Mas lembra que a grande dificuldade foi o vento, que a fazia inclusive perder a passada. Para este ano, deve correr também de calça, que por causa dos bolsos ajuda a carregar gel de suplementação.

Já Dum deve recorrer à segunda pele e, de acordo com a previsão, sugere uma corta-vento, especialmente para os atletas que não vão para a Serra do Rio Rastro com o objetivo de vencer a prova e devem demorar mais de 4 horas para chegar.

O percurso da edição de 2015 será o mesmo das provas passadas, com 42,195 km: largada na cidade de Treviso, em Santa Catarina, passagem por Lauro Müller e chegada em Bom Jardim da Serra, a 1.418 metros de altitude. O tempo limite para completar a prova permanece em 6 horas.

A Expo será realizada em dois dias, na sexta (31 de julho), das 14h às 22h, e no sábado (1º de agosto), das 9h às 16h, no ginásio Clovis Bernardini, em Treviso. Já a estrutura da chegada será num espaço exclusivo, com segurança, climatização e proteção contra o vento e chuva, além de cenografia.

Mais informações sobre a Mizuno Uphill Marathon no site oficial do evento.