Às margens do Velho Chico, no sertão pernambucano de Lagoa Grande, o oásis formado pelos parreirais que produzem o único vinho dos trópicos servirá de cenário para a CAIXA Wine Run. A competição chega à sua terceira edição na região, em 6 de setembro, misturando o desafio de uma corrida off road, paisagens deslumbrantes e a tradição do cultivo da uva, tudo com um tempero de cultura nordestina.
Foto: Anizio Lopes/Foco Radical
Como no ano passado, a CAIXA Wine Run será inteiramente realizada dentro da vitivinícola Santa Maria, produtora dos vinhos Rio Sol, únicos no mundo cultivados na latitude 8 Sul. O percurso de 10 milhas, todo em terra batida, passa pelos parreirais e outras paisagens deslumbrantes da fazenda que puderam ser vistas na minissérie global Amores Roubados. O calor nordestino é compensado pelo sistema de irrigação mantido na fazenda e a brisa que vem do rio São Francisco.
Além de enfrentar o desafio da corrida, o prazer de degustar um vinho especial ganha o reforço das tradições nordestinas. O evento engloba uma séries de atrações antes e depois da corrida, como palestras, jantar de massas, visita guiada às vinícolas, um passeio no famoso Vapor do Vinho e até uma Festa do Espumante. Na arena de chegada, os atletas serão recebidos com uma mesa repleta de pratos típicos como espetinhos de carnes de bode e queijo coalho, bolos e outras delícias.
As inscrições já estão abertas no site oficial do evento, www.winerun.com.br. Os primeiros 400 atletas a confirmarem presença pagam uma taxa de R$ 60. A partir do segundo lote, a taxa passa a ser de R$ 75. É possível escolher entre a disputa individual das 10 milhas ou em duplas.
A CAIXA Wine Run
Inspirada num conceito já consolidado nos Estados Unidos e na Europa, a CAIXA Wine Run mapeou as principais regiões vinícolas do Brasil, aliando o prazer de correr e ao de degustar os melhores vinhos e visitar novos destinos turísticos. Consagrou-se em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, onde realizou quatro edições. Em 2013, estreou no Vale do São Francisco, segundo maior polo produtor de vinhos no Brasil, como a maior corrida de Casa Nova, na Bahia.
A competição chegou a Lagoa Grande no ano passado, levando competidores de dez Estados brasileiros ao sertão pernambucano, incluindo fundistas de elite como Edson Amaro, do Cruzeiro, e Giomar Pereira. O sucesso no Sul e no Nordeste colocou a CAIXA Wine Run entre as dez melhores corridas brasileiras para quem alia o esporte ao turismo.
Agenda da CAIXA Wine Run no Vale do São Francisco:
05 de Setembro (sábado)
15hs às 21hs – Entrega do Kit para os atletas no Quality Hotel (Petrolina);
Passeios – Tour guiado nas vinícolas da região e Vapor do Vinho (vendidos separadamente);
18hs às 20hs – Palestras temáticas sobre Suco de Uva, Vinho e Saúde
07 de Setembro (domingo)
Traslado – Ônibus gratuito de Petrolina para local do evento;
Largada, 8 horas – Vitivinícola Santa Maria – Fazenda Planaltino, Rodovia PE-574, km 8, Estrada da Uva e do Vinho, Lagoa Grande
Arena de chegada – “Receptivo Lagoa Grande”, com área de alimentação e hidratação, comidas regionais, frutas e Festa do Espumante (degustação)
Cerimônia de Premiação
Traslado – Ônibus gratuito de volta para Petrolina
Com realização da Zenith Marketing e da Revista Adega, a CAIXA Wine Run tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, co-patrocínio da Montreal Turismo, e a Salomon como marca oficial. Também conta com o apoio das vinícolas Rio Sol e Miolo.
Mais informações no site oficial, www.winerun.com.br e na fanpage da CAIXA Wine Run