Veja como foi o Circuito Caixa Uberlândia 2015

A prova noturna, disputada neste sábado (30) à noite no Parque do Sabiá, abriu a temporada 2015 da competição levando ao Triângulo Mineiro um dos pelotões de elite mais fortes dos últimos anos.

Em noite dominada pelos africanos, presentes na disputa com dez fundistas, Sueli Pereira brilhou como a única brasileira no pódio do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, em Uberlândia, ficando em quarto lugar. Os quenianos Edwing Kipsang Rotich e Nancy Kiprop foram os vencedores. A prova noturna, disputada neste sábado (30) à noite no Parque do Sabiá, abriu a temporada 2015 da competição levando ao Triângulo Mineiro um dos pelotões de elite mais fortes dos últimos anos, com 57 atletas no total.

Foto: Daniel Ramalho/adorofoto

O pelotão feminino foi o primeiro a largar, às 19 horas. O horário, alterado em função do jogo de futebol entre o Uberlândia Esporte Clube e o América Futebol Clube, também no Parque do Sabiá, não permitiu a tradicional largada ao pôr do sol. Em compensação, a temperatura em torno dos 21 graus foi perfeita para a disputa. Sueli Pereira, da equipe mineira do Cruzeiro, foi a única a conseguir manter o ritmo das africanas. Mas, vinda de uma maratona, o cansaço acumulado acabou falando mais alto no final da prova, quando foi superada por duas atletas.

“Aqui em Uberlândia, com essa temperatura, aliada a um terreno bem plano, o ritmo da prova ficou muito mais rápido do que o esperado. Mas foi um bom resultado. Gostei do meu ritmo e agora é olhar para as próximas provas”, apontou Sueli, goiana de Jataí. A queniana Nancy Kiprop, campeã dos 10 Km Tribuna FM, em Santos, não teve dificuldades para vencer a prova mineira, com 33min44.

Domínio africano entre os homens – Os africanos dominaram os cinco primeiros lugares da prova masculina. Já conhecido dos brasileiros, o queniano Edwin Kipsang Rotich venceu com tranquilidade e completou os 10 km em Uberlândia, com 29min08. O melhor atleta brasileiro apareceu na sexta colocação. Paulo Alves dos Santos, de 38 anos, mostrou que ainda pode produzir bons resultados. “Foi uma prova com um ritmo muito forte. Na parte final, acabei sentindo um pouco esse ritmo, mas foi um bom resultado. Ainda existem muitas etapas e o resultado aqui em Uberlândia me motivará para a temporada que está por vir”, destacou Paulo.

A diversão dos amadores – Muitos são os corredores de elite que trazem força e disciplina para a prova. Mas isso não afastou as milhares de pessoas que também participaram do evento, mesmo sem terem níveis técnicos, alegrando e dando um novo colorido à disputa. A corrida noturna contou com cerca de 2.300 amadores, que chegaram cedo ao Parque do Sabiá para pegar os chips de cronometragem e se preparar mentalmente para o desafio. Após completarem os percursos de 5 km e 10 km, um grande grupo ficou esperando a premiação das faixas etárias.

O tenista de cadeira de rodas Fábio Bernardes, mais conhecido como Fabinho, aproveitou o Circuito Caixa para manter o ritmo de treinamento. Número 1 no ranking nacional e quarto no internacional, na categoria juvenil de Tênis em Cadeira de Rodas, o atleta chamou a atenção na etapa uberlandense do Circuito Caixa.

“Já participo há dois anos desta prova, e é uma boa maneira de manter meu ritmo de treinos. Continuo focado na minha modalidade, mas poder vir aqui e me divertir é uma oportunidade muito boa, pois a prova tem uma ótima estrutura. O fato de ser noturna não atrapalha em nada, já conheço bem o caminho”. E ele mostrou mesmo conhecer os caminhos do Parque do Sabiá, ao concluir a prova com apenas 27min07.

Troféu para a Equipe Danilo Faria – Danilo Faria, coordenador da equipe que leva o seu nome, teve mais um motivo para comemorar neste sábado (30). Além de ver vários de seus pupilos no pódio das categorias amadoras, a equipe ainda abocanhou o prêmio de assessoria com o maior número de atletas inscritos, 117 atletas no total.

“Esse é um prêmio que vem para incentivar ainda mais a nossa equipe, que já é bastante ativa. Agora queremos manter esse troféu em casa, nos próximos anos”, comemorou Danilo, aproveitando para comentar sobre a organização da prova. “O circuito teve que ser mudado na última semana, devido à partida de futebol, mas a mudança foi muito bem assimilada pelos alunos. Tanto é que o resultado está ai com muitos deles no pódio, provando que podem superar os próprios limites.”

Pegada do Bem – O Brazil Run Series/Circuito CAIXA retomou a campanha Pegada do Bem que, em 2014, arrecadou cerca de 900 tênis para mais de 20 instituições e projetos que utilizam o esporte como ferramenta de inclusão social. Em Uberlândia, a continuação do projeto agradou Márcio Nobre, diretor da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer – Futel.

“Temos projetos em localidades carentes e o esporte é um grande aliado na promoção da inclusão social, pois pode ajuda a moldar o caráter dessas crianças que irão se tornar melhores cidadãos no futuro. Crianças que poderão ter uma preocupação e maior cuidado com a saúde, e o próprio bem estar físico”, observou Márcio.

Resultados
Masculino

1- Edwin Kipsang Rotich (Coquinho-Fila/Bioleve) – 29min08
2- Joseph Tiophil Panga (Coquinho-Fila/Bioleve) – 29min21
3- Joseph Kachapin Aperumot (Luasa Sports/CAIXA) – 30min20
4- Nelson Priva Mbuya (Luasa Sports/CAIXA) – 30min35
5- Yohannes Bogale Meless (Coquinho-Fila/Bioleve) – 30min39
6- Paulo Alves dos Santos (Acorremar – Usaçucar) – 30min54
7- Wellington Bezerra da Silva (Gran Cursos CAIXA/GR Barueri) – 30min58
8- Zacaria Boudad (Coquinho-Fila/Bioleve) – 31min13
9- Carlos Oliveira Santos (Pé de Vento/CAIXA) – 31min15
10- Rafael Tobias R de Oliveira (Pé de Vento/Bolsa Atleta) – 31min16

Feminino
1- Nancy Jepkosgei Kiprop (Coquinho-Fila/Bioleve) – 33min44
2- Natalia Elisante Sulle (Coquinho-Fila/Bioleve) – 34min41
3- Tewabech Yemenu Demse (Coquinho-Fila/Bioleve) – 34min46
4- Sueli Pereira Silva (Cruzeiro EC/CAIXAUnigel) – 34min52
5- Fadhila Salum Samwe (Luasa Sports/CAIXA) – 35min19
6- Ednah Mukhwana (Luasa Sports/CAIXA) – 36min00
7- Jaciane Barroso Araujo (Cruzeiro EC) -37min22
8- Conceição de Maria Carvalho Oliveira (CAIXA/Mizuno/Oakley/Total) – 37min48
9- Grazielle Francelino Pedroso (Posto Patão) – 38min25
10- Maria Regina Santos Seguins (Luasa Sports/CAIXA) – 38min27

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br