Mais de 3 mil participam da Meia Caixa de Brasília

Os quenianos conquistaram o lugar mais alto do pódio nos 21k.

Mais do que o esperado inicialmente, neste domingo, dia 19 de abril, 54 atletas de elite competiram a 16ª Meia Maratona Internacional Caixa de Brasília, dando à prova um recorde de participação de corredores de alto-rendimento. Foram 20 mulheres e 34 homens. E dessa vez não teve jeito: os africanos conquistaram, mais uma vez, os primeiros lugares, tanto no masculino, quanto no feminino.

Foto: divulgação

A queniana Consolata Cherotich, que tem participado de muitas corridas brasileiras nos últimos dois anos, foi a campeã da elite feminina, superando a própria posição de 2013, quando ganhou o vice-campeonato em Brasília. Dessa vez ela fez os 21 quilômetros em 1:18:46. O segundo e o quarto lugares ficaram, respectivamente, com a queniana Ednah Mukhwana e com a tanzaniana Fadhila Salum Samwe. Mas as brasileiras também subiram no pódio: Rejane Ester Bispo da Silva ficou com o terceiro lugar e Maria Bernadete Cabral com o quinto.

Na elite masculina, as três primeiras posições foram dos africanos. O campeão da prova, o queniano Sammy Kiprono Kurui, fez o tempo de 1:06:18. Sammy também tem outras participações em corridas brasileiras. Muito recentemente, em 22/03/2015, ele foi o vencedor na Corrida das Pontes de Recife (10 km). O queniano Jacob Kemboi Kiprotich foi o vice-campeão e o tanzaniano Nelson Priva Mbuya ficou em terceiro. Já os dois últimos degraus do pódio ficaram com os brasileiros Domingos Nonato da Silva (4º) e Wellington Bezerra da Silva (5º).

Na categoria elite masculina cadeirante, não tem pra ninguém. Desde que participa da Meia Maratona de Brasília, o brasiliense Wendel Silva Soares é sempre o vencedor. São 15 participações e 15 vitórias em 16 edições da corrida. Mas o mais impressionante é que, a cada ano, Wendel se supera. Dessa vez ele fez o tempo de 00:45:11. Em 2014, 00:58:03.

Mas a festa na Meia Maratona de Brasília não é só do pelotão de elite. Quase 3 mil atletas amadores correram os 5, 10 ou 21 km, numa sincera homenagem ao aniversário da capital, que completa 55 anos no dia 21 de abril. A Secretária de Estado do Esporte e Lazer do Distrito Federal, Leila Barros, mais conhecida como Leila do vôlei, prestigiou a prova.

E combinando com o espírito da meia maratona, o dia lindo e ensolarado evidenciava a famosa frase de Lúcio Costa: “O céu é o mar de Brasília”.

Os resultados completos estão disponíveis no site www.meiamaratonacaixabrasilia.com.br