Conheça a coleção Nike Free 2015

A Nike apresenta a nova versão da família Free, com o Nike Free 3.0 Flyknit, Nike Free 4.0 Flyknit e Nike Free 5.0.

No 11º ano de um de seus calçados de performance mais populares, a Nike apresenta a nova versão da família Free. O Nike Free 3.0 Flyknit, Nike Free 4.0 Flyknit e Nike Free 5.0, indicados para quem tem a pisada neutra, deram um passo além na evolução da capacidade de utilização do movimento natural dos pés e do corpo.

A coleção traz como novidade cabedais redesenhados, criados para trabalhar em harmonia com a flexibilidade natural do tênis. Ao invés de acrescentar elementos, o design dos tênis foi aprimorado para garantir ao atleta uma experiência de corrida ainda mais natural.A linha Nike Free oferece aos corredores três opções para passadas mais naturais:

  • Nike Free 3.0 Flyknit: A pisada mais natural da Nike, com cabedal Flyknit de caimento perfeito e 4 milímetros de drop
  • Nike Free 4.0 Flyknit: Uma pisada amortecida e natural, com cabedal Flyknit adaptado ao pé e 6 milímetros de drop
  • Nike Free 5.0: A passada mais amortecida e natural da Nike, com cabedal estruturado e 8 milímetros de drop

Em 2015, mais uma vez os designers do Nike Free focaram esforços no princípio de que menos é mais: eliminaram camadas, costuras e volume, criando um produto que se baseia no simples poder dos pés, e não do calçado.

Os modelos femininos do Nike Free 3.0 Flyknit, Nike Free 4.0 Flyknit e Nike Free 5.0

Os modelos masculinos do Nike Free 3.0 Flyknit, Nike Free 4.0 Flyknit e Nike Free 5.0

Além de proporcionar a sensação de correr descalço, o Nike Free conta com funções únicas.

1. SOLADO COM FLEXIBILIDADE NATURAL

Foi criada um solado com o objetivo de permitir que os pés  permaneçam próximos ao solo e realizem seus movimentos naturais. Dados mostram que os pés não se movem numa linha perfeita durante a corrida: embora o corpo avance em linha reta, os pés tendem a se movimentar levemente para os lados quando atingem o chão.

Nos três novos modelos Nike Free, as ranhuras hexagonais flexíveis do solado externo garantem a mais completa amplitude de movimentos, permitindo que os pés se adaptem ao solo, enquanto a espuma Phylite oferece um amortecimento leve.

2.CABEDAIS CONFORTÁVEIS COMO MEIAS

Acrescentar novos recursos a um tênis muitas vezes significa aumentar seu volume, o número de camadas e de costuras. Com frequência isso leva a mais fricção, mais material e a um caimento menos flexível e mais artificial. Os modelos Nike Free 3.0 Flyknit e Nike Free 4.0 Flyknit têm cabedais praticamente sem costuras, feitos com a tecnologia Nike Flyknit.

Eles se adaptam ao formato dos pés – assegurando, ao mesmo tempo, um alto nível de sustentação. A tecnologia Nike Flyknit permitiu que os designers fizessem uma micro-engenharia nas áreas de flexibilidade, sustentação e circulação de ar, precisamente nos pontos em que tais características são mais necessárias. Além disso, a costura lateral foi completamente removida, criando um caimento confortável semelhante ao de uma meia.

O Nike Free 5.0 também perdeu camadas na edição deste ano. Agora, ele traz uma construção inteiriça e sem costuras, que garante conforto e passadas flexíveis e leves. A malha de material estruturado, utilizada no cabedal, e as camadas sobrepostas sem costuras, contribuem para a redução geral no peso do tênis, além de aprimorar a circulação de ar.

Todos os três modelos contam com a tecnologia Nike Flywire, cujos cabos asseguram baixo peso e sustentação firme na região intermediária e no arco do pé.

3. DESIGN ULTRALEVE

A tecnologia Nike Flyknit é um excelente exemplo de que menos pode ser mais. Ela traz o cabedal perfeito para complementar o solado externo da coleção Nike Free, responsável por garantir os movimentos naturais do corpo. O fio flexível, ultraleve e durável abraça o formato natural dos pés, garantindo maleabilidade e sustentação. A trama é um pouco mais aberta em comparação com modelos anteriores e, por isso, o cabedal Flyknit dos modelos Nike Free 3.0 Flyknit e 4.0 Flyknit garante uma circulação de ar ainda melhor.

Corredores que preferirem o Nike Free 5.0 irão notar a leveza do novo calçado, que traz menos camadas e um cabedal com malha leve. Remover pequenas camadas tem um efeito cumulativo quando se leva em conta uma corrida de muitos quilômetros.

4. CAIMENTO PERFEITO PARA SUSTENTAR O CALCANHAR

O Nike Free 3.0 Flyknit utiliza a tecnologia Flyknit para dar sustentação à região do calcanhar.  Já o Nike Free 4.0 Flyknit utiliza um fio não-elástico no calcanhar, que garante ainda mais estabilidade e sustentação. Além de reduzir o peso, a ausência do suporte estruturado garante mais liberdade e um trote natural para o atleta.

5. MENOS IMPACTO AMBIENTAL

A tecnologia Nike Flyknit não reduz apenas o peso do calçado: este avançado processo de produção diminui também os resíduos resultantes da fabricação. Desde a estreia da tecnologia Nike Flyknit, em 2012, com o Flyknit Racer, este inovador método já reduziu em 907 toneladas os resíduos enviados para aterros sanitários. Isso equivale a cerca de três vezes o peso da maior aeronave comercial do mundo.

Enquanto os cabedais tradicionais costumam ser feitos a partir de vários materiais, cortados e costurados uns aos outros, a tecnologia Nike Flyknit tece os filamentos de linha a um cabedal quase sem costuras, criando um tênis leve e de excelente caimento, que garante o melhor desempenho atlético e o menor impacto ambiental.

 

A linha completa Nike Free já está disponível no nike.com, e chega às lojas a partir de 14 de abril.