Meia da Corpore em SP acontece no dia 12/04

A Meia Maratona da Corpore é a mais antiga da capital paulista e alia organização impecável e percurso plano para quem quer fazer bonito nos 21k.

Era o início de um novo milênio quando a Corpore, na época uma já consagrada instituição organizadora de corridas no Estado de São Paulo, decidiu que a capital paulista merecia uma meia-maratona.

Naquela época, poucas eram as corridas de rua da cidade – e nenhuma com 21 km. Depois de muitos estudos sobre percurso e organização de uma prova tão exigente, a instituição colocou a Meia-maratona Corpore Internacional da Cidade de São Paulo no calendário paulistano, no dia 16 de abril de 2000.

A primeira edição, realizada em um dos principais redutos da cidade para corrida, o Parque Villa Lobos, foi um sucesso, levando 4.600 atletas às ruas para correrem, pela primeira vez, uma meia-maratona em solo paulista.

A prova evoluiu e amadureceu junto com a cidade. Desde a sua primeira edição até às provas mais recentes, o corredor que se desafiou na “Meia da Corpore”, como carinhosamente é chamada, se viu diante de novidades, como mudanças no sistema de cronometragem, no local de largada e chegada e no horário – que permitiram uma corrida mais organizada e rápida.

Velocidade no coração de São Paulo

São vários os fatores que contribuem para que uma corrida possa ser classificada como perfeita para quem corre. Altimetria, qualidade do percurso, clima, organização e hidratação com certeza entram na lista. Foi focando nesses pontos que a Meia Maratona Internacional da Corpore cresceu e se tornou sinônimo de “prova boa” em São Paulo.

Tapetão

O percurso agradável é seu grande marco: a Cidade Universitária, o Jockey Club e o Parque Villa-Lobos, conhecidos e adorados pelos (corredores) paulistanos, fazem parte do trajeto. Além de oferecer o visual de uma região arborizada da cidade, a ideia foi sempre manter a prova mais plana possível. Por isso, as subidas mais exigentes são apenas as da ponte que atravessa as marginais do rio Pinheiros. Fora isso, é um “tapetão” para quem quer sentar a bota.

Clima favorável

Mas não é só o percurso que dá aquela mãozinha. Para garantir o clima ameno, a largada é dada pontualmente às 7h30, na USP, horário em que o sol ainda não incomoda. A escolha da data da prova, entre março e abril, também é estratégica, para que o clima ameno do outono ofereça maior conforto durante toda a corrida.

Largada organizada e “coelhos”

Acha que acabou? Para garantir a sua velocidade, dois fatores estabelecidos pela organização são essenciais. O primeiro deles é a divisão dos atletas por pace, com largada em ondas, obrigando os corredores com ritmos aproximados a largarem juntos. Esse formato vem sendo aplicado em corridas internacionais e permite que quem vai mais devagar não seja “atropelado” e os mais rápidos tenham espaço para acelerar. O segundo fator são os marcadores de ritmo, os famosos “coelhos”, atletas contratados pela prova para puxarem os inscritos de acordo com o ritmo desejado.

XVI Meia Maratona Internacional da Cidade de São Paulo Corpore
Data: 12 de abril
Local: Cidade Universitária (USP)
Largada: 7h