Tradições gaúchas marcam percurso do Circuito Caixa Porto Alegre

Além da rapidez, a etapa de Porto Alegre tem como trunfo o cenário.

Depois de Fortaleza e Recife, a série de provas rápidas do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA continua em Porto Alegre, no próximo dia 31.

Foto: Luiz Doro/adorofoto

Foi na capital do Rio Grande do Sul que Ednalva Laureano da Silva, a Pretinha, estabeleceu o recorde da competição, com 33min46 em 2007, tempo ainda não superado por outra brasileira. Mas o percurso, completamente plano, também reserva aos atletas locais e de outros estados a beleza do Rio Guaíba, onde se vê “um dos mais espetaculares pôr do sol do mundo”, além de destacar tradições gaúchas, como o Estádio Beira-Rio e o Acampamento Farroupilha.

“Dizem que os gaúchos são bairristas, mas não tem como não dizer, o Guaíba tem o pôr do sol mais bonito do mundo. Os corredores que chegarem à cidade com um pouco de antecedência têm que viver esse momento”, aponta Tauro Bonorino. Ex-atleta de elite com 350 pódios no currículo e treinador da equipe de corrida que leva o seu nome, Tauro também lembra o Estádio Beira Rio, recentemente reformado, como destaque para aqueles que gostam de futebol. “Mesmo sendo gremista, digo que é uma atração. Aliás, a Avenida Beira Rio foi ampliada, está com duas mãos. Quem for disputar a prova deste ano vai perceber a diferença na região”.

Eu sou do Sul – Os competidores do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA também terão contato com a história e a cultura do Rio Grande do Sul, ainda hoje muito fortes. Maior festa do Estado, comparada ao carnaval carioca, o Acampamento Farroupilha é realizado entre os dias 7 e 20 de setembro, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Parque da Harmonia, com uma série de atrações, como danças e músicas típicas. Quase 400 piquetes são organizados e montados dentro do parque por grupos e agremiações gaúchas. Devido à Copa do Mundo, parte desses piquetes já estão funcionando desde junho.

“O percurso do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA em Porto Alegre passa perto do parque, dá para ver o acampamento. E no final de semana da prova, os atletas podem conhecer um pouco da tradição gaúcha e comer um churrasco típico, muito bom e barato”, sugere Tauro. O treinador lembra ainda o Gasômetro como outra atração no trajeto da corrida. “Era uma usina, e transformou-se num belo centro cultural, com café, exposições e outras atividades culturais.”

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois das provas em Salvador (13/4), Uberlândia (3/5), Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5), Goiânia (8/6), Fortaleza (3/8), Recife (10/8) e Porto Alegre (31/8), a competição ainda terá etapas em Ribeirão Preto (11/10), Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2015.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro e apoio da Nutry. Em Porto Alegre, conta ainda com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre e Água Mineral Corsan, além da supervisão técnica da Federação Gaúcha de Atletismo e CBAt.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa