Circuito Caixa Recife 2014: pernambucanos levam a melhor em casa

Ubiratan dos Santos e Fabiana da Silva vencem em casa. Valdir reassume a ponta do ranking nacional.

Os atletas pernambucanos fizeram a festa na sétima etapa do Brasil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, disputada na manhã deste domingo (10) em Recife. Ubiratan José dos Santos garantiu o bicampeonato (venceu em 2011) ao lado de outros dois locais, Justino Pedro da Silva e José Márcio Leão da Silva, e Fabiana Cristine da Silva não teve adversárias e consolidou sua liderança no Ranking Caixa/CBAt.

Foto: Luiz Doro / adorofoto

Entre os homens, Valdir Sérgio de Oliveira retomou a ponta do Ranking ao chegar em quarto lugar. A oitava etapa está programada para o dia 31 deste mês, em Porto Alegre.

A chuva tradicional do inverno nordestino marcou presença em toda a madrugada deste domingo e reduziu a temperatura no início da manhã para 23 graus. Apesar da umidade, o clima estava propício para a disputa dos 5 e 10 quilômetros da prova que teve largada próxima ao Monumento Tortura Nunca Mais, no centro de Recife.

Na elite feminina, a pernambucana Fabiana Cristine da Silva tinha bons motivos para acelerar e buscar a vitória. Queria consolidar a liderança do ranking e fazer uma homenagem à sua mãe, Maria de Fátima do Nascimento, a quem não via há um ano. E ela não decepcionou. Ela aumentou o ritmo a partir do sétimo quilômetro até cruzar a linha e ser abraçada pela mãe, que a esperava logo depois do pórtico final.

“Fiz uma corrida tática e deu certo. Esta etapa foi especial, porque consegui voltar a Recife e ganhei neste dia de ‘pais-mães’”, brincou a campeã. “Vou agora programar um almoço especial fora de casa, porque hoje minha mãe não vai para a cozinha”, concluiu sorridente. Sua mãe é educadora e tem uma escola em um bairro da cidade.

Com a vitória, Fabiana abriu 13 pontos de vantagem no Ranking sobre Fernanda Raimunda Soares, sua companheira de equipe Luasa/CAIXA, que concluiu em quarto lugar. Fabiana tem 240 pontos e Fernanda, 227.

O bi de Ubiratan

Na elite masculina, a situação foi parecida. Ubiratan José dos Santos, corredor da vizinha Igarassu, ficou no pelotão até a metade do percurso. Depois forçou e foi abrindo até conquistar o bicampeonato da prova.
“Estava muito bem preparado e fiquei feliz com a vitória neste Dia dos Pais (o filho de nove anos ficou em casa, mas sempre o incentiva) e também porque outros dois pernambucos chegaram em seguida”, explicou referindo-se a Justino e José Márcio, segundo e terceiro colocados.

Na briga pelo ranking, Valdir de Oliveira chegou em quarto e agora soma 281 pontos, reassumindo a liderança do Ranking Nacional. Ele passou Sivaldo Santos Viana, que soma 279, depois do sexto lugar deste domingo. “Estou feliz com o quarto lugar porque reassumi o Ranking e vou lutar para manter a ponta até o final do ano, embora a disputa esteja forte com o Sivaldo”, garantiu. Seu adversário, por sua vez, lembrou um dado interessante. “Desde 2008, quando disputo o Ranking, este é o ano mais equilibrado”, recordou Sivaldo.

André Domingos, Herói do Atletismo

O medalhista olímpico André Domingos, integrante do programa Heróis do Atletismo, participou da etapa recifense. Na sexta-feira cedo deu palestra em escola da cidade. No sábado participou de sessão de autógrafos na loja Centauro do Shopping Recife, onde foram entregues os kits e, neste domingo, deu a largada da prova e fez a premiação.

Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois das provas em Salvador (13/4), Uberlândia (3/5), Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5), Goiânia (8/6), Fortaleza (3/8) e Recife (10/8), a competição ainda terá etapas em Porto Alegre (31/8), Ribeirão Preto (11/10), Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2015.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro e apoio da Nutry. No Recife, contou ainda com o apoio da Prefeitura do Recife e Indaiá, além da supervisão técnica da Federação Pernambucana de Atletismo e CBAt.

Resultados

Masculino

1- Ubiratan José dos Santos (Usina São José) – 30min06
2- Justino Pedro da Silva (Cruzeiro/CAIXA) – 30min15
3- José Márcio Leão da Silva (Cruzeiro/CAIXA) – 30min19
4- Valdir Sérgio de Oliveira (GranCursos/CAIXA) – 30min35
5- Ivanildo Pereira dos Anjos (GranCrusos/CAIXA) – 30min38

Feminino

1- Fabiana Cristine da Silva (Luasa/CAIXA) – 35min02
2- Marily dos Santos (Mizuno/Multsport) – 35min31
3- Mirela Saturnino de Andrade – 36min10
4- Fernanda Raimunda Soares (Luasa/CAIXA) – 36min52
5- Maria de Lurdes Ferreira de Sousa (Usina São José) – 37min04

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br