A Maratona de Valência desbancou a Maratona de Barcelona e é, agora, a mais rápida da Espanha. O queniano Félix Kipkemoi Keny venceu a prova com o tempo de 2.07:14, 16 segundos mais rápido que os 42k de Barcelona.
Valência vinha buscando melhorar, ano após ano, seu percurso, com o objetivo principal de tornar os 42k da prova os mais rápidos do país. Foram eliminados alguns túneis do percurso, o que facilitou o alcance do objetivo.
A largada da Maratona e 10k de Valencia, com a Ciudad De Las Artes y Las Ciencias ao fundo
(foto: Divulgação Maratona de Valencia)
A prova também contou com excelente participação de corredores: foram mais de 19.000 corredores (11.300 na maratona e 7.800 nos 10k), sendo que 9.776 maratonistas e 6.856 corredores dos 10k completaram a prova.
Uma das justificativas para tamanho sucesso e crescimento da prova tem sido a participação em feiras internacionais (neste ano a prova recebeu 23% de estrangeiros), além dos próprios atrativos de Valência, que fazem da cidade uma oportunidade perfeita para unir o turismo e o esporte. Mas o clima e o percurso também ajudam – e muito: com condições climáticas e altimetria favoráveis, a prova tem largada e chegada no cartão postal da cidade, a Ciudad de las Artes y Las Ciencias, e passa pela Marina Real Juan Carlos I e pelo centro antigo.
A linda chegada, com pista montada sobre as águas da Ciudad de Las Artes y Las Ciencias
(foto: © Jose Royo / Divulgação Maratona de Valencia)
Outro destaque da prova é a grande participação do público, que demonstra seu apoio aos corredores nas ruas da cidade, junto a 70 pontos de animação ao longo dos 42k.
Mais um momento da chegada
(foto: © Jose Royo / Divulgação Maratona de Valencia)
Confira o vídeo resumo da prova, e o bonito vídeo da chegada do campeão da maratona masculina, Félix Kipkemoi Keny. Ambos vídeos do site La Bolsa Del Corredor, da Espanha:
Vídeo: La Bolsa Del Corredor
Vídeo: La Bolsa Del Corredor