Prova na Espanha desclassifica 1.800 corredores

A Behobia-San Sebastián desclassificou 1.800 corredores. O motivo: largaram em uma onda anterior à sua.

A Behobia-San Sebastián, uma das provas mais populares da Espanha, desclassificou, em sua edição 2013, 1.800 dos 23.637 corredores que começaram a prova. O motivo: largaram em uma onda anterior à sua.

A medida foi imposta pela primeira vez pelos organizadores da prova, com o objetivo de evitar, nos próximos anos, que os atletas larguem antes do horário definido no seu número de peito.

A prova tem 19 ondas de largada, devido ao grande número de participantes. Segundo a organização, estes 1.800 atletas saíram em uma onda à frente da sua, prejudicando o bom andamento da prova.

“Sempre falamos que o nosso trabalho é preservar a segurança na prova, e este tipo de comportamento, em nossa opinião, coloca em risco o bom andamento da prova. Também serviu para termos uma idéia de quantas pessoas não cumprem com o regulamento,” disse Enrique Cifuentes, presidente do clube que organiza a Behobia-San Sebastián.

O regulamento da prova diz que o sistema de chip verificará quais atletas largaram antes do seu horário definido de largada, e adverte que estar em uma onda com hora de saída anterior à sua será motivo de sanção e inclusive de desclassificação. O regulamento também diz que não serão sancionados os corredores que saírem em uma onda posterior à sua.

A edição 49 da Behobia-San Sebastián aconteceu no dia 10 de novembro de 2013.

Mais informações no site oficial da Behobia-San Sebastián: http://www.behobia-sansebastian.com/