Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2013 – O calor deu uma trégua e a maioria dos 11 mil corredores da segunda edição da Nike Rio Corre 10K conseguiu bater recordes pessoais. O clima foi de alegria e interação nas redes sociais. A grande favorita, a fundista Tatiele Carvalho, voou nos 10K, vencendo em 34:14. No masculino, a vitória foi do sul-africano Gladinin Mzazi.
“A vibração do povo nas ruas durante o trajeto foi fantástica”, contou Tatiele. A fundista elogiou uma das novidades – a esponja. A cada 2,5 km, os corredores tinham à disposição esponjas com água para se refrescar. “Foi a primeira vez que vi isso, o que ajudou, e muito, na recuperação”, contou a campeã, que está se preparando para a São Silvestre. “Estou muito focada. Este ano quero trazer o pódio para o Brasil”.
Após cruzar a linha de chegada, Mzazi, atleta da Nike, confirmou sua vinda para a Rio 2016. “É a primeira prova que corro no Brasil. A temperatura estava perfeita”, disse.
O fundista brasileiro Franck Caldeira chegou em segundo: “Larguei em primeiro, mas Mzazi me passou na metade da prova e fomos mantendo a distância”. Caldeira está treinando para a maratona de Tóquio em 2014 e vai disputar a Volta da Pampulha em 1º de dezembro. “Este é um novo conceito de evento esportivo que o Brasil – sede da próxima Copa e Olimpíada – mostra para o mundo. É o jeito ‘Ouse ser Brasileiro’ de ser, um povo que tem o esporte e a alegria no sangue”.
Música
Uma das principais inovações do circuito foi a escolha da trilha sonora (funk ou samba) em alguns trechos. Tocou a seleção pedida pela maioria. “Na hora em que passei escolhi funk. Achei o máximo”, contou a modelo e blogueira Andressa Roeder.
A 500 metros da chegada, o corredor pode compartilhar nas redes sociais suas impressões. Para isso, batia na mãozinha correspondente ao seu estado: feliz, sossegado, cansado, muito cansado. A novidade viralizou no Facebook.
Entre os convidados estavam os atletas Ana Claudia Lemos (velocista mais rápida da América do Sul), sua companheira do 4X100 Evelyn Santos, e o medalhista olímpico Robson Caetano. “Isso aqui está um formigueiro de tanta gente, o que é muito bom para o esporte brasileiro”, disse. O fundista Vanderlei Cordeiro de Lima (Bronze Atenas 2004) participou da corrida e também teceu elogios. “Organização foi perfeita.”
Os resultados completos estarão disponíveis no site http://www.riocorre10k.com.br/
Resultados:
Masculino 10K
1) Gladinin Mzazi – 28:58
2) Franck Caldeira – 30:06
3) Jonas de Araújo Rocha – 32:42
Feminino 10K
1) Tatiele de Carvalho – 34:14
2) Diana Phalula 36:12
3) Lebogang Phalula – 38:49
Masculino – 5k
1) José Ivanildo Amorim Paiva 15:16
2) Julio Cesar Santos 15:26
3) Seiti Katsumi 15:32
Feminino – 5k
1) Luiza Cravo Azevedo 19:20
2) Maria Aparecida Angelo – 19:26
3) Isabella Delfim Neves – 19:52
Confira as fotos:
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Foto: Simon Plestenjak
Foto: Caio Guatelli
Foto: Caio Guatelli
Foto: Caio Guatelli
Foto: Lost Art
Foto: Lost Art
Foto: divulgação
Foto: Caio Guatelli
Foto: Caio Guatelli
Foto: Caio Guatelli
Foto: Caio Guatelli
Foto: Daniel Kfouri
Foto: Daniel Kfouri
Foto: Caio Guatelli
Foto: Caio Guatelli
Foto: Caio Guatelli
Foto: Caio Guatelli