Queniano Stanlei Rotich e marroquina Samira Raif vencem neste domingo. Edmilson Santana e Cruz Nonata, ambos em 4º, são os melhores brasileiros
Créditos: Ronaldo Milagres/MBraga Comunicação e Fábio Ura/MBraga Comunicação
São Paulo (SP) – Os estrangeiros voltaram a dominar a Maratona Internacional de São Paulo, a melhor e maior prova do gênero no calendário nacional. Neste domingo, dia 6, o queniano Stanlei Koech, que fez sua estreia na distância, venceu a prova, em sua 19ª edição, ao completar os 42,1 km em 2h16min07seg, enquanto a marroquina Samira Raif garantiu o bicampeoanto – havia vencido em 2011 -, marcando o tempo de 2h38min23seg. O atletismo nacional obteve o quarto lugar nas duas provas, com Edmilson Santana, 2h19min13seg, e Cruz Nonata, 2h42min06seg.
Os resultados completos estão disponíveis no site
http://www.yescom.com.br/maratonasp/2013/portugues/index.asp
Com nova e data e percurso, a 19ª Maratona Internacional de São Paulo agitou a capital paulista em um domingo de sol, mas de vento gelado na cidade. Ao todo, 18 mil atletas participaram do evento, divididos pelas provas de maratona, 25 km, 10 km e a caminhada de 3 km. As novidades acabaram sendo aprovadas pelos participantes, que puderam percorrer as ruas e avenidas de São Paulo em uma grande festa do esporte. No duelo entre brasileiros e estrangeiros, que tem motiva do esporte nos últimos anos, o dia foi totalmente favoráveis aos visitantes, que dominaram os dois pódios.
Créditos: Ronaldo MIlagres/MBraga Comunicação e Fábio Ura/MBraga Comunicação
No masculino, Stanlei Rotich escreveu seu nome da história da prova logo da estreia na distância. Ele surpreendeu a todos e garantiu o topo do pódio com boa vantagem para o segundo colocado, o queniano Paul Kimutai. “Estou muito feliz em conseguir vencer em minha primeira maratona. Adorei a prova, o percurso e a receptividade dos paulistanos. Hoje foi o melhor dia da minha carreira”, declarou o campeão deste domingo. Aos 28 anos, o queniano disse que pretende voltar.”Quero defender meu título no ano que vem e vou treinar forte para isso”, completou.
O Brasil ficou com o quarto lugar neste ano também com um estreante, mas na disputa. “Estrear nesta prova e ainda ficar no pódio é tudo que eu poderia esperar. Treinei bastante e tudo deu certo, felizmente”, declarou Edmilson, de 26 anos e atleta da equipe Café Três Corações. “Foi um percurso difícil, com muitas subidas, e tive de lutar muito, especialmente depois de deixar o pelotão principal, na altura do km 10. Mas, no final, deu tudo certo”, finalizou o competidor, baiano de nascimento.
Feminino
Enquanto um novato vencia no masculino, a marroquina Samira Raif garantiu o bicampeonato entre as mulheres, repetindo o feito de 2011. Desta vez, ela superou, por pouco, justamente a campeã do ano passado, a queniana Rumokol Chepkanan, por apenas quatro segundos. “Eu gosto muito desta prova. Tem um percurso bom e o tempo sempre ajuda. Foi um dia perfeito para mim e gostaria, mais uma vez, de agradecer ao público de São Paulo pelo incentivo a apoio ao longo do percurso”, declarou.
A piauiense Cruz Nonata garantiu o Brasil no pódio da 19ª Maratona Internacional de São Paulo. A atleta destacou a dificuldade ao longo os 42 km. “Estamos bem, mas depois do km 30 sofri bastante. Ainda bem que consegui finalizar entre as cinco melhores. Foi minha primeira vez na prova e saio com um grande resultado”, destacou a competidora, de 39 anos.
Resultados da 19ª Maratona Internacional de São Paulo:
Masculino
1) Stanlei Koech (QUE), 2h16min07seg
2) Paul Kimutai (QUE), 2h16min52seg
3) Dereje Abera (ETH), 2h17min17seg
4) Edmilson dos Reis Santana (BRA), 2h19min13seg
5) Sammy Rotich (QUE), 2h19min50seg
1) Samira Raif (MAR), 2h38min23seg
2) Rumokol Chepkanan (QUE), 2h38min28seg
3) Zehara Kedir (ETH), 2h39min52seg
4) Cruz Nonata da Silva (BRA), 2h42min06seg
5) Consolata Cherotich (QUE), 2h43min43seg