18.000 atletas neste domingo na Maratona de São Paulo 2013

Largada será às 7h30, com os cadeirantes. Pelotão geral começará às 8h.

Largada será às 7h30, com os cadeirantes. Pelotão geral começará às 8h

São Paulo (SP) –  A 19ª edição da Maratona Internacional de São Paulo é a atração deste domingo, dia 6 de outubro, na capital paulista.

Crédito foto: Sérgio Shibuya/MBraga Comunicação

A maior, melhor e mais rápida prova do gênero do calendário nacional reunirá cerca de 18 mil corredores de todo o país e do exterior, divididos pelas provas de 42 km, 25 km e 10 km, além da caminhada de 3 km. A primeira largada será às 7h30, com a categoria Cadeirantes, no Ibirapuera, em frente ao Obelisco, local também da chegada – exceção dos 25 km, que terminará na Avenida Escola Politécnica, próximo à Cidade Universitária.

A Maratona Internacional de São Paulo é a mais importante do país, seja em prestígio, seja em divulgação, uma vez que conta com a transmissão para todo o país, ao vivo, pela Rede Globo de Televisão. Com isso, a cada edição a presença de corredores de elite é mais forte, sempre tendo o duelo entre brasileiros e estrangeiros como uma das atrações. Em 2012, o brasileiro Solonei da Silva acabou com a hegemonia africana, garantindo o topo do pódio, o que não acontecia desde 2008.

Outra atração a diversidade de opções para os participantes.  Além dos 42 km de maratona, há mais duas provas, de 10 km e 25 km, e a caminhada de 3 km, proporcionando um leque bastante amplo em uma competição desta grandeza. Um evento de grande porte com uma estrutura da mesma forma. Além de todo o staff à disposição dos corredores, ao longo do percurso, os atletas terão ainda dois postos de hidratação com isotônicos, dois de distribuição de gel, 18 postos de água, dois inéditos postos de distribuição de carboidratos naturais ou frutas secas. Uma série de atrações musicais ao longo do percurso também fará parte, mais uma vez da programação.

O evento, na categoria Elite, contará com diversas feras nacionais e internacionais. Do Brasil, encabeça a lista de atrações o atleta Giovani dos Santos, campeão da Volta da Pampulha de 2012, melhor brasileiro na Corrida de São Silvestre 2012, com o quarto lugar, vencedor da Meia Maratona de São Paulo neste ano e terceiro colocado na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro 2013 e na Meia das Cataratas. Ao seu lado estarão Gilmar Lopes, vice- campeão das Corrida Eu Atleta 10k Brasil 2012 e terceiro na Meia de São Paulo deste ano; Giomar da Silva, quarto na Meia de São Paulo (2013) e João Marcos Fonseca, sexto na última Maratona de São Paulo.

No feminino, o principal nome é Sueli Pereira da Silva, que nesta temporada ficou em  terceiro na Meia de São Paulo e quinta na Meia do Rio. Em 2012 foi sétima da São Silvestre, e sexta na Maratona de São Paulo.  Outros destaques nacionais são Roselaine Silva, quarta da Meia de São Paulo; Conceição de Maria Oliveira, décima na Maratona de São Paulo e da Meia do Rio, ambas em 2012; e Maria Zeferina Barbosa, oitava na Maratona de São Paulo no ano passado.

Estrangeiros

Entre os estrangeiros os destaques são os quenianos Paul Kimutai,  que este ano venceu as meias maratonas Golden Four e Florianópolis, e que ainda tem no título a vice na Meia Maratona Internacional do Rio em 2011; Santley Koech, quarto colocado na Maratona de São Paulo no ano passado; e Sammy Rotich, vencedor da Maratona de Foz d Iguaçu em 2011. Abdelkrim Boubker será o representante masculino do Marrocos, e chega com vitórias nas Maratonas de Atenas (11) e Leiden (11) no currículo; além do etíope Dereje Abera Ali, campeão da Standard Chartered Hong Kong Marathon (12), com 2h11min27seg, e vice nas provas de Otawa (11) e Ningxia Yellow River  Half Marathon(10).

O grupo feminino também é forte, com a presença de duas campeãs: a  queniana Rumokol Chepkanan, atual vencedora da Maratona de São Paulo e que ainda ganhou a Meia Maratona do Rio em 2011 e a Corrida de Reis e a Meia de BH, ambas em 2013; e a marroquina Samira Raif, primeira em 2011, completando o percurso em 2h36min01. Ela tem como melhor marca para os 42 km o tempo de 2h33min51seg, obtida em Hong Kong também em 2011. A atleta neste ano foi vice campeã da Kunmin City Half Marathon, terceira na Meia de Marrakesh e quarta nos Rahal 10K.

Dorice Todopus, campeã da Maratona de Monbassa, em 2012, e Consolata Cheroti, primeira colocada na Meia Maratona de Assunção, também em 2012, ambas do Quênia, e Zehara Datu, da Etiópia, vice-campeã da Maratona de Casablanca (10), terceira na Goyang Ladies Half Marathon (11),  e quinta colocada na Maratona de Hong Kong (12); completam o grupo africano.

Mais informações no site oficial do evento: www.maratonadesaopaulo.com.br