Estratégias para uma corrida vencedora

Veja o post de estreia da coluna do treinador Júnior Cordella no Correr pelo Mundo.

Por Prof. Esp. Júnior Cordella

A estratégia para uma prova envolve preparação física e psíquica, equipamento adequado e algum conhecimento do percurso e clima da região em que acontecerá o evento.

Partindo desse pressuposto, o atleta poderá traçar uma estratégia de prova juntamente com o seu treinador, aproveitando a preparação de forma mais eficiente.

O atleta necessita sempre estar atento aos mínimos detalhes, como por exemplo, conhecer a altimetria do percurso.  Impor um ritmo forte de corrida logo no começo de prova pode ser uma estratégia arriscada, caso o percurso tenha muitas subidas, por exemplo.

Hidrate-se. O uso de água e de bebidas isotônicas e de outros repositores balanceados têm grande relevância em corridas longas e sob condições climáticas que aumentam as perdas de água e sais minerais pelo suor. Pesquisas demonstram que essas perdas levam a um maior risco de câimbras, assim como a perda de 1% a 2% do peso corpóreo devido à desidratação, o que pode acarretar uma queda de rendimento físico.

Procure manter um ritmo de prova adequado, que possa ser mantido ao longo de todo o percurso. Concentre-se, pense no seu treinamento, no seu objetivo. Não mude a sua estratégia no começo da prova. Se tiver que forçar o ritmo, deixe para quando estiver próximo ao final.

Não se esqueça de usar o filtro solar em todas as partes do corpo, expostas ou não. Procure usar as roupas e acessórios que você já testou e aprovou em treinos antes da prova. E, o mais importante: divirta-se e curta o local onde acontecerá o evento.

Saúde e bons treinos a todos!

Júnior Cordella, 34 anos, é graduado pela UFRJ em Licenciatura em Educação Física. Há 5 anos, praticante de triathlon. Resolveu dedicar-se à carreira de treinador há 3 anos,  tendo feito diversos cursos/clínicas em todas as modalidades que compõem o triathlon. Nadador desde os 4 anos de idade, acredita que o segredo no triathlon é equilibrar as 3 modalidades e não focar em apenas uma ou duas.

Treinador de alguns atletas com destaque no circuito carioca – entre eles, Luiza Zanini, Fabio Russomano e Arthur Cortez – atualmente comanda a Cordella Triathlon (http://cordellatriathlon.com.br/), equipe que possui atletas em Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.