Roupas para correr no frio

Com as baixas temperaturas do inverno do hemisfério norte, confira nossas dicas para correr em conforto e leveza no frio!

Quem viaja entre os meses de novembro a março para o hemisfério norte encontra, muitas vezes, temperaturas baixas, para as quais muitos corredores não estão acostumados.

Porém, não há com que se preocupar, pois existe uma grande variedade de roupas e opções que permitem correr em temperaturas e climas adversos, com muito conforto e leveza.

Confira nossas dicas de acessórios e roupas que não podem faltar na mala do corredor viajante em dias de frio.

DICAS GERAIS

– Se você vai viajar para participar de alguma prova e vai comprar roupas ou acessórios para frio no seu destino, não deixe para estreá-los no dia da competição. Assim você evita possíveis desconfortos e problemas. Procure “testá-los” em corridas antes do dia da prova.

– Considere sempre para o frio a utilização de materiais técnicos. Afinal, correr com muita roupa é desconfortável, além de não permitir a transpiração.

– Se você não quer ou não pode investir em itens e roupas caros, não se preocupe, você não precisa deixar de correr no frio por isso. Há uma série de redes de lojas de material esportivo com produtos com preços muito acessíveis, como a Decathlon, presente em muitas cidades da Europa, por exemplo. Você pode conferir inclusive alguns preços online antes de viajar.

– Depois do treino ou da prova, em condições de frio ou chuva, procure trocar de roupa o mais rápido possível, e tomar um banho quente.

ROUPAS E ACESSÓRIOS:

JAQUETA CORTA-VENTO

As jaquetas corta-vento são um grande aliado do corredor em climas frios, pois permitem que as camadas de roupas junto ao corpo mantenham a nossa temperatura adequada, principalmente se chove.

Há muitos modelos leves e com cores refletivas, perfeitos para correr quando já não há mais a luz do sol, garantindo sua segurança.

CAMISETAS TÉRMICAS

Já existem uma variedade de camisetas térmicas, perfeitas para a prática da corrida pois são extremamente leves, mantêm a temperatura corporal e permitem a transpiração. É uma boa opção para utilizar junto ao corpo, acrescentando posteriormente uma jaqueta corta-vento.

LEGGING MASCULINA

Comum na Europa, as calças do tipo legging para o público masculino ainda não são muito vistas pelo Brasil, mas garantem as pernas aquecidas no frio, além de apresentarem características como leveza, estabilidade e respirabilidade. Na chuva, prefira estes modelos, uma vez que não pesam molhadas, como as calças largas ou de abrigo.

LUVAS

Existem uma variedade de modelos de luvas específicos para a corrida, que são leves, não incomodam com costuras e com ampla gama de preços.

GORROS

Muitos gorros ajudam a proteger, além da cabeça – um dos locais por onde mais perdemos calor – as orelhas. Os gorros oferecem uma boa sensação de conforto e proteção.

ACESSÓRIOS PARA O PESCOÇO

Em locais com o clima frio, é comum encontrar em lojas de running uma espécie de proteção para o pescoço, que podem ser utilizadas também como proteção para a cabeça e orelhas, do tipo Buff / Ecohead. São práticos e bonitos, pois incluem estampas variadas. Proteger o pescoço em temperaturas baixas é fundamental para evitar problemas de garganta.