Um final de semana perfeito em Edimburgo

Dicas do que fazer em Edimburgo em um final de semana – sem esquecer da corrida!

Edimburgo é uma das capitais mais charmosas da Europa. Com pouco cerca de 500.000 habitantes, suas principais atrações estão centralmente localizadas, permitindo que você possa conhecer alguns pontos bem bacanas em um final de semana – e acredite: você vai ficar com vontade de voltar.

Leia também:

Onde correr em Edimburgo: o Holyrood Park

Edimburgo é segundo melhor destino para uma maratona no Reino Unido

Onde ficar em Edimburgo: Wallace’s Arthouse Scotland

Transfer em Edimburgo: a dica do Butler’s Chauffeur Drive

O Circuito Rock’n’Roll na Europa: as duas primeiras etapas de 2012, em Edimburgo e em Madri

SEXTA

Comece sua sexta explorando um dos locais com o visual mais impressionante de Edimburgo: o Holyrood Park, no final da Royal Mile. Leve seu par de tênis e faça um treino inesquecível no parque cercado de tranqüilidade e seu lago, além das subidas que compensam com uma vista de toda a capital escocesa.

O visual do Holyrood Park – fotos: Correr pelo Mundo

Depois do merecido banho, a sugestão de almoço é na região da Princes Street – depois do almoço, não deixe de bater perna por esta, que é uma das principais ruas de Edimburgo. A Princes Street conta com uma variedade enorme de lojas de grandes redes e dos típicos souvenires escoceses como o kilt. As obras para o tram tiraram a larga calçada antes disponível, mas não tirou totalmente o charme da rua.

 

Detalhe de loja de souvenir da Princes Street

Dali, você estará a passos dos Jardins da Princes Street: um tapete verde, repleto de flores, estátuas e uma vista inigualável do Castelo de Edimburgo fazem parte do cenário dos jardins da Princes Street.

Os jardins da Princes Street  – foto: Correr pelo Mundo

Um dos poucos lugares planos do centro da cidade, seus impecáveis jardins recebem parte do percurso da meia maratona Rock’n’Roll Edimburgo, realizada em abril. O local conta também com o Monumento a Scott (Sir Walter Scott, escritor), em arquitetura gótica, construída nos anos 1840. No festival de inverno realizado anualmente na cidade, o parque recebe uma feira e um rinque de patinação no gelo.

 

Se houver tempo e você gostar de arte, não deixe de ir na National Galleries of Scotland. Com obras de Rembrandt e Picasso, as Galerias Nacionais da Escócia têm entrada gratuita e com uma coleção de mais de 65.000 objetos.

A Scottish National Gallery e o monumento a Scott – foto: Correr pelo Mundo

SÁBADO

Aos sábados, embaixo do Castelo de Edimburgo, na Castle Terrace, não perca a Farmers’ Market – a feira dos produtores locais. Você encontrará muitos produtos locais, que permitem conhecer um pouco mais as preferências gastronômicas dos escoceses. A dica fica para a banca com scones – perfeitos e deliciosos para um lanche no meio da manhã. A feira fica aberta das 9h às 14h, somente aos sábados.

Dali, siga em direção ao Castelo de Edimburgo. O Tiro das 13h disparado quase que diariamente desde 1861. Consulte o site oficial do Castelo para as visitas em seu interior: http://www.edinburghcastle.gov.uk/index.htm.

O Castelo de Edimburgo – foto: Correr pelo Mundo

Saia do Castelo pela Royal Mile, que vai até o Parlamento Escocês. Com igrejas, restaurantes e lojas, na Royal Mile você também encontrar músicos com suas incomparáveis gaitas de fole. E se der sorte, ainda conferir um dos inúmeros casamentos que acontecem nas igrejas da Royal Mile!

fotos: Correr pelo Mundo

DOMINGO

Domingo é dia de correr em Edimburgo! Se possível, una a sua viagem a alguma prova em Edimburgo ou na região. São diversas as opções, e a gente dá algumas dicas de provas no post Programando 2013 – provas na Europa.